segunda-feira, 27 de maio de 2013

Modernidade centenária

Faz esta semana cem anos que a Sagração da Primavera foi apresentada ao público pela primeira vez. Na noite de 29 de Maio de 1913, o Teatro dos Campos Elísios em Paris foi palco de um acontecimento que ficaria nos anais da música. A obra de Stravinsky, dirigida por Pierre Monteux, com os Ballets Russos de Diaghilev e a coreografia de Nijinski fez a sua entrada estrondosa na História da Música, provocando um autêntico tumulto entre a assistência que, da forma mais ruidosa possível, manifestou o seu espanto e desagrado perante o que ouvia e observava.
Neste nosso tempo em que podemos visitar todo o passado cultural, em que toda a informação está ao nosso dispor através de uma tecla do computador, é difícil imaginar uma sala a reagir daquela forma à apresentação de uma nova obra musical que dura cerca de meia hora, não mais. Mas estamos também a viver uma época em que o simples facto de uma estreia juntar três vultos da Cultura da dimensão de Stravinsky, Nijinski e Diaghilev é algo de verdadeiramente extraordinário, já que hoje a novidade se cinge cada vez mais ao que sucede na economia e nas finanças e o reconhecimento das próprias obras de arte dificilmente se eleva do seu valor monetário.
Stravinsky foi buscar inspiração às velhas histórias russas pagãs e criou uma obra que não é apenas um ballet, nem um concerto, mas algo que é isso tudo em simultâneo e que, acima de tudo constitui uma experiência inesquecível para todos os que com ela contactam pela primeira vez.
Apesar do escândalo inicial, a Sagração da Primavera entrou no rol das músicas mais ouvidas e as suas apresentações têm-se sucedido por todo o mundo ao longo deste século, embora muitas das coreografias continuem a chocar espíritos menos preparados. Na sua Rússia natal, no entanto, Stravinsky só em 1965 viu o famoso Bolchoï integrar a Sagração da Primavera no seu repertório; o poder soviético só cinquenta anos depois da sua estreia permitiu ao povo russo conhecer a obra prima do seu conterrâneo.
Curiosamente, a obra foi divulgada pelo mundo inteiro por um meio imprevisível, o cinema animado para crianças. De facto, Walt Disney integrou a Sagração no fantástico filme Fantasia que desde 1939 inicia na música gerações e gerações de crianças, tornando-a assim familiar a milhões de pessoas.
Durante boa parte do século vinte discutiu-se o carácter intrinsecamente revolucionário da Sagração da Primavera. Composta num tempo em que os caminhos inovadores da música pareciam passar obrigatoriamente pela novidade da atonalidade, à composição de Stravinsky era negado esse carácter, por seguir a tonalidade, atribuindo-se a sua capacidade de chocar aos seus ritmos avassaladores que deixam os ouvintes sem respiração. Entretanto o tempo passou e, seja porque a formação musical não evoluiu o necessário, seja porque as manifestações artísticas necessitam de adesão afectiva das audiências, para além da pura contemplação racional, a música atonal praticamente saiu de cena e a Sagração da Primavera cá continua a impressionar pela sua modernidade, cem anos depois.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 27 de Maio de 2013

Sem comentários: