segunda-feira, 9 de maio de 2016

NUCLEAR? NÃO, OBRIGADO.


Era este o slogan dos activistas contra a energia nuclear nos anos 70 e 80. Era um tempo em que a produção de energia eléctrica através das centrais nucleares avançava um pouco por todo o mundo, quando a alternativa energética se ficava pelas centrais a carvão e produtos derivados do petróleo. A produção de energia que hoje se chama sustentável ficava-se pelas barragens. O aumento do custo dos derivados do petróleo depois dos choques petrolíferos levava os países a procurar alternativas e o nuclear aparecia como muito viável dado que, embora o custo inicial de instalação fosse muito elevado, o custo unitário da energia produzida era muito reduzido. Claro que persistia a questão dos resíduos produzidos altamente radioactivos e de como os guardar, para além da própria segurança das centrais, questões ambientais muito fortes, desde sempre levantadas pelos ambientalistas de todo o mundo.
Para quem na altura pensasse com racionalidade e acreditasse nas garantias prestadas por cientistas do mais alto nível, pareceria que os ambientalistas estavam errados e que as suas lutas não tinham razão de ser. Nada de mais errado, veio a descobrir-se da pior maneira.

Em 28 de Março de 1979, houve várias falhas técnicas e erros humanos que provocaram uma perda de líquido de arrefecimento e libertação de radiação na central de Three Mile Island, nos EUA. Apesar da comoção que provocou, esse acidente foi sustido e as consequências foram relativamente diminutas. A opinião pública ficou, no entanto, alertada para a falta de segurança das centrais nucleares, por mais esforços que se fizessem nesse sentido.
Em 26 de Abril de 1986, fez agora trinta anos, viria a suceder na central nuclear de Chernobyl, na cidade de Pripyat, na antiga União Soviética (hoje Ucrânia) aquilo que todo o mundo temia. Uma série de erros humanos associada a defeitos de concepção provocou uma violenta explosão num dos reatores que arrancou o tecto e fez espalhar material radioactivo pela região e por grande parte da URSS e da Europa Ocidental. As autoridades soviéticas tentaram manter o sucedido em segredo, o que só piorou as coisas. Enquanto bombeiros da região tentavam controlar o violento incêndio que se seguiu, a vida continuou a correr normalmente na cidade vizinha, debaixo de uma autêntica nuvem de material radioactivo. Com o resto do país mantido na absoluta ignorância do sucedido, só mais de 36 horas depois do acidente Pripyat foi evacuada tornando-se na cidade fantasma que ainda hoje é. E só depois de sensores localizados na Suécia terem detectado a subida anormal de índices radiactivos na atmosfera é que o resto do mundo tomou conhecimento de que algo de muito grave tinha acontecido. No dia 1 de Maio, os responsáveis comunistas de Kiev tratavam de evacuar as suas famílias, mas as celebrações do dia do trabalhador continuavam na rua com milhares de pessoas, incluindo crianças em calções, desconhecendo que estavam a ser expostas a radiações muitas vezes superiores ao normal.
Mais tarde Gorbachev, o último líder soviético, viria a reconhecer a importância do desastre de Chernobyl, bem como todo o processo de ocultação e de falta de respeito pelas populações que se lhe seguiram como uma das principais causas da extinção do mundo soviético.

Em 11 de Março de 2011, foi a vez de o Japão sofrer um acidente de gravidade semelhante a Chernobyl. Um tsunami atingiu a costa nordeste do Japão, causando a inundação de um enorme território e 19.000 mortos. No caminho foi atingida a central nuclear de Fukushima que não resistiu ao choque das águas, tendo acontecido uma fuga de águas radioactivas para a área circundante e para o mar. Mais de 160.000 pessoas foram evacuadas e cinco anos depois há ainda dezenas de milhares de pessoas a viver em abrigos.
Em consequência destes acidentes, a opção pelo nuclear tem vindo a ser abandonada por vários países, como por exemplo a Alemanha que decidiu fechar as suas 8 centrais até 2022. A França pretende diminuir a percentagem do nuclear na energia que produz dos actuais 75% para 50% em dez anos.

Trinta anos depois de Chernobyl é caso para dizer que os ecologistas tinham carradas de razão quando rejeitavam a energia nuclear.

Sem comentários: