segunda-feira, 23 de maio de 2016

Leicester City Football Club, campeão.


As cidades são seres vivos que evoluem ao longo do tempo. Em certos períodos da sua história surgem pujantes de vida, afirmando-se em áreas em que não encontram competidor. Aos quais se podem seguir períodos de apagamento ou mesmo definhamento mortal que as apaga de qualquer papel relevante. Eventualmente podem renascer e voltar a afirmar-se de uma forma que nada tem a ver com o seu antigo sucesso. Tudo isso porque são as pessoas e as suas relações, capacidade de inovação e espírito empreendedor tantas vezes visionário, que definem verdadeiramente as Cidades e o seu papel no tecido envolvente.
A cidade inglesa de Leicester apareceu nas notícias há três anos pela descoberta dos restos mortais do Rei Ricardo III, que estavam desaparecidos há mais de quinhentos anos depois de ter morrido na batalha de Bosworth Field. Após a sua identificação sem quaisquer dúvidas, os restos mortais do rei foram levados para a Catedral de Leicester em Março de 2015, onde finalmente descansam. 

O túmulo chama visitantes de toda a Grã-Bretanha pela notoriedade da personagem histórica muito ampliada por Shakespeare na sua obra que leva o nome do rei e que ainda hoje é motivo de acesas controvérsias.
Leicester é uma cidade de dimensão média com pouco mais de trezentos mil habitantes. Nos anos 30 do século XX era tida como uma das cidades mais ricas da Europa, devido às suas fábricas de vestuário e calçado, dizendo a publicidade da altura que “Leicester vestia o mundo”. Entretanto, com a deslocalização dessas indústrias para outras paragens, a força económica da cidade praticamente desapareceu. Mas hoje esse passado é história e a recuperação de Leicester é um facto. A revista Economist abordou o que entretanto se passou e informa-nos que, na actualidade, para além de Londres, Leicester é a cidade inglesa com a taxa mais rápida de crescimento, tendo o seu produto crescido 22% entre 2009 e 2014, criando emprego e atraindo mais moradores, fazendo crescer a população em 17% em dez anos. Há um afinar de objectivos e estratégias entre as autoridades locais e as universidades da cidade. 
As universidades apoiam directamente a formação de “start-ups” quer tecnica, quer mesmo financeiramente com injecção de capital inicial. As autoridades locais agem rapidamente sempre que surge uma oportunidade de investimento na Cidade; criaram um quarteirão cultural para desenvolver o centro urbano e entregam terrenos para facilitar o desenvolvimento de pequenas e médias empresas. A novidade do novo túmulo de Ricardo III é explorada ao máximo pela autarquia para atrair turistas, através de excelentes operações de marketing.
Foi neste caldo que o relativamente pequeno clube de futebol de Leicester conseguiu agigantar-se e vencer a Primeira Liga Inglesa onde pontuam clubes milionários como o Manchester United, o Chelsea ou o Liverpool, só para citar alguns. O sucesso das “raposas”, como é conhecido o clube de futebol de Leicester, não apareceu do nada, antes foi fruto de trabalho profícuo do clube com o treinador Claudio Ranieri que trouxe os seus 30 anos de experiência em futebol e gestão profissional para um clube que não tinha historicamente os meios e a organização necessários para se afirmar. 

Claro que o facto de o clube ter sido comprado há seis anos por um multimilionário tailandês ajuda, mas a atração desse investidor não surgiu por acaso e a decisão de investir a longo prazo em vez de optar por compras caras de jogadores famosos veio a mostrar-se decisiva e vitoriosa.
Mas, em termos desportivos, Leicester não se vem afirmando apenas no futebol. O seu clube de rugby é também dos melhores de Inglaterra.

Leicester surge hoje como um exemplo para muitas outras cidades e não apenas inglesas. Depois de um período de afundamento económico, detectou quais as suas capacidades e potenciais e reagiu conseguindo-as utilizar da melhor maneira. Ao fim de trinta anos de esforço, Leicester é um exemplo de recuperação e fulgor económico que se reflecte em diversas áreas como o desporto e a cultura.

Sem comentários: