sexta-feira, 11 de julho de 2008

ROBIN HOOD

Numa altura em que se discutia a necessidade ou possibilidade de descida do Imposto sobre Produtos Petrolíferos, eis que da cartola da imaginação política sai mais um imposto: o Imposto Bobin dos Bosques. O Governo entendeu por bem inspirar-se no Sr. Berlusconi e deu numa de "tirar aos ricos para dar aos pobres".
Parece que a ideia é "sacar" às malvadas petrolíferas um quarto dos lucros indevidos que possam vir a ter com a gestão de stocks e subidas acentuadas do preço do crude entre os momentos da compra e da utilização da matéria prima: a tal especulação.
Das duas uma: ou se trata apenas de uma antecipação do imposto sobre os resultados das empresas, ou efectivamente o Governo acaba por ir aos bolsos dos accionistas da petrolíferas.
Espero sinceramente que se verifique a primeira hipótese, porque no caso da segunda já se sabe muito bem quem vai pagar o aumento de impostos: todos nós que temos que abastecer os depósitos das nossas viaturas com os combustíveis sobre cujos preços se vai repercutir o novo imposto e que disto não haja qualquer dúvida.
O que me fez mais impressão nem foi o Governo arranjar mais umas receitas de impostos. O que verdadeiramente me impressionou foi que nem um Deputado denunciasse mais este aumento de impostos.

Sem comentários: