segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mestre da vida: Mário Silva


Neste 25 de Abril um grupo de amigos teve a oportunidade de acompanhar Mestre Mário Silva no Pavilhão Centro de Portugal enquanto pintava um painel representativo de Coimbra. Oportunidade que é um privilégio: a possibilidade de ver Mário Silva fazer surgir do nada uma paisagem de Coimbra através de pinceladas fortes, bruscas, aparentemente desconexas, que por si só parecem não ter qualquer significado, é realmente uma experiência inesquecível.
Mário Silva afirma que nasceu artista e é isso mesmo que toda a sua vida demonstra. Artista maior da pintura, sim, representado em inúmeros museus e academias um pouco por todo o mundo. Mas Mário Silva é um Homem muito para além disso. Tomou a Liberdade como sua e nunca prescindiu dela, em todos aspectos da sua vida. Irreverente, por vezes mesmo iconoclasta derrubando tradições e convenções, o seu espírito nunca se vergou nem se deixou aprisionar, mesmo quando encerrado fisicamente entre paredes de forma arbitrária. Esse culto da Liberdade não o levou à atitude egoísta de ignorar ou menosprezar os seus semelhantes, como tantas vezes sucede com os grandes artistas. Basta ver o local que escolheu para viver, entre pescadores que o tratam como um dos seus, para perceber quão elevado é o seu sentido de Igualdade e como esse sentido orienta a sua relação com os demais. Mário Silva não enriqueceu com a pintura, o que até lhe teria sido fácil, dado o estatuto que alcançou a nível nacional e no estrangeiro. Não é pessoa que guarde para si, quando ao seu lado alguém tem necessidades. A sua generosidade releva de um espírito Fraterno em alto grau. Mário Silva não é dos que pregam uma coisa e praticam o contrário. A sua disponibilidade para participar nos mais diversos encontros e eventos é total, fazendo-o sempre de forma construtiva e trazendo sempre algo que melhora os outros em alguma coisa.
À medida que aplicava a tinta à sua maneira impetuosa e aparentemente anárquica, no grande painel ia-se formando uma paisagem urbana que todos sabemos ser Coimbra, embora não se pareça com nenhuma fotografia e saia das mãos de Mário Silva como a concretização daquilo que lhe habita o espírito. A representação geral é de Coimbra, não o sendo. Os pormenores da cidade estão lá, ainda que só as nossas próprias memórias pessoais, tal como provavelmente as dos pintor, os lá coloquem.
Um grande artista é assim mesmo. Em vez de reproduzir a realidade, mesmo que a seu modo, antes a destrói e desmonta, para a seguir a reconstruir integrando a sua própria visão. E assim nós, leigos, somos convidados pelo Artista a ver aquilo que nunca antes se nos tinha apresentado com clareza.
Obrigado, Mário Silva, não só pela Arte, mas pelo exemplo de vida e por nos dar a ver o que tantas vezes lá está e não somos capazes de ver.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 29 de Abril de 2013

Sem comentários: