sexta-feira, 24 de abril de 2009

LIBERDADES

À hora de almoço vi um apresentador da RTP (suponho que se chama Jorge Gabriel) todo cheio de si a elogiar os militares de Abril por lhe terem dado a "liberdade de fazer o que me apetecer".
Ora bem. Isto é tudo aquilo que não deveria ser possível ouvir de um apresentador numa televisão que recebe dinheiro de impostos por serviço público. Eu sei que é apenas um apresentador de programas de entretenimento. Mas. por isso mesmo, é visto e ouvido diariamente por muitos milhares de pessoas, até porque um tipo simpático e divertido. Alguém lá da casa lhe deveria explicar que liberdade para "fazer o que lhe apetecer" não existe, porque os outros também têm direito a uma liberdade igualzinha à dele. Se aquilo que ele disse fosse verdade, alguém o poderia atirar de uma ponte abaixo se lhe apetecesse, por exemplo, para não imaginar algo pior.
Este tipo de aligeiramento da linguagem em pessoas que são vistas por muita gente e que por isso mesmo muita gente tende a tomar como exemplo é insuportável e tem evidentemente consequências nefastas na nossa sociedade. Se o Jorge Gabriel diz isto, porque é que as crianças que o vêm não hão-de pensar que é verdade e levar isso à letra?
Eu sei que muita gente me responderá que é apenas o Jorge Gabriel e que estou a dar importância a algo que não vale nada. Lamento, mas é esse tipo de complacência que atira todo o país para baixo, ao desresponsabilizar e infantilizar toda a atitude social.
E já agora, é exactamente o oposto do que supostamente o 25 de Abril nos trouxe, isto é uma cidadania inteira.


Sem comentários: