Que atravessamos tempos difíceis e diferentes, todos nós o percebemos bem. A pandemia COVID-19 age como se fosse um autêntico aspirador social e político, pouco deixando de fora do nosso quotidiano normal. E é neste ambiente pouco saudável e propício aos mais diversos desvarios que nascem e vicejam as mais diversas teorias da conspiração e as mais desencontradas e disparatadas atitudes sociais. É obrigação de todos e cada um de nós fugir a este ambiente insalubre e encontrar caminhos para o fazer.
A História e o seu estudo e conhecimento é, certamente, uma das melhores vias para o fazer. Oportunidade para encontrar realidades passadas tantas vezes bem mais interessantes do que os mitos que prevalecem sobre elas. Não que estes não tenham interesse pelo que lhes deu origem e até por cultos populares que se entranharam culturalmente, mas acontece tantas vezes que ocultam por baixo deles toda uma vivência cujo conhecimento é extremamente interessante.
A epopeia marítima dos portugueses é bem conhecida a partir dos feitos iniciados no início do séc. XV com a Ínclita Geração. Talvez menos conhecidas são as batalhas navais em que participaram as nossas armadas, tendo algumas delas sido de grande importância para Portugal, mas também para a Europa. Relembro a grande Batalha de Diu em 1509 em que o Vice-Rei das Índias D. Francisco de Almeida vingou a morte de seu filho Lourenço mas sobretudo estabeleceu o domínio português naquelas paragens por dezenas de anos. Ou a batalha de Matapão em 18 de Julho de 1717 em que a armada portuguesa deu um apoio crucial às armadas de Veneza, Florença, Malta e França para derrotar os turcos e definitivamente travar as suas pretensões de domínio do Mediterrâneo.
Se recuarmos no tempo e pesquisarmos por D. Fuas Roupinho na internet, de imediato nos aparecerão milhares de referências com algo em comum: a famosa «Lenda da Nazaré». Em 1182, o alcaide do castelo de Porto de Mós perseguiria um veado nas proximidades do litoral quando o animal se dirigiu para uma falésia de grande altura não se tendo D. Fuas apercebido do precipício, devido ao nevoeiro. Quando o cavalo já com as patas da frente no ar estava prestes a cair, D. Fuas Roupinho apelou à Virgem Maria junto a uma gruta onde se venerava uma imagem sua e o cavalo estacou de forma miraculosa com as patas traseiras bem firmes no solo, parando aí e salvando-se a si e ao cavaleiro. O Sítio da Nazaré é até hoje motivo de veneração aí se conservando, segundo a tradição, a marca da ferradura de uma das patas do cavalo junto da Capela da Memória. E é deste modo que D. Fuas Roupinho é recordado e foi assim que o fiquei a conhecer da História de Portugal que me foi ensinada.
E no entanto…a história de D. Fuas Roupinho bem merece ser lembrada por algo mais concreto do que por uma lenda, por mais simpática que ela seja. Após a conquista de Lisboa pelos portugueses em 1147, os mouros tentaram ainda durante vários anos a reconquista daquela cidade e, não o conseguindo, passaram a realizar ataques (razias) nas suas redondezas e mesmo na costa a norte. Até porque mantiveram o importante porto de Alcácer do Sal até 1158. Por esta altura, D. Afonso Henriques tinha encarregado D. Fuas Roupinho de organizar a armada portuguesa. Foi após uma daquelas razias mouras de particular importância ocorrida em 1179, sob o comando do almirante Gamim ben Mardanis proveniente de Sevilha, que D. Fuas Roupinho reuniu uma armada e retaliou com uma surtida aos arredores de Huelva, subindo de seguida o rio Guadalquivir até às proximidades de Sevilha e destruindo a armada muçulmana, após o que regressou a Lisboa onde foi recebido da forma festiva que se pode imaginar.
No ano seguinte foi a vez de Gamim ben Mardanis retaliar e regressou à costa portuguesa com uma armada, tendo feito os habituais saques na zona de Lisboa e desembarcando seguidamente mais a Norte, em S. Martinho do Porto, com o objectivo de ir liquidar D. Fuas Roupinho em Porto de Mós. Bem avisado, D. Fuas reuniu homens e foi dar batalha aos mouros, tendo-os derrotado e morto o almirante Gamim. De seguida, foi para Lisboa e reuniu navios para dar caça aos navios mouros que entretanto fugiam para Sul. O recontro deu-se em frente ao Cabo Espichel e saldou-se com a vitória portuguesa e o apresamento de navios e homens que se renderam e foram como tal trazidos para Lisboa.
A batalha do Cabo Espichel foi a primeira batalha naval portuguesa e D. Fuas Roupinho o primeiro comandante da armada nacional, podendo chamar-se-lhe com propriedade o primeiro Almirante português. E a sua história, para além da «lenda da Nazaré» bem merece ser conhecida, já que mostra como, por vezes, a realidade pode ultrapassar a ficção.
NOTA: os pormenores das operações navais de D. Fuas Roupinho foram colhidos na obra «Grandes Batalhas Navais Portuguesas» da autoria do Capitão-de-Mar-e-Guerra José António Rodrigues Pereira, numa edição de «a esfera dos livros»Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 15 de Fevereiro de 2021