segunda-feira, 14 de julho de 2014

A QUEDA DOS ANJOS



“Vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar”, escreveu Sofia.
É por isso que aquilo que se tem passado debaixo dos nossos olhos no Grupo Espírito Santo nas últimas semanas só pode ter deixado preocupados todos os portugueses. Depois das experiências anteriores com o BPP e o BPN, todos temos razões para desconfiar que, se as autoridades competentes não cumprirem devidamente as suas funções, mais tarde ou mais cedo poderão ser os portugueses que, não tendo nenhuma responsabilidade no caso, terão que suportar com os seus impostos mais um sarilho banqueiro.
Pessoalmente, confio que haja engenho e arte para que tal não suceda. A semelhança terá mais a ver com o que se passou no BCP do que com aqueles casos referidos.
Trata-se do fecho de um ciclo iniciado em 11 de Março de 1975, com a nacionalização da banca portuguesa, a que se seguiu aliás quase toda a actividade produtiva, essencialmente a industrial. Não cabendo aqui explanar as razões do sucedido nessa altura, que podem aliás ser todas lidas nas obras de Lenine, a verdade é que só perto do fim dos anos 80 voltou a ser possível haver banca privada.

 A partir dessa altura, dois bancos privados cresceram de uma forma notável em Portugal: o BCP criado de raiz por investidores nacionais com uma gestão inteiramente profissional independente dos accionistas liderada por Jardim Gonçalves e o BES, recuperado totalmente pela família Espírito Santo em 1990/91 e presidido desde essa altura por Ricardo Salgado, após a morte de Manuel Ricardo Espírito Santo Silva que era o presidente à data da nacionalização.
O modelo do BCP foi um sucesso extraordinário até ao momento da passagem do testemunho na presidência. Após a entrada de Paulo Teixeira Pinto em 2005 e a sua fracassada tentativa de aquisição do BPI, o BCP ficou fragilizado e exposto, não tendo sido preciso esperar muito tempo até ser alvo do ataque coordenado de políticos, especuladores e até mesmo de alguns dos seus mais antigos accionistas. O BCP continua, mas com uma imagem completamente diferente e o reduzido valor das suas acções, hoje em dia, diz bem das consequências de tudo o que se passou.
O BES seguiu um modelo completamente diferente. Tendo como determinante na sua estrutura accionista a família descendente do fundador no fim do século XIX, o banco foi até agora gerido pelos próprios accionistas que são banqueiros porque já assim nasceram, como o foram os seus pais e avós. 

Banqueiros do regime antes do 25 de Abril, banqueiros por inteiro do novo regime o foram após a privatização, de forma muito evidente sem grandes estados de alma sobre o partido que estivesse no governo. Foi assim que o BES esteve presente em todas as grandes iniciativas empresariais, desde as telecomunicações, à energia, às parcerias público privadas rodoviárias ou da saúde. O BES surge sempre que se fala em “rendas elevadas”, porque aproveitou ao máximo as hipóteses de entrada em investimentos “voluntariosos” de governos, que nos ajudaram muito a trazer, aliás, à situação em que nos encontramos. Na sequência da crise de 2008 e posteriormente, da chamada da Troika a Portugal, o BES foi o único banco privado que rejeitou a linha de empréstimo destinada especificamente à banca, optando por um aumento de capital para atingir os rácios que passaram a ser exigidos aos bancos.
O BES está agora a sofrer, não tanto pela actividade bancária, mas pela situação difícil do Grupo Espírito Santo, seu accionista de referência. O GES tem uma holding cimeira chamada Grupo Espírito Santo Internacional, que é detida pelos cincos ramos da família Espírito Santo. Essa holding está a ser vítima das suas próprias acções e decisões de investimento, surgindo à luz do dia algumas situações absolutamente lamentáveis como as relações de promiscuidade com a administração da PT ou do desaparecimento de milhares de milhões de euros do banco do grupo em Angola. 
Não ajuda nada o comportamento pessoal de Ricardo Salgado que se terá esquecido de declarar ao fisco uma prenda que recebeu de mais de dez milhões de euros, até porque quem recebe prendas dessas também as dá, com toda a certeza, vá lá saber-se a quem.
Desta vez, e ao contrário do que aconteceu anteriormente, o Banco de Portugal agiu de forma determinada e coerente para defender o sistema bancário nacional e o próprio país, obrigando o BES a cumprir as regras de solvabilidade e exigindo uma nova equipa de gestão independente dos accionistas o que se traduz na queda de Ricardo Salgado. Os problemas do Grupo Espírito Santo devem ser resolvidos pelo grupo e a banca comercial separada da de investimento, de forma clara. O Banco Espírito Santo deve ser resguardado desses problemas, continuando a ser um grande banco, essencial para a vida económica e financeira portuguesa.
Em conjunto com o sucedido no BCP, é toda uma era de euforia financeira que se encerra, trazendo a actividade bancária para o terreno da realidade económica.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 14 Julho 2014

Sem comentários: