segunda-feira, 13 de julho de 2009

PATRIMÓNIO EM COIMBRA




Através do seu Departamento de Cultura, a Câmara Municipal de Coimbra acaba de publicar um livro sobre o “PATRIMÓNIO EDIFICADO COM INTERESSE CULTURAL” do concelho de Coimbra.
O volume, de quase 600 páginas, dá a conhecer o património edificado culturalmente relevante do concelho, esteja ou não classificado.
Em cada uma das 31 freguesias do concelho, foi feito um levantamento exaustivo que deu origem a uma ficha para cada edificação, contendo fotografias, descrição sumária e estado de conservação, entre outros elementos interessantes.
No total, são 406 as edificações apresentadas, sendo a respectiva localização facilitada através de um mapa digital contido num pequeno CD incluído no livro: desde singelas capelas, cruzeiros ou fontes a magníficas obras como o Aqueduto de S. Sebastião ou o Museu Machado de Castro; desde edificações tão antigas como o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha à modernidade exemplar do Conjunto de Edifícios da Associação Académica de Coimbra, Teatro Académico de Gil Vicente e Cantinas da Universidade; desde as construções mais afastadas do centro da cidade como a Capela de Nossa Senhora da Alegria em Almalaguês ao ponto central da cidade, como é a Sé Velha.
São centenas de edificações que, na sua grande maioria, passam despercebidas aos simples cidadãos não-especialistas nesta área, como é o meu caso. Torna-se agora possível ter acesso sistematizado ao rico património do Concelho de Coimbra, muito para além dos grandes monumentos que são conhecidos de todos.
O facto de esta publicação abranger tanto o património classificado como o não-classificado é muito relevante. Mostra que existe muito património que, embora não estando classificado, deverá merecer a nossa atenção e cuidado na sua correcta integração no mundo contemporâneo. Isto sem fazer cair sobre os respectivos proprietários um peso que frequentemente leva a encargos insustentáveis como as situações de abandono demonstram infelizmente demasiadas vezes. Não é todos os dias que vemos um Município preocupar-se com o conhecimento rigoroso de todo o património e, ainda menos, publicar essa informação sistematizada para conhecimento de todos os cidadãos. Na realidade, se a publicação é importante, ainda o é mais a atitude perante o património revelada pela decisão de fazer o levantamento sistemático e de fazer esse trabalho em estreita ligação com o planeamento urbanístico.
Está de parabéns a Câmara Municipal por esta publicação, bem como o seu Departamento de Cultura pelo trabalho e carinho colocado no levantamento e classificação de um património tantas vezes esquecido. Com satisfação, podemos mais uma vez dizer que estamos perante Coimbra no seu melhor.
Publicado no Diário de Coimbra em 13 de Julho de 2009

Sem comentários: