segunda-feira, 14 de setembro de 2009

QUE FUTURO PARA A NOSSA JUVENTUDE?



Do relatório da OCDE sobre os sistemas educativos de mais de 30 países divulgado na semana passada, um aspecto ressalta no que a Portugal diz respeito.

De facto, a média de desemprego de longa duração dos jovens portugueses qualificados é de 51% contra a média de 42% da OCDE.

Estamos a falar de jovens com idades entre os vinte e poucos e os 34 anos, que possuem formação superior (universitária) mas não conseguem encontrar emprego compatível com as suas competências.

Este é um problema gravíssimo que afecta praticamente toda uma geração e que não decorre da conjuntura da actual crise. Aliás, o estudo da OCDE refere-se ao ano de 2007, pelo que a actual situação será ainda pior, porque somou os problemas do acréscimo actual de desemprego a uma situação que se pode considerar estrutural.

Todos nós que temos filhos na faixa etária referida conhecemos bem esta situação. Imensos jovens saídos das Universidades com boas classificações penam a enviar currículos sem respostas favoráveis. Até há uns anos, o ensino era uma alternativa, mas com a evolução demográfica dramática e a correspondente diminuição do número de crianças, a necessidade de professores tem vindo igualmente a descer.

Muitos jovens com formação superior vêem-se mesmo obrigados a aceitar colocações como caixas de supermercados.

Milhares de outros andam de estágio em estágio sem receberem qualquer remuneração, numa situação absolutamente lamentável que deveria ser proibida. Aliás, o Estado é o primeiro a dar o exemplo nesta área, recorrendo ao serviço gratuito de muitos jovens competentes, que lhe prestam serviço na esperança quase sempre vã de encontrar alguma colocação posterior.

Este problema mostra a disfunção do nosso modelo de desenvolvimento económico. Por um lado promove-se, e bem, uma formação cada vez mais completa. Por outro lado, a maior parte da economia real prescinde desses jovens que, na realidade, possuem formação excessiva relativamente à actividade económica de baixo valor acrescentado e baseada na mão-de-obra barata.

Muitas instituições de ensino superior continuam ainda a promover cursos de banda estreita, isto é, demasiado focalizados numa determinada área específica. Estes cursos fornecem geralmente uma formação muito restrita que limita a capacidade de adaptação e de mudança de actividade que hoje caracteriza a nossa sociedade.

A publicação deste relatório da OCDE não originou praticamente nenhuma reacção dos responsáveis políticos. Compreende-se o melindre e a dificuldade em abordar este assunto que releva de muitas áreas desde o sistema educativo à formação profissional e a toda a organização económica do país.

Mas a gravidade da situação de toda uma geração a quem foi proporcionada formação superior e que atrasa desta forma toda a sua vida profissional com reflexos na sua vida pessoal e familiar bem merece a atenção dedicada de todos nós pelas implicações que pode ter no futuro próximo.


Publicado no Diário de Coimbra em 14 de Setembro de 2009

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