segunda-feira, 28 de setembro de 2009

COIMBRA NO SEU MELHOR


Nestes últimos anos Coimbra tem feito um esforço notável de recuperação de atrasos crónicos em áreas tão sensíveis como o saneamento básico em todo o concelho. Em poucos anos o município conquistou um lugar cimeiro entre os concelhos do país com taxas de saneamento mais elevadas, o que se traduz num melhor ambiente e numa subida de qualidade de vida bem perceptível, em especial nas freguesias não urbanas.

Também os parques infantis e geriátricos têm vindo a ser instalados por todo o concelho facilitando a prática de actividade física ao ar livre com qualidade, tão aconselhada por especialistas com vista a uma vida mais saudável.

Como estas áreas muitas vezes desprezadas e esquecidas, muitas outras há em que o município deu passos de gigante nos últimos anos.

O estabelecimento de ligações formais entre o Município e a Fundação Cultural da Universidade de Coimbra é muito mais importante do que um simples protocolo deixa supor. Significa uma parceria única entre os principais actores da Cidade, sepultando rivalidades e uma situação de costas voltadas com séculos, simbolizada na tradicional diferença entre doutores e futricas. É uma alteração cultural que subverte de forma positiva atavismos que não faziam mais sentido nos dias de hoje, mas cujos sinais ainda são por vezes hoje estão patentes.

Há poucos dias, foi iniciado um outro projecto de grande importância para Coimbra, que aqui desejo saudar vivamente.

A Fundação Inês de Castro e a Câmara Municipal de Coimbra deram as mãos para a promoção da edificação de um Centro Interpretativo sobre a primeira dinastia de Portugal e a história de Pedro e Inês.

É a concretização de uma ideia original do Dr. José Miguel Júdice a que tive o gosto de dar publicidade nestas linhas em Abril deste ano, em crónica que terminava com estas palavras: “Um Centro Interpretativo da Primeira Dinastia em Coimbra proporcionaria uma ligação produtiva das pedras dos nossos inúmeros monumentos ao conhecimento já existente e a produzir, e alavancaria fortemente a actividade turística da Cidade”.

Evidentemente que um Município com a dimensão e a importância no contexto nacional como é Coimbra, não pode deixar de dar atenção a todas as áreas de actuação como o urbanismo, as infra-estruturas, a atracção de empresas, o apoio à economia ao empreendedorismo e à criação de emprego, a educação, a situação regional, etc.

Mas suspeito que um presidente de Câmara que ama verdadeiramente Coimbra tem um prazer acrescido em participar e promover acções que, embora possam parecer menos espectaculares, permitem alterar situações velhas e caducas, sendo actor da mudança estratégica da agulha do concelho.

Post scriptum: Daqui a 15 dias farei aqui os meus comentários sobre a campanha que terminou nas eleições de ontem, recordando apenas algo que a Dra. Manuela Ferreira Leite disse na quinta-feira passada: “o povo português sempre demonstrou sempre ter inteligência nas escolhas que faz”.


Publicado no Diário de Coimbra em 28 de Setembro de 2009

Sem comentários: