sábado, 3 de janeiro de 2009

Momento certo para apoiar pequenas empresas

Excerto da entrevista de ontem no Diário de Coimbra:
"João Paulo Craveiro não escondeu que a actual situação de crise que se vive em Portugal e no Mundo deveria assumir-se como o momento certo para, em termos de investimentos públicos, se apoiar a reabilitação urbana dos centros históricos, cujo investimento é feito prédio a prédio, não exige milhões e milhões de euros como as grandes obras, os projectos podem ser feitos rapidamente e podem ser distribuídas obras por pequenas e médias empresas sem ser tudo para os grandes empreiteiros.
O Eng. civil afirmou que, com alguma facilidade, desde que se constituam instrumentos financeiros, se dinamizava a actividade económica de empresas que não têm possibilidade, a não ser como subempreiteiros, para grandes empreitadas, antes de assumir ser preciso criar condições para apoiar as empresas e os investidores, de forma coerente para que possa ser imediatamente reflectida na economia das pequenas empresas locais."

1 comentário:

Fernando disse...

Caro João Paulo,

Há algum tempo que não deixava um comentário, embora tendo continuado a passar assiduamente pelo teu Blog, sempre interessante.
Esta questão da recuperação das zonas antigas das n/cidades reveste-se, para mim (p/nós, eng civis),de grande importância. Tanto que se fala de memória histórica no país vizinho e com um significado completamente descabido. Memória histórica é toda aquela que está entranhada nos "castros velhos" das nossas urbes e que tão esquecidos(por falta de interesse económico?) estão pelas autoridades oficiais. Concordo, plenamente, que o caminho é este que indicas, com recuperação casa a casa, com pequeno investimento e com a vantagem acrescida de associar a necessidade de pequenas verbas à hipótese de serem um "balão de oxigénio" para pequenas empresas de construção civil, tão importantes para a nossa Economia interna e com tão poucas oportunidades para não serem completamente esmagadas por continuarem a trabalhar para terceiros, adjudicatários das grandes obras do regime.
Parabéns por, mais uma vez, mostrares esta clarividência e saberes indicar o caminho.