segunda-feira, 10 de março de 2008

UMA ENORME RESPONSABILIDADE


A situação política actual do país caracteriza-se por um ambiente de alguma degradação social e uma generalizada preocupação perante um conjunto de problemas graves para os quais não há uma percepção de saída clara.

No sector da Justiça, crucial para que a sociedade se sinta segura, têm vindo a aparecer a nu divergências graves entre instituições que deveriam agir em consonância. As questões ultimamente verificadas ente o Ministério Público e a Polícia Judiciária, mais evidentes no caso do Porto, não serão o problema, mas sim sintomas claros de um mau estar profundo que, associado ao arrastar de mega processos, contribui para a falta de confiança na Justiça que grassa pela sociedade portuguesa.

A crise actual do sector da Educação demonstra como a necessidade imperiosa de corrigir defeitos acumulados no sector durante décadas só pode ter sucesso se levada a cabo com os agentes no terreno, que são obviamente os professores. Temos o sistema educativo que mais gasta na Europa e que é simultaneamente o que apresenta piores resultados; significa isto que a actual situação é insustentável, em nome das gerações futuras e do próprio desenvolvimento de Portugal.

A situação de crise da área da Saúde que continua latente apesar da substituição do ministro, exige acções firmes e decididas, em nome da saúde dos portugueses e da transparência de gastos públicos. Até agora só se mexeu no interface, isto é, na organização dos serviços abertos ao público. Não se mexeu a fundo na organização interna, como por exemplo nos horários dos médicos, nem nas famosas horas extraordinárias, que só por si permitiriam colocar os hospitais a trabalhar em pleno durante todo o dia. Será que a empresarialização da saúde é a maneira de responder a estas questões de uma forma lateral? Porque não encarar os problemas de frente?

Nas Finanças têm sido obtidos bons resultados no que respeita ao controlo do défice das contas públicas. Mas a coberto de uma carga fiscal que asfixia a economia e os portugueses em geral. Na economia, o rendimento dos portugueses é hoje inferior a 75% do valor médio europeu, abaixo de Malta e da Eslovénia e sempre a descer.

Perante toda esta situação coloca-se uma questão política óbvia. A Democracia pressupõe e os portugueses exigem uma oposição que corporize uma alternativa sólida e consistente que permita uma escolha de caminhos consciente e verdadeira.

É esta a responsabilidade tremenda que se põe neste momento ao PSD.

Não é mais possível aguardar placidamente que a degradação social leve os portugueses a optar por uma alternativa, qualquer que ela seja. Os últimos anos têm exigido tantos sacrifícios aos portugueses e foram de alguma forma tão traumáticos que os eleitores não quererão correr o mínimo risco de deitar a perder o que foi conseguido.

Toda a acção de oposição e afirmação de propostas para o país por parte do PSD deverá percorrer este caminho muito estreito de responsabilidade e credibilidade para ser bem recebida pelos portugueses.

Texto publicado no Diário de Coimbra em 10 Março 2008

Sem comentários: