As cidades são hoje muito mais que um território urbanizado onde vivem uns milhares de pessoas em comunidade. Desde a actividade económica que gera os rendimentos dos seus habitantes, à formação nos seus diversos níveis, à actividade cultural e de lazer, muitos aspectos interligados entre si caracterizam as cidades modernas. Por vezes, as cidades adquirem mesmo uma dimensão que as transformam num pólo central de uma área que ultrapassa os seus limites próprios. Nestes casos, o sistema complexo que é a cidade amplia-se e torna-se ainda mais difícil de gerir, dado que as inter-acções entre a cidade-pólo e cada uma das circunvizinhas e entre todas elas em conjunto, exigem uma capacidade de planeamento, de gestão e de diálogo permanentes difíceis de conseguir.
A habitação é uma das áreas da administração autárquica mais importantes, dado ter relações com actividades importantes a montante e por ter implicações decisivas a jusante.
A montante, porque não se resume a uma gestão do território aplicando regras e regulamentos, mas por definir ainda o que construir, onde e como: é o planeamento estratégico. Aqui se interage com numerosos interesses, legítimos uns, ilegítimos outros. Num momento em que a oferta de construção em todo o país atingiu valores disparatados e insustentáveis e a pressão urbanística é quase nula pela estagnação económica generalizada, este é o momento para parar, pensar e planear o futuro com mais cuidado e respeito pelo território e pelos cidadãos que o habitam e, fundamentalmente, pelos que o virão a habitar. Haja conhecimento, coragem e vontade para afirmar uma nova atitude e reduzir drasticamente as áreas de expansão urbanística que a leviandade e oportunismo político e económico autorizaram nestas últimas dezenas de anos.
A jusante, porque a qualidade (ou falta dela) da política de habitação e urbanismo, tem consequências importantíssimas. Desde logo, a expansão urbanística desordenada promove custos sociais altíssimos e mesmo insustentáveis com o crescimento de infra-estruturas caras na construção e na manutenção; depois porque se torna praticamente impossível assegurar transportes públicos a todas as novas áreas, com crescente necessidade de utilização de automóvel próprio, o que se reflecte ainda em maiores necessidades de estacionamento nas áreas centrais e grandes custos ambientais. Os centros das cidades ficam abandonados e desvalorizados; o próprio território torna-se uma mancha desordenada de mistura de moradias unifamiliares e prédios, anulando a qualidade ambiental que existia.
Todos estes fenómenos se verificam em Coimbra. Já referi nestas linhas o actual excesso de oferta de habitação que era claramente perceptível desde há vários anos e que atinge agora números muito elevados, revelados pelo censo da população do ano passado. Esta situação reflecte dois problemas: o nacional, devido às políticas de “desenvolvimento” económico desastradas das últimas décadas; o local, devido à falta de um planeamento urbanístico eficaz.
A população do concelho diminuiu ligeiramente na última década, mas essa descida foi mais que compensada pelo crescimento populacional dos municípios vizinhos que funcionam com Coimbra de forma já hoje claramente metropolitana. E é aqui que se vai decidir o futuro de Coimbra.
Coimbra tem de se deixar das velhas querelas internas sobre o papel da Universidade, de deixar de gritar que é melhor, etc. Coimbra tem que se virar para fora, sem deixar de cuidar de si, obviamente. Com humildade mas com determinação e força política, tem que abraçar os municípios vizinhos e com eles juntar forças com dois objectivos: melhorar em conjunto a Cidade e os municípios vizinhos e assim reencontrar o seu papel de liderança natural da Região Centro. Isto não se faz com lideranças tíbias e negociações de bastidor, antes com frontalidade e clareza. Aproveitemos estes tempos difíceis para dar a volta por cima.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 19 de Março de 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário