segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Baratas tontas


Um cidadão que se interesse pelo que acontece para tentar ter uma percepção minimamente verdadeira da realidade do país através da informação que lhe chega pelos meios de comunicação social tem muita dificuldade em consegui-lo. Não é por falta de meios. Hoje em dia, não é preciso ir procurar a informação, já que ela nos chega em catadupas pela televisão, pelos jornais e revistas e, cada vez mais, pela internet. O problema está em discernir o que é verdade e verdadeiramente importante, no meio do manancial que nos chega, por dois motivos essenciais: desde logo, pela necessidade de distinguir o importante da chamada espuma dos dias; depois, porque a informação nos chega cada vez mais filtrada pelos interesses dos mais diversos actores, sejam políticos, económicos ou apenas sociais.
Em consequência, os média saltam de assunto em assunto, tratando cada um deles com uma sofreguidão impressionante e tantas vezes confrangedora, atropelando de caminho a dignidade de pessoas, instituições e até, muitas vezes, a verdade que deveria ser o seu objectivo principal.
Para não ir muito atrás no tempo, relembro aqui alguns assuntos que dominaram por completo os media durante dias sucessivos, quase parecendo que todo o nosso futuro dependia daquilo, apenas até o novo substituir o anterior. Foi assim que se discutiram os “swaps”, dando a ideia de que toda a gente percebia mesmo aquilo. A adopção de crianças por casais homossexuais parecia a certa altura o assunto crucial da sociedade portuguesa. O Tribunal Constitucional também tem o seu lugar garantido com estrela da companhia quando é chamado a tomar alguma decisão.

Os estaleiros de Viana do Castelo, após anos e anos de quase inactividade laboral apareceram de repente como assunto dramático para a economia e política nacionais quando o governo, mal ou bem, pouco interessa para aqui, tentou encontrar uma solução para o seu futuro.

Mas isso só até os média se atirarem à magna questão das praxes universitárias, não tocando minimamente no problema, esse sim importante para o país, da qualidade de ensino, ou da falta dela, em grande número de ditas universidades. A venda de mais de oitenta quadros de Miró, por uma das empresas liquidatárias do BPN, pareceu transformar todos os portugueses em especialistas de arte, podendo até levar a crer que os museus que temos têm grande dificuldade em gerir as permanentes multidões que diariamente os vão visitar.
Provavelmente o leitor já nem se lembrará, mas aqui há umas semanas morreu o grande Eusébio. O coitado do grande jogador benfiquista nunca deve ter imaginado o entusiasmo com que os media pugnaram por depositar os seus restos no panteão nacional, tratando aliás esse cemitério como se de um templo religioso se tratasse.
O mais recente drama pungente do país é a saída do resgate, com ou sem programa cautelar, como se isso fosse uma questão ideológica e não uma decisão ponderada a tomar em consequência da situação económica e financeira no momento adequado, tendo apenas em conta os interesses do país.
Os portugueses são tratados como patetas pela maioria da comunicação social, com a televisão e os seus telejornais de uma hora e as suas estrelas apresentadoras e comentaristas à cabeça, eles sim que se comportam como baratas tontas. Será, talvez, sintoma de uma profunda alteração que se está a verificar na comunicação da informação aos cidadãos através da internet e que leva os meios tradicionais a tentar agarrar e tratar a informação como puro espectáculo, para se manterem á tona de água. Seja como for, tudo isto é muito desagradável para quem observa, ridículo para os seus actores do momento e acaba por retirar à comunicação social a credibilidade que lhe é essencial para sobreviver.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 17 de Fevereiro de 2014

Sem comentários: