segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Shostakovitch

Não deverá ser fácil encontrar um artista que tenha sido vítima de maiores desencontros de mitologias políticas do que Dimitri Shostakovitch. Um dos grandes génios da música, sendo quase certamente o maior do século XX, este compositor Russo vê agora a sua obra criativa ser descoberta e apreciada, finalmente sem óculos ideológicos, quaisquer que eles sejam. Como merece aliás, sendo mesmo por muitos considerado o Beethoven do século XX. E não é nenhum desconhecido que o afirma: de acordo com Sviatoslav Richter, “Shostakovitch é um descendente de Beethoven, através de Mahler e de Tchaikovski”.
O desejo do regime soviético em apresentar um grande compositor como representante perfeito da sua ideologia foi chocando, ao longo da sua vida, com a sua liberdade artística que não estava de facto ao serviço de ninguém. Para seu azar, Stalin resolveu ir assistir em 1936 a uma das suas obras mais significativas a ópera Lady Mcbeth que, após dois anos de apresentações de sucesso, terminou ali mesmo. Terminou a apresentação da ópera que só voltou a ser representada na ex –URSS em 1963, e ia terminando muito mais para o compositor. Algumas figuras relevantes do regime soviético que ousaram furar a censura à obra foram pouco depois executadas às ordens de Stalin. Os ideólogos do regime, Jdanov à cabeça, não perdoavam a Shostakovich e a outros diversos compositores o “formalismo” e “cosmopolitismo” das suas obras, o que os definia desde logo como pouco preocupados com “as preocupações dos trabalhadores”, e os catalogava como “inimigos do povo”.
Na sequência da “destalinização” que se seguiu ao desaparecimento do “paizinho dos povos”, Shostakovich acabou por se inscrever no Partido Comunista, o que foi amplamente anunciado para o exterior, escondendo-se no entanto que o partido não reconhecia erros na sua actuação anterior perante os compositores censurados. Curiosamente, o compositor aproveitou o abrandamento da mão pesada para escrever algumas das obras mais críticas do poder soviético.
Com uma obra imensa, de que se destacam 15 sinfonias e numerosos quartetos e concertos, não será talvez uma surpresa assim tão grande que o reconhecimento automático da sua obra se faça em todo o mundo através de uma composição de um estilo diferente. Na realidade, a utilização pelo cinema das suas suites de jazz, nomeadamente a valsa da 2ª suite, acabou por levar o seu nome a muitas pessoas que não conheciam a sua obra e que a partir daí foram satisfazer a sua curiosidade em outras paragens musicais. Esta história da promoção a música clássica pelo cinema levar-nos-ia aliás muito longe, em particular nos filmes de Stanley Kubrick que, também usou a valsa da 2º Suite em “Eyes Wide Shut”, para além de Francis Ford Coppola no seu “Godfather”.
Em tempos de “guerra fria”, a música de Chostakovitch andou de andas para bolandas entre o bloco comunista e o bloco ocidental. Felizmente, todo esse tempo passou. Resta-nos a possibilidade de conhecer e apreciar a Arte de Dimitri Shostakovitch que não é, nem nunca foi, boa ou má por ser soviética ou anti-soviética. E acredite leitor, a sua música é uma surpresa mesmo para quem acha que a música dita clássica acabou com Mahler. Não é verdade, muito longe disso. Ouça as suas obras, entre as quais se destacam a sétima e a décima sinfonias, para ter a certeza disso.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 3 de Fevereiro de 2013

Sem comentários: