segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A BANCA NA ECONOMIA E NA SOCIEDADE, HOJE


Um dos aspetos mais curiosos e menos falados da atual crise internacional tem a ver com o comportamento dos responsáveis dos bancos que, desde sempre, constituem uma classe à parte na sociedade em geral e económica em particular: os banqueiros. Longe de afirmar que os Bancos são os únicos responsáveis pela situação em que nos encontramos no ocidente, e sem embarcar nas teses da vulgata marxista sobre o assunto, parece-me no entanto estar à vista de todos que nos últimos quatro anos os bancos têm sido genericamente um problema em toda esta situação e não a solução. Nos Estados Unidos houve a falência do Lehman Brothers, mas os restantes bancos de grande (ou mesmo enorme) dimensão, foram alvo de uma gigantesca operação de resgate por parte das autoridades federais, que colocaram as rotativas a imprimir dólares a grande velocidade para fazer face à situação. Já na Europa, com medo da inflação, seguiu-se política diferente, tendo-se montado uma operação complexa entre os Estados, o BCE e os bancos em estes se puseram a defender as dívidas públicas ganhando dinheiro com isso, mas à custa da sua própria capacidade de financiamento do resto da economia, com as consequências que estão à vista de todos.
Há muito boa gente que pensa que se aos banqueiros fossem aplicadas as regras do mercado de exigir mais equidade e prémio do mérito que são aplicadas a toda a restante economia, nenhum deles estaria ainda hoje à frente das suas instituições bancárias. Ao contrário, o que se vê é que, apesar de tudo, os dirigentes supremos dos bancos continuam calma e placidamente a dirigir as suas operações financeiras e a receber prémios de milhões de euros ao fim do ano. Soube-se há poucas semanas que um banqueiro português a presidir a um banco inglês, se recusou a receber o seu prémio anual de milhões de euros, por o achar injusto, já que esteve incapacitado por doença durante uns meses; ficou bem a António Horta Osório, mas se não tivesse tido essa atitude, nenhum de nós saberia do valor daquele bónus, para além do seu ordenado de presidente do Lloyds Banking Group.
De facto, em geral a atuação dos bancos pautou-se por deficiente análise de riscos de operações e incapacidade de gerir operações complexas que escondiam grandes quantidades dos chamados “ativos tóxicos”. O resultado, em vez da falência desses bancos como acontece com qualquer empresa normal que se mete em negócios disparatados e como castigo por má gestão, foi o que se vê: governos a executar operações de salvamento desses bancos que, como bem se sabe, acabam sempre por ser pagas pelos cidadãos através dos seus impostos e, não menos importante, introduzindo fatores artificiais no bom e são funcionamento da economia.
A crise, porque é muito profunda, está aí para durar ainda muito tempo. Infelizmente. Como se tem visto nas últimas semanas, o clima social não está muito calmo, com o surgimento de afirmações infelizes donde menos se esperaria, bem como reações as mais das vezes destemperadas e desajustadas. Mas as questões de fundo permanecem e a discussão do papel da banca na economia e da necessidade de mais equidade não é só necessária, mas mesmo urgente.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 30 de Janeiro de 2012

Sem comentários: