segunda-feira, 21 de julho de 2008

ACAMPAR EM COIMBRA



Coimbra tem um novo Parque de Campismo a funcionar desde 2005. Claro que um parque de campismo se destina fundamentalmente a visitantes, pelo que a população da cidade pouco se apercebe da sua existência, a não ser quando passa nas suas proximidades.
Neste último caso, apercebe-se, e bem, pelas grandes dimensões do parque, que ocupa uma área com mais de 7 hectares.
Antes de falar sobre o sucesso actual do Parque de Campismo de Coimbra, convém recordar algo da sua história.
O terreno em que se encontra implantado foi adquirido pela Autarquia para esse mesmo efeito no início da década de oitenta, portanto há bem mais de vinte anos. Por vicissitudes várias, a Autarquia nunca encontrou processo de o construir, o que só veio a ser conseguido, através da sua integração nas contrapartidas do concurso internacional do Eurostadium. Recordam-se ainda as fraquíssimas condições do pequeno parque de campismo que existia ao lado do antigo Estádio Municipal, antes das obras de remodelação e ampliação a que foi submetido. Essas condições originavam todos os anos queixas e mais queixas dos campistas que nos visitavam.
Em contraponto, o actual Parque de Campismo de 4 estrelas tem excelentes condições para albergar com todo o conforto 750 pessoas, entre utentes de tendas, caravanas e bungalows. Dispõe de balneários e instalações sanitárias confortáveis e mais que suficientes, a par de áreas para confecção de refeições e de lavagem de louça e roupa. Para garantir a melhor qualidade dos seus serviços, o parque emprega 35 funcionários a tempo inteiro. Dentro da área do parque, foram plantadas mais de 1500 árvores que começam agora a proporcionar um ambiente mais acolhedor.
Tudo isto tem provocado uma procura do parque, que tem vindo a crescer de forma continuada, com 16 000 dormidas em 2007, prevendo-se para este ano 22 000. Curiosamente, para além dos utentes holandeses e alemães que tradicionalmente utilizam muito o campismo, tem surgido uma maioria de italianos e muitos franceses que assim visitam a nossa cidade, e que, de outra forma, passariam ao nosso lado.
Mas, para além dos turistas que o utilizam, o actual e dinâmico concessionário do parque, escolhido por concurso público, decidiu abri-lo aos habitantes de Coimbra. É assim que qualquer pessoa pode utilizar diversas infraestruturas e equipamentos de que dispõe, colmatando mesmo algumas carências da zona em que encontra implantado. Refiram-se as piscinas exteriores, das quais uma para crianças, o restaurante, o parque infantil, o ginásio, o mini-golfe federado e o circuito de manutenção.
O sucesso do novo parque de campismo significa que Coimbra conseguiu, de forma imaginativa e consequente, ultrapassar uma falha grave que durava há décadas, numa área crucial para o Turismo.

Publicado no Diário de Coimbra em 21 de Julho de 2008

1 comentário:

Dani disse...

Melhores opções de hotéis, preços e segurança acesse o site www.rbhpraias.com.br
É muita fácil e prático. E ainda se tiver qualquer dúvida entre no atendimento on line.
É so clicar e conferir!!