domingo, 19 de dezembro de 2010

VIDA NA INTERNET

A influência crescente da internet na nossa vida é cada vez mais evidente, e já não se resume à entrada de novas palavras no nosso léxico diário. A vida diária de milhões de pessoas em todo o mundo mudou, e o Facebook e Wikileaks estão aí para o provar. Nomes como os de Mark Zuckerberg e Julian Assange são hoje parte do quotidiano.

O Facebook é a rede social mais bem sucedida, utilizada praticamente todos os dias por mais de 500 milhões de pessoas de todo o mundo. Mark Zuckerberg foi esta semana considerado a personalidade do ano pela revista TIME. Vale a pena referir que se trata de um jovem nascido em 1984 (o leitor leu bem, tem 26 anos de idade), que alterou hábitos de centenas de milhões de pessoas e com isso conseguiu uma fo

rtuna colossal que cresce todos os dias. Reza a história que a invenção se deveu ao seu carácter reservado que o impedia de conhecer raparigas pelo método tradicional, isto é, pela conversa pessoal, enquanto estudante da Universidade de Harvard. Imaginou e montou uma pequena rede de contactos e partilha de conversas pela internet a partir do seu quarto de estudante, que em sete anos se tornou na rede social mais utilizada do mundo, à qual adaptou um modelo de negócio muito lucrativo. O Facebook cresce a uma média de 700.000 novos aderentes por dia. Como diz a TIME, se fosse um país, seria já o terceiro maior do planeta, atrás apenas da China e da Índia, com uma diversidade linguística assinalável: 75 línguas. Aquilo que ainda há pouco não existia, o Facebook, é hoje uma ferramenta poderosa de marketing e de ligações pessoais sem a qual milhões de pessoas provavelmente já não saberiam como viver.

Muita gente considera que a personalidade do ano deveria ter sido Julian Assange, o inventor e mentor do site Wikileaks. Este site é basicamente um portal de denúncias, dedicando-se a recolher informações de carácter reservado ou secreto, disponibilizando-os posteriormente a todo o mundo, após se certificar da sua autenticidade. Depois de ter obtido acesso a centenas de milhares de telegramas trocados entre diplomatas norte-americanos, tem procedido à sua divulgação pública, quer através da internet, quer através de vários jornais de grande divulgação. Com isso, conseguiu embaraçar gravemente a diplomacia e o governo norte americanos, bem como os próprios países a quem esses telegramas se referem, não tendo Portugal escapado incólume.

Discute-se muito sobre o efectivo interesse público do conhecimento deste tipo de informações, sobre a legitimidade da sua divulgação, e sobre o sectarismo da atitude, já que só se debruça sobre a política norte-americana. Mas uma coisa é certa. A simples existência da internet possibilita tudo isto e muito mais, pondo em causa o secretismo da diplomacia tradicional e obrigando a uma completa revisão dos seus procedimentos. Não podemos ser ingénuos ao ponto de pensarmos que o Wikileaks será sempre um filho único deste tipo de activismo cibernético.

O carácter de Julian Assange não o recomendará como amigo de ninguém, e ainda bem que não foi escolhido como personalidade do ano. Mas o que é certo é que ele não é mais que um mensageiro, não tendo nenhum dos telegramas que o Wikileaks divulgou sido desmentido como falso. Assange abriu uma porta pela qual podemos estar seguros que irão passar muitos outros no futuro.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 20 de Dezembro de 2010

Sem comentários: