segunda-feira, 6 de maio de 2013

QUEIMA: não te queimes


Nestes dias, Coimbra não parece a mesma. Chegou a Queima das Fitas, festa maior da Cidade. Momento único de união dos conimbricenses com os estudantes da sua Universidade, mesmo ou sobretudo com aqueles que, não sendo de cá, para Coimbra vieram tirar o seu curso superior. Não partilho da opinião de quem acha que nesta altura o melhor é fugir de cá. A alegria dos estudantes e das suas famílias é contagiante. Sente-se ser talvez o último momento de entusiasmo inocente, ligado ainda a um tempo ligeiro, sem grandes preocupações, para além das notas, mesmo numa altura em que um curso superior já não é garantia de emprego, muito longe disso.
A Queima das Fitas (de Coimbra, claro, há outras?) atingiu um patamar que a coloca entre os maiores festivais da Europa. Pela sua duração, pelo nível e variedade dos espectáculos e outros acontecimentos, nomeadamente desportivos, pela enorme capacidade de atracção de visitantes à Cidade.
Desde a Serenata Monumental que enche de gente a velha Alta até ao Baile de Gala passando pelas noites do Parque, pelo Cortejo e por toda uma oferta cultural e desportiva, é um nunca acabar de actividades que deixam aos estudantes pouco tempo para descansar e recuperar forças.
A Cidade beneficia com esta grande Festa, desde o comércio à hotelaria, sem esquecer a notoriedade e a ligação a Coimbra que para sempre ficará no afecto destes jovens e que em grande parte explica a mística de Coimbra no mundo inteiro, valor imenso praticamente indestrutível.
Há certamente aspectos na Queima a pensar e a rever, essencialmente ligados ao consumo de alcool e substâncias ilícitas, não se devendo ignorar este problema, fingindo que não existe. Claro que em Portugal temos uma cultura tradicionalmente laxista relativamente ao consumo de bebidas alcoólicas, mas que a Queima seja conhecida como a festa com o maior consumo de cerveja da Europa não é propriamente uma marca muito recomendável, a não ser para os seus vendedores. Os comportamentos que o exagero desse consumo propicia têm frequentemente consequências lamentáveis e tristes para a vida dos jovens, às vezes mesmo para sempre.
A festa da Queima é bonita, principalmente para os estudantes que a vivem e que são a sua razão de ser. Que para todos fique como uma boa memória de um tempo feliz e de uma Cidade amiga.







Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 6 de Maio de 2013

Sem comentários: