segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

BANCOS E BANQUEIROS, ÀS VEZES.



 O banco mais antigo do mundo chama-se “Monte dei Paschi di Siena” (MPS) e foi presidido por Gioseppe Mussari que se demitiu há poucos dias da liderança da associação italiana de bancos. Em 2007, quando era presidente do MPS, comprou um banco ao Santander por mais 36% do que este tinha pago por ele, apenas um mês antes. Desconfia-se que a maior parte dessa diferença terá sido usada para fins menos próprios o que, por mais espantoso que pareça, coloca Mario Monti em maus lençois perante Silvio Berlusconi nas eleições italianas deste mês, dado que Monti pertence precisamente à elite dos banqueiros.
Há menos de um ano o presidente do banco central da Finlândia propôs a separação da banca de investimentos da banca comercial, para que esta não cubra as falhas daquela. Na semana passada, a Alemanha seguiu os passos que a França já deu nesse sentido e aprovou essa separação para os grandes bancos, esperando-se que o Reino Unido venha a fazer o mesmo em breve. No entanto, o governo alemão foi mais longe. De facto, a nova lei prevê ainda que os dirigentes dos bancos ou seguradoras que tenham provocado perdas em consequência da assunção de riscos não considerados poderão sofrer penas de prisão. Os países europeus, começam finalmente a reagir aos problemas resultantes de alguma actividade da banca. Mercê dos desenvolvimentos tecnológicos, da globalização e de uma regulação desadequada a estes novos tempos, a banca tem mostrado grandes debilidades perante a actuação de responsáveis que se aproveitam de facilidades que não deveriam existir. Relembra-se o sucedido, só desde 2008, com o Credit Suisse Group, com o Lehman Brothers, a UBS, e mais recentemente, o JPMorgan Chase e o Barclays Bank e as acusações de manipulação da LIBOR, para só referir os casos mais conspícuos.
Entre nós, os banqueiros também teimam em não sair das primeiras páginas dos jornais e, é preciso dizê-lo, nunca pelas melhores razões. Os comentários de banqueiros e outros milionários sobre a pobreza ou austeridade, com a maior das sinceridades, não são coisa que deva fazer perder um minuto das nossas vidas. Já as fugas aos impostos e negociatas mais ou menos escondidas para fugir ao fisco interessam directamente a todos os que cumprem as suas obrigações fiscais, que são a grande maioria dos portugueses. Como dizem respeito a todos os portugueses as situações que se passaram na banca, casos do BCP e do BPN. Se no BCP foram usados dinheiros públicos da CGD para comprar capital e meter uma administração “amiga” com os prejuízos no banco que estão à vista de todos, no BPN a nacionalização feita há mais de quatro anos serviu para que todos nós estejamos a pagar aquilo que os gestores do banco por lá fizeram. Continua tudo sem ser devidamente esclarecido, sabendo-se no entanto que, dos setecentos milhões referidos pelo antigo ministro das Finanças quando decretou a nacionalização, o prejuízo vai hoje em mais de 4 mil milhões de euros, havendo quem diga que possa vir a subir aos 7 mil milhões. Como a solução para o BPN foi a nacionalização do banco, são todos os contribuintes que estão a pagar o desastre, chamemos-lhe assim, já que o prejuízo de muitos foi certamente o benefício de alguns, que mais cedo ou mais tarde terão que responder publicamente pelos seus actos e pelas suas omissões. O que aliás já deveria estar a suceder, para a saúde do próprio regime. Às vezes é mesmo obrigatório não vacilar perante o poder do dinheiro.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 11 de Fevereiro de 2013

Sem comentários: