quinta-feira, 23 de abril de 2009

NUNO ÁLVARES PEREIRA - SANTO

Neste Domingo é beatificado em Roma Nuno Álvares Pereira.
Claro que uma beatificação é um assunto da Igreja Católica, pelo que os comentários azedos de laicistas militantes que para aí se ouvem não fazem sentido. Mas trata-se igualmente de uma figura maior da nossa História, pelo que o facto de a Igreja Católica o considerar um EXEMPLO a seguir (e é isso que significa ser Santo) nos deve tocar, sejamos ou não católicos.
É uma figura que pessoalmente me diz ainda mais, pelas minhas raízes familiares na Sertã, concelho a que pertence a linda vila de Cernache do Bonjardim, onde nasceu D. Nuno em 24 de Junho de 1360.
Era portanto um jovem de pouco mais de vinte anos quando foi o principal apoio militar de D. João I na crise de 1383-1385, destacando-se o seu papel nos Atoleiros em Abril de 1384 e fundamentalmente, na vitória final de Aljubarrota em 14 de Agosto de 1385.
A partir de 1423 e até à sua morte em 1431 tornou-se o Irmão Nuno de Santa Maria. Logo depois da sua morte o povo o considerou como santo com grande devoção.
Lembra-se que Camões o evocou nos Lusíadas através da frase «Ditosa Pátria que tal filho teve».
A sua filha Beatriz casou com Afonso, filho de D. João I, dando origem à Casa de Bragança que se entrecruzou com a História de Portugal durante muitos anos.

Sem comentários: