quarta-feira, 3 de junho de 2009

GPS



Quando andei a navegar pela Marinha há uns trinta anos, a localização do navio ainda era feita pelos métodos tradicionais e antigos, utilizando conhecimentos de astronomia (tirar o ponto) ao nascer do dia, ao por do sol e ao meio-dia com recurso ao sextante.
Só nessa época começaram a ser colocados nos navios uns aparelhos que davam as coordenadas: longitude e latitude. Era o aparecimento, nessa altura ainda com utilização exclusivamente militar, dos GPS.
GPS significa "Ground Position System" e é uma tecnologia hoje amplamente difundida nos automóveis e em actividades ao ar livre, como montanhismo.
O GPS funciona pela captação de sinais rádio enviados por uma rede de 24 satélites que estacionam a uma altitude de cerca de 19.000 Km e que por triangulação permite uma localização com uma precisão de menos de 10 metros.
Algumas curiosidades sobre o GPS (da revista TIME):
-O primeiro satélite do sistema GPS foi lançado em 1978;
- Em 1983 o Presidente Ronald Reagan anunciou que o sistema, até aí exclusivamente militar, seria disponibilizado à navegação civil;
- Em 2000 os militares deixaram de confundir os sinais disponibilizados ao mundo civil, prática até aí seguida, por razões de segurança; isso permitiu aumentar de forma drástica a precisão dos aparelhos que usamos e difundir a sua utilização.
Dado que os GPS trazem hoje incluídos mapas e tecnologia de localização, os mapas de papel são cada vez mais desnecessários, dado que aqueles aparelhos trazem a localização de restaurantes, hotéis, hospitais e mesmo de zonas de velocidade controlada por radar.
Os aparelhos que usamos hoje em dia juntam duas funções: localização geográfica e informação de mapas associados à localização. Se a localização é precisa, já a informação acessória pode variar, por alteração de sinalização de trânsito, deficiência de informação dada, etc. Isto é, aconselha-se os automobilistas a utilizar esta ferramenta de forma sensata e como mera informação, nunca como ordem a seguir cegamente, o que pode trazer problemas e ser mesmo perigoso.

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