segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O DOENTE DETERMINADO

Quando lhe começaram a fazer os tratamentos aceitou a contra gosto, mas com alguma esperança nos resultados, porque bem sabia da gravidade da doença de que padecia. Na realidade, o diagnóstico já tinha sido feito há algum tempo e, no fundo, ele tinha consciência de que desta vez não havia volta a dar e tinha mesmo que passar pelos tratamentos que sabia serem dolorosos e demorados. Mesmo nessa altura ainda houve uns amigos que mais uma vez o tentaram convencer a tomar umas aspirinas porque não, aqueles médicos só queriam o mal dele e fazê-lo passar por um mau bocado escusado. Mas o diagnóstico estava ali bem à vista na sua crueza e a junta médica estrangeira deixou-o sem grande alternativa: ou fazia os tratamentos preconizados ou o deixavam sozinho sem qualquer esperança de cura e o fim estaria próximo e seria bem cruel.
Os tratamentos começaram e foram muito dolorosos desde o princípio. Não ajudava nada ter que tomar os medicamentos e verificar, de cada vez que a junta médica vinha ver se os resultados estavam a surgir de acordo com o previsto, que lhe prescreviam novas e mais fortes doses que lhe iam aumentando o sacrifício. E sempre a ouvir que era asneira prosseguir, que os tratamentos não iam fazer nada, que as aspirinas é que lhe teriam resolvido os problemas e, ainda por cima, sem dores. Mesmo aqueles que durante anos o tinham aconselhado mal e levado para caminhos viciosos, provocando-lhe a grave doença de que padecia, continuavam a cantar-lhe músicas agradáveis aos ouvidos, na esperança de que ele não topasse as verdadeiras causas dos seus padecimentos. Para ajudar às dificuldades, havia quem o tentasse baralhar garantindo-lhe que, se sofria, era por causa dos medicamentos e não pela doença, e que mais valia deixar de os tomar, que tudo ficaria bem de repente.
Mas o doente lá foi resistindo a tudo: cantos das sereias, conselhos inúteis dos bem-intencionados de sempre; mesmo uns safanões e uns tantos empurrões quando ia ao hospital fazer os tratamentos não o impediram de continuar os seus sacrifícios, na esperança de que os bons resultados surgiriam, livrando-o daquele mal horrível que tanto o atormentava. Ele sentia que o seu corpo tinha mais dores e se ia abaixo notoriamente com a dureza dos medicamentos que tomava e tinha plena consciência de que, por vezes, os médicos tateavam na posologia e nas doses a aplicar. Mas também foi sentido aos poucos que algo começava a mudar no seu corpo e que os músculos começavam a ganhar alguma tonicidade.
O fim dos tratamentos estava já à vista e a esperança de que passaria esta provação por cima dava-lhe cada vez mais forças. Talvez, afinal, o esforço viesse a valer a pena e pudesse de novo respirar o ar a plenos pulmões e até participar em provas desportivas com outros como ele.Caro leitor, faço votos de que neste ano de 2014 este doente tão especial para todos nós se liberte dos tratamentos a que se sujeita há quase três anos e consiga finalmente caminhar sem ajuda, o que constitui a melhor mensagem de bom ano novo que consigo imaginar.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 6 de Janeiro de 2014

Sem comentários: