segunda-feira, 26 de abril de 2010

COIMBRA NO SEU MELHOR

Como alguns dos meus leitores já terão certamente reparado, reservo a subtítulo “Coimbra no seu melhor” para aquilo que na nossa Cidade me surpreende pela positiva e que merece ser divulgado. O espírito geral destes escritos é o de relevar o que há de bom e de apontar o que me parece negativo, mas sempre numa perspectiva construtiva, tentando apontar alternativas ou caminhos diferentes. Mas não há nada que me satisfaça mais que mostrar o que é feito e melhora a nossa cidade, aquilo que demonstra espírito empreendedor, aquilo que claramente fazemos melhor.

A Feira do Livro de Coimbra já vai na sua 33.ª edição, tendo portanto uma longa tradição. Lembro-me bem que muitas vezes foi criticada, justa ou injustamente, lamentando-se a falta de iniciativas.

A Feira do Livro deste ano ultrapassa tudo isso. Poder-se-á mesmo falar de uma reinvenção da Feira. De facto hoje em dia, compram-se livros com desconto durante todo o ano nas livrarias. Mas a Feira do Livro deste ano é muito mais que uma feira de livros desse tipo. À exposição e venda de obras, ainda assim com descontos superiores aos habitualmente praticados pelas livrarias, a organização acrescentou muitas outras actividades científicas, culturais e artísticas.

Do programa, retiro:

As oficinas de encadernação e douramento de livros e também a formação em restauro do livro antigo;

Os diversos concertos e recitais de música de variados géneros, bem como workshop de dança;

As sessões de leitura para diferentes públicos-alvo;

As tertúlias com Professores convidados bem conhecidos de todos nós, como Marcelo Rebelo de Sousa, Luís dos Reis Torgal, Manuela Delille, Sá Furtado, José Carlos Seabra Pereira, Manuel Portela, Rui Bebiano e Carlos Fiolhais, entre outros.

São quinze dias em que os livros, para além de peça central, constituem pretexto para que os conimbricenses se desloquem à Praça da República até ao próximo domingo dia 2 de Maio, a fim de participar ou apenas assistir aos mais diversos acontecimentos ou eventos, como agora se costuma dizer. Até ao próximo fim-de-semana, o leitor ainda terá a oportunidade de conhecer melhor Aquilino Ribeiro, ouvir declamar poesia de Miguel Torga e José Régio, recordar a figura de Fernão Mendes Pinto, discutir o futuro do livro ou aprender a ter “cuidado com a língua”. Hoje mesmo, será inaugurada a exposição Ex-Libris, “ESTE LIVRO É MEU E DOS MEUS AMIGOS”.

A sua designação oficial é 33ª Feira do Livro de Coimbra. Na realidade, trata-se de uma verdadeira Festa Cultural à Volta dos Livros. Parabéns aos organizadores que, com dedicação e certamente muito trabalho, conseguiram “dar a volta” a um acontecimento rotineiro e fazer dele uma novidade de grande qualidade e que assim ajuda ao prestígio de Coimbra na área cultural.

Verdadeiramente Coimbra no seu melhor.

Publicado no Diário de Coimbra em 26 de Abril de 2010

Sem comentários: