terça-feira, 12 de agosto de 2008

Apoio Psicológico

Segundo a imprensa, os tripulantes do veículo do INEM envolvido num acidente do qual resultou a morte de um motociclista estarão a receber apoio psicológico.
Ainda de acordo com a imprensa, o veículo do INEM terá desobedecido a um semáforo vermelho e entrado num cruzamento por onde circulava o motociclista com luz verde.
Não faltaram logo "boas almas" a dizer que o motociclista seguia em excesso de velocidade.
Dois ou três comentários:
1) Os veículos de emergência não podem entrar num cruzamento com luz vermelha, a não ser que verifiquem previamente que não há perigo; nos sinais STOP, nunca podem passar sem parar, mesmo que sigam com sinais de emergência. Todos nós assistimos diariamente ao incumprimento destas regras por parte de viaturas do INEM e outras ambulâncias. Aplicam a chantagem psicológica da pressa que pode vir a ser por qualquer um de nós. Mas há sempre quem já tenha ouvido alguém que conduz viaturas do INEM dizer que gosta da profissão pela adrenalina.
2) A família do motociclista não precisará de mais apoio psicológico do que os tripulantes do carro do INEM? Parece-me que estes vão precisar é de apoio judicial, se houver justiça.
3) A questão da velocidade. Neste país ouve-se constantemente argumentar com a velocidade para a causa de muitos acidentes. Conversa da treta a esconder muita irresponsabilidade. A velocidade em excesso será causa de uma percentagem muito pequena de acidentes. O que acontece é que potencia a gravidade das consequências dos acidentes. Muitas vezes o que provoca acidentes são faltas de atenção, más condições e mesmo perigos não assinalados na via e ainda azelhice pura de muitos condutores que nunca deveriam andar a conduzir.

Sem comentários: