segunda-feira, 30 de junho de 2008

JARDINS URBANOS E RSE


Coimbra sempre foi conhecida por ser uma cidade com muitos espaços verdes e jardins.
Jardins públicos e privados. Infelizmente, as últimas décadas têm-se traduzido numa perda contínua desses espaços privados, à medida que antigas edificações rodeadas de jardins vão sendo progressivamente substituídas por novos edifícios muitas vezes em banda contínua. Quando se deixa algum espaço até ao passeio, este é invariavelmente pavimentado e impermeabilizado para estacionamento automóvel, o mesmo sucedendo aos logradouros posteriores. E assim se vai perdendo uma das facetas mais marcantes do urbanismo característico de Coimbra até à década de 70 do século XX e a cidade se vai tornando, em termos urbanísticos, idêntica a todas as outras.
Os numerosos espaços públicos ajardinados que nos últimos anos têm sido construídos vêm de alguma forma compensar aquela perda de vegetação que existia espalhada por toda a Cidade, permitindo que Coimbra mantenha aquele seu ar verde tão característico.
Estes espaços ajardinados, maiores e mais pequenos, são extremamente importantes para o equilíbrio ambiental e igualmente para que a vivência urbana se torne mais agradável para os habitantes e visitantes da Cidade.
Se os grandes espaços ajardinados estão normalmente arranjados e agradáveis para a sua fruição, já os pequenos espaços e mesmo ajardinamentos de menores dimensões um pouco dispersos pela Cidade não são objecto de cuidados tão permanentes, porque isso é absolutamente impossível para os serviços municipais.
Algumas cidades europeias recorreram ao patrocínio de entidades privadas para conseguirem uma adequada e permanente manutenção deste tipo de pequenos jardins que por vezes ocupam uns simples recantos entre prédios e ruas.
É assim que nessas cidades se podem observar jardins que ostentam placas que nos informam que esta ou aquela empresa que normalmente tem instalações mesmo ao lado ou nas proximidades, se encarregou da sua manutenção para usufruto dos seus concidadãos. Encontram-se mesmo situações em que áreas públicas anteriormente pavimentadas para poupar na manutenção foram objecto de ajardinamento e sujeitas a este tipo de patrocínio, disso beneficiando todos, enquanto o ambiente agradece.
Para as empresas que aceitam assumir esta pequena despesa trata-se de uma autêntica acção de responsabilidade social. Para a autarquia é evidentemente uma forma de melhor gerir os seus recursos, enquanto atinge os seus objectivos.
Para a comunidade urbana, para além dos objectivos ecológicos e de agradabilidade para as pessoas, consegue-se obter algo importantíssimo que é uma política de proximidade entre pessoas, entre pessoas e empresas e entre todos e os seus representantes eleitos.

Publicado no Diário de Coimbra em 30 de Junho de 2008

1 comentário:

Manucha disse...

Aqui está um lindo artigo, escrito por uma pessoa socialmente responsável. Alguém que se preocupa pela vertente social e suavemente passa para a ambiental (por escrito). Já observaram quantas empresas mantêm a sua fachada com espaços verdes e os restantes limites por cuidar?
Manucha