segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

ÉTICA E EMPRESAS

Uma das consequências mais notórias e impressivas da globalização é uma maior dificuldade das pequenas e médias empresas se adaptarem a um ambiente económico muito mais exigente do ponto de vista da competitividade do que se verificava há uns anos. De facto, a abertura cada vez maior dos mercados à escala planetária significa competir directamente com empresas com estruturas de custos muito diferentes, dados os diferentes estágios de desenvolvimento dos países onde se localizam, que se traduzem em custos com pessoal, matérias primas e energia muito diferenciados. Significa isto normalmente que os preços de venda dos produtos e serviços são “esmagados” para poderem ser competitivos e permitirem o crescimento das empresas, ou mesmo a sua subsistência.

Nestas condições, coloca-se cada vez com maior premência a questão da ética nos negócios, dado que com muito maior facilidade os empresários se vêm na situação de lançar mão de todos os meios ao alcance para garantir o sucesso das suas empresas. Não se pode ainda esquecer que o insucesso das empresas significa, para além da perda económica, todo um rol de sofrimento para os empresários e seus colaboradores que normalmente vão engrossar a fila dos desempregados.

Nos dias de hoje as pessoas passam cada vez mais tempo nos seus empregos, assistindo-se mesmo a uma transferência do papel central da sociedade que tradicionalmente era da família, para as empresas

Se sempre foi um desafio ser empreendedor, hoje é muito mais difícil, não se compreendendo muito bem a má-vontade contra os empresários que ainda hoje se nota em muitas franjas da sociedade portuguesa, talvez fruto de querelas ideológicas mal resolvidas relacionadas com a falência dos amanhãs que cantam.

De qualquer forma, é a qualidade das empresas e dos seus responsáveis que conta cada vez mais para a construção de um futuro que seja económica e socialmente sustentável.

Por estas razões, a preocupação com a auto-regulação das empresas com vista a promover códigos de conduta e a adopção de códigos de ética para os seus colaboradores desde o gestor de topo ao mais simples colaborador, é importante para que a sua competitividade seja sustentável, garantindo estabilidade e bem-estar para todos.

A este propósito, recomendo aos leitores uma visita ao portal VER: http://www.ver.pt/


Publicado no DC em 17 Dezembro 2007

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