segunda-feira, 28 de julho de 2008

NOITES BRANCAS EM COIMBRA


Já por diversas vezes aqui abordei a problemática do comércio dito tradicional, que exerce a sua actividade no centro da Cidade, a chamada Baixa de Coimbra.
É frequentemente apresentado o contraponto com o comércio dos centros comerciais, sendo certo que um e outro tipo de comércio tem vantagens e inconvenientes para os compradores que são, ao fim e ao cabo, quem decide a escolha dos locais das suas compras.
Uma das desvantagens comparativas do comércio de rua é o seu horário de abertura. Outras são as acessibilidades nomeadamente o estacionamento, a animação e ainda o chamado “mix” de oferta comercial.
Com o objectivo de demonstrar que é possível diminuir ou mesmo eliminar estas desvantagens, a APBC (Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra) organizou mais uma vez aquilo a que chamou “Noite Branca” na última sexta-feira do passado mês de Junho, naquela que foi já a terceira edição da iniciativa. A “Noite Branca” consistiu numa alteração dos horários dos estabelecimentos comerciais aderentes que tiveram as suas portas abertas entre as 21 e as 24 horas. Em simultâneo, houve animação de rua que não esteve circunscrita a locais fixos, antes percorreu as ruas principais da Baixa. A animação de rua abrangeu diversos tipos de actividades culturais com actuações de grupos de fados, grupos de folclore, teatro de rua, danças de rua, grupo de jazz e um quarteto de flautas do Conservatório de Música de Coimbra.
Largas dezenas de lojas aderiram à iniciativa, um pouco por toda a Baixa. Os visitantes contaram-se por milhares. As lojas aderentes, na sua maioria, reconheceram que as vendas foram excelentes nessa noite, traduzindo-se a iniciativa num sucesso do ponto de vista comercial. Uma das áreas comerciais que mais beneficiou foi a restauração da Baixa que serviu muito mais jantares do que é habitual. Este aspecto aliás, não deverá ser esquecido em futuras edições de “Noites Brancas” que poderiam e deveriam ser mais frequentes.
Ficou provado que o comércio tradicional pode ter futuro, desde que consiga ultrapassar algumas limitações próprias e desvantagens artificiais que muitas vezes lhe são impostas, por vezes com as melhores intenções, como as limitações de acessibilidades. Provou-se ainda que o associativismo dos comerciantes é crucial para ultrapassar algumas dificuldades pontuais.
Mas se uma “Noite Branca” pode mostrar o caminho, não resolve os problemas existentes, sendo necessário e urgente encarar questões como a flexibilização dos horários de segunda-feira a sábado, a capacidade de atrair e manter formas de animação com carácter de permanência, ampliar os acordos já existentes com os parques de estacionamento da Baixa, dar a conhecer melhor os transportes públicos que já hoje servem o “canal” e, eventualmente, estudar e aumentar as zonas com acesso a táxis.
Apesar de tudo isto, esta “Noite Branca” foi realmente um sucesso, estando de parabéns os organizadores, designadamente a “Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra” que, com grande esforço conseguiram ultrapassar algumas grandes dificuldades (que as houve) e mostrar à Cidade e aos comerciantes da Baixa um caminho de sucesso que é possível trilhar.

Publicado no Diário de Coimbra em 28 de Julho de 2008

Sem comentários: