segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

D CARLOS



Cumprem-se esta semana (dia 1 de Fevereiro) cem anos sobre o Regicídio em que foram assassinados o Rei D. Carlos e o Príncipe Herdeiro D. Luís Filipe.

Apesar de não haver acções oficiais associadas a este importante acontecimento da nossa História, verifica-se que a sociedade civil não o esqueceu, multiplicando-se a publicação de livros e de artigos e ensaios em jornais e revistas com análises sobre o sucedido e o seu significado.

A figura de D. Carlos foi sendo objecto de diferentes apreciações ao longo destes cem anos. Logo após o Regicídio era comum uma perspectiva muito negativa assente sobretudo na necessidade de os republicanos daquela época desculpabilizarem os autores materiais e morais do assassinato. Uns anos depois houve uma alteração radical, passando a ser oficial observar a figura de D. Carlos sob um ponto de vista nacionalista.

Hoje em dia já é possível uma certa distanciação e proceder a uma análise mais objectiva. D. Carlos surge assim como um homem um pouco solitário, porque praticamente não tinha família directa em Portugal, estando os seus parentes nas casas reais da Europa de então. Era um homem de educação liberal, culto, afável, com talento artístico, que simultaneamente gostava dos prazeres da vida, mas com grandes preocupações com a governação do país, dentro dos poderes que a Constituição lhe concedia.

As condições políticas do seu tempo não lhe foram favoráveis, dadas as características do sistema de rotatividade entre os partidos Regenerador e Progressista que se havia instalado.

Por outro lado, os republicanos e a carbonária fizeram o possível e o impossível para o denegrir, a fim de eliminar a Monarquia, até acabarem no seu assassinato e do seu filho herdeiro da Coroa, apenas falhando a morte do filho mais novo.

D. Carlos é hoje uma figura que surge naturalmente com as suas qualidades e os seus defeitos, liberto de muitas infâmias, invejas e até de uma certa má-consciência histórica de quem justificou a eliminação da Monarquia por este processo. Monarquia essa que era de tradição constitucional e liberal. Em seu lugar surgiu uma República jacobina e violentamente anti-clerical que, mercê da total incapacidade dos seus responsáveis em governar decentemente o país, cavou os alicerces da Ditadura Militar e do longo regime não democrático e anti-liberal do Estado Novo que só veio a terminar em 1974. Esta é a história do século XX que o Regicídio nos deixou em herança.

Lembrar D. Carlos hoje é, para além de justamente honrar a sua memória, perceber melhor todo o século XX português.

Publicado no DC em 28 Janeiro 2008

Sem comentários: