terça-feira, 27 de maio de 2008

SAUDADE

Foi hoje a enterrar um Homem grande na sua humildade aparente.
Conheci o Dr. Marcelino Paiva quando me fez oral de matemática moderna no 7º ano no Liceu D. João III. Vim a reencontrá-lo muitos anos depois e a apreciar as infindáveis conversas sobre política e sobre pessoas. Sempre aprendi com ele. Ficaram célebres as suas manifestações de desagrado sempre que se apercebia que a política se desviava dos seus critérios éticos rigorosíssimos.
Na semana passada havia-me telefonado para marcarmos um encontro esta semana, talvez mesmo para jantarmos juntos e conversar.
Ontem a sua vida e a de sua mulher tiveram um fim abrupto num desastre de automóvel ainda mais estúpido que os outros desastres. Segundo o jornal, o carro despistou-se por ter apanhado um derrame de gasóleo no pavimento. Ainda segundo o jornal, fonte policial adiantou que tal ocorrência é frequente naquela estrada, porque as pessoas vão buscar gasóleo agrícola perto e transportam-no em contentores não vedados que o derramam na estrada com toda a facilidade.
Lê-se e não se acredita: em que raio de país estamos nós em que isto sucede, a polícia tem conhecimento sem actuar e comenta-o para os jornais sem qualquer problema e, pelos vistos, sem quaisquer consequências?
Dr. Marcelino, já temos saudades da sua voz e falta do seu conselho amigo.

1 comentário:

Manucha disse...

Deus me perdoe mas quando tive conheciemnto do acidente, pensei "não acontecer a um político ou autarca"

Este casal "Amigo" da cidade de Coimbra não merecia este fim. Mais uma injustiça? Temos que aceitar a vontade de Deus!?