segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Vamos ver se entendi bem…

Um jornal em campanha. Que nojo. E há quem vá a correr deitar foguetes e buscar as canas. A histeria tomou conta de tudo?



Vamos ver se entendi bem…:

Segundo o Público de hoje, o actual Governo nomeou 1097 pessoas em “quase sete meses”, mais do que as 1094 nomeadas pelo primeiro governo de Sócrates em “dois meses e meio”. Título do Público: “Passos Coelho já nomeou mais pessoas do que o primeiro Governo de Sócrates”.


Devo dizer que tive de ler várias vezes a notícia para compreender a enormidade do raciocínio. O primeiro governo de Sócrates nomeou pessoas ao ritmo de 99 por semana, o de Passos Coelho ao ritmo de 37 por semana. Mas este último “nomeou mais do que o primeiro”.


Para fazer uma notícia daquelas podiam-se utilizar dois critérios: total de nomeações ao fim de um mesmo número de meses ou semanas (o método mais correcto) ou média de nomeações por mês ou por semana. Só assim se poderia comparar o que seria comparável. Comparar totais para períodos diferentes ou revela uma enorme ignorância, ou então intenções menos claras.


Já agora, por mero exercício contabilístico, vejamos o número médio de nomeações por semana dos últimos seis governos, sempre utilizando os números fornecidos pelo Público:


- Durão Barroso: 57 nomeações por semana

- Santana Lopes: 94 nomeações por semana

- Sócrates I: 99 nomeações por semana

- Sócrates II: 91 nomeações por semana

- Passos Coelho: 37 nomeações por semana


Suspeito que esta espécie de ranking não daria manchete do jornal, mas isto sou eu a pensar…


De resto, o trabalho de levantamento do Público nem sequer é muito fiável: hoje de manhã foi divulgado que, de acordo com números do próprio Governo, houve 1.682 nomeações (e não 1097), sendo que 962 foram reconduções. Há dia mais felizes na vida de um jornal.



Filed under: Geral

Sem comentários: