segunda-feira, 2 de julho de 2012

COIMBRA, CIDADE COM FUTURO


Foi publicado há poucos dias o resultado de mais um inquérito sobre as cidades com maior qualidade de vida. Claro que este tipo de inquéritos, feitos através de perguntas a um reduzido número de moradores de cada uma delas tem um valor estatístico reduzido, até pela complexidade de análise dos 11 critérios utilizados, verificando-se pequena variação para o inquérito realizado pela mesma associação há cinco anos. É provável que o crónico espírito crítico dos conimbricenses relativamente à sua cidade se reflicta também nestes resultados, ao contrário de outras cidades em que os seus moradores são genericamente benevolentes relativamente às suas falhas. Curiosamente, em inquéritos do mesmo tipo levados a cabo por outros promotores, por exemplo o jornal Expresso, as cidades que no inquérito da DECO aparecem no final, são nesse caso as primeiras da lista, casos de Lisboa e Porto. E alguma razão haverá para isso, tendo em conta a fuga de populações do interior para essas metrópoles, valorizando as pessoas na prática, a maior possibilidade de ter emprego relativamente a poderem dormir de janelas abertas. Já a nossa cidade, Coimbra, mantém-se sensivelmente na mesma classificação relativamente há cinco anos, semelhante aliás, à anterior classificação do Expresso, isto é, sempre no terço superior do conjunto.
As muitas vantagens comparativas de Coimbra são históricas e bem conhecidas, não sendo necessário sequer referir as que advêm da localização central no país e boas ligações ao litoral e a Norte e a Sul, o que não se verifica, infelizmente em relação ao interior. As áreas da saúde e do ensino superior são, desde há muito, aquelas que colocam Coimbra na frente de todos os rankings. Outras há em que a potencialidade é enorme, mas exigem capacidade de iniciativa e de conjugação de esforços da parte dos decisores públicos na Cidade, para que passem a ser realidade concreta.
A indústria tradicional de Coimbra foi-se há muito, estando agora a ser substituída por novas actividades de ponta, da área da tenologia intimamente ligada à investigação científica; a mão de obra barata dos operários é agora substituída pelos programadores e investigadores, com grandes repercussões sociais e económicas. Mesmo a área industrial de fabrico de medicamentos é paulatinamente substituída pela produção de processos de fabrico, vendidos com grande valor acrescentado em todas as partes do mundo.
O património histórico de Coimbra é riquíssimo e conhecido por todo o mundo. A classificação da Unesco será uma alavanca poderosíssima na atracção de turismo. O turismo é precisamente uma das áreas económicas que deverá ser trabalhada a sério por Coimbra e apoiada publicamente, havendo pelo menos duas vertentes a decidir de imediato: colocar toda gente a trabalhar para o mesmo lado, acabando com divisões artificiais e estabelecer uma ligação forte com a cultura. O turismo cultural é hoje uma actividade económica de grande valor a nível europeu, mas não se compadece com amadorismos nem boas intenções. Tem que ser olhado como isso mesmo: actividade económica com tudo o que lhe é inerente, desde o levantamento de oportunidades e estudo exaustivo da procura internacional com definição do público-alvo, estabelecimento de planos de negócios, escolha de oferta e montagem do produto, até ao necessário financiamento. Mas não se pense que esta revolução no turismo de Coimbra se poderá fazer através de serviços públicos, camarários ou outros, que têm um orçamento anual para gastar e se esquecem de facturar. Deverão ser apoiados outros actores, privados ou associativos, com provas dadas na gestão, que sejam capazes de casar cultura com turismo, já que hoje em dia praticamente ninguém viaja apenas para ver pedras, por mais bonitas e antigas que elas sejam.
Com muita facilidade Coimbra poderá passar a um patamar superior nesta área, com grandes vantagens para todos os agentes económicos envolvidos e consequente subida nos rankings de cidades. Relembro, por exemplo, o que já aqui escrevi várias vezes: a ligação histórica de Coimbra com a História de toda a 1ª Dinastia, desde o estabelecimento da primeira capital do Reino até às cortes de Coimbra que escolheram D. João I, passando pelos amores trágicos de Inês e Pedro, é um “euromilhões” que aguarda apenas quem jogue nele. Assim haja vontade e capacidade para ultrapassar atavismos e hábitos bolorentos que tantas vezes impendem Coimbra de ser ainda melhor.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 2 de Julho de 2012 

Sem comentários: