quinta-feira, 15 de maio de 2008

NOTÍCIAS POUCO ANIMADORAS

O Governo, através do ministro das Finanças, anunciou hoje uma revisão da previsão do crescimento económico para este ano. Trata-se de uma má notícia que, curiosamente, é transmitida aos portugueses enquanto o primeiro-ministro está fora, supostamente rodeado de boas notícias relativas a n contratos de negócios excelentes conseguidos na Venezuela através da amizade do "socialista bolivariano" Hugo Chávez.

Assim sendo, ficámos a saber que em vez dos 2,2% anteriores, o novo valor é de 1,5%. Curiosamente, há menos de 2 semanas quando a União Europeia apontou para Portugal a estimativa de 1,7 %, o Governo apresentou esse valor como um sucesso, significando finalmente um ano de convergência com a zona Euro que se previa crescer 1,6%. Era pouco, era mesmo o único índice de alguma forma positivo, mas para quem não é exigente chega.

Mas nem isso acontece. Em vez de 1,7% serão, na melhor das hipóteses 1,5%. E quanto à zona Euro, a previsão não se verifica, porque o crescimento vai ser maior. Na realidade, o crescimento na zona euro melhorou no primeiro trimestre, com um valor de 0,7% que compara com 0,4% dos últimos três meses anteriores.

Há portanto uma retoma da economia europeia, que se deverá ao bom desempenho do "motor" alemão.

De caminho lá se vai a "explicação" do ministro das Finanças sobre o facto de a nossa quebra se dever a causas externas. Então isso é válido para nós e já não se aplica ao resto da Europa?

História mal contada. Ainda por cima a comparação só se faz com a zona Euro, porque quanto ao resto da Europa até é bom não olhar que faz mal.




Sem comentários: