segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Sch!!!! Ouçam a música



Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será gente?
Gente não é, certamente
e a chuva não bate assim.
…..
Fui ver. A neve caía
do azul cinzento do céu,
branca e leve, branca e fria…
Há quanto tempo a não via!
E que saudades, Deus meu!



Claudio Abbado costumava dizer que a queda da neve tinha um certo som; nada que nós portugueses não saibamos desde a infância, através do lindíssimo poema de Augusto Gil. O maestro falecido há poucas semanas admirava o silêncio das montanhas por onde desde criança gostava de passear, e que usava como elemento essencial das suas criações musicais. Não por acaso, no fim dos concertos chegava a ficar dois ou três minutos em suspense depois da última nota de Mozart ou do seu amado Bruckner se extinguir e antes de se virar para os aplausos.

 
De cada vez que dirigia uma peça, Abbado nunca a repetia, por mais vezes que a tivesse interpretado. As composições surgiam sempre diferentes, com vida própria. Quando substituiu Karajan à frente da Filarmónica de Berlim, a mesma orquestra, com os mesmos músicos, passou a ser outra completamente diferente. A sua forma de dirigir, sem imposições nem movimentos bruscos, quase que apenas com o sorriso e o olhar, fazia fluir a música de uma forma surpreendentemente subtil e aparentemente fácil, por mais complexa que fosse.
A sua maneira de interpretar a música de forma completamente diferente do que se conhecia até então, bem como uma capacidade muito própria para gerir personalidades vincadas como são os músicos em orquestras de altos níveis de exigência e excelência, marcaram vivamente a sua passagem pelas diversas orquestras que dirigiu. Os quase vinte anos em que dirigiu o La Scala da sua cidade natal, Milão, conduziram a uma mudança radical naquele teatro. Claudio Abbado fugia ao conservadorismo musical e levava as suas orquestras a interpretar obras de compositores contemporâneos como Alban Berg ou mesmo Stockhausen. Sempre virado para o futuro, deu força ao jovem maestro venezuelano Gustavo Dudamel e fundou três orquestras: a Orquestra Mozart de Bolonha, a Orquestra Juvenil da união Europeia e a Orquestra Juvenil Gustav Mahler.
Como já é tradição quando morre um seu Maestro, o Teatro la Scala despediu-se de Claudio Abbado de uma forma tocante: de portas abertas, mas com as cadeiras sem público que ouvia em pé no exterior do Teatro, a filarmónica tocou uma das peças preferidas do grande Maestro, a Marcha Fúnebre da Terceira Sinfonia “Eróica” de Beethoven, sob a direcção emocionada de Daniel Baremboim.
Ficam-nos as gravações, mas Claudio Abbado é insubstituível porque as suas interpretações eram recriações permanentes da música.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 10 de Fevereiro de 2014

http://youtu.be/5sl0eYgs6EA

Sem comentários: