segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

MÚSICA INSTRUMENTAL



A música é produzida e chega aos nossos ouvidos através de instrumentos tocados pelos artistas. Mas a própria música pode ser também instrumento, por si mesma. Foi nesse sentido que, na passada quinta-feira, Coimbra pôde assistir a um concerto a favor das vítimas do terramoto do Haiti, pela Orquestra Clássica do Centro e os Antigos Orfeonistas, organizado com a colaboração dos Lions.

As grandes tragédias originam sempre movimentos espontâneos de solidariedade e o que sucedeu no Haiti há duas semanas é de facto uma grande tragédia. A nossa memória colectiva recorda de forma bem viva o terramoto de 1 de Novembro de 1755 em Lisboa. Os relatos que até nós chegaram revelam números de vítimas muito díspares, sendo o maior deles de 90.000 mortos. Pois bem, no Haiti terão morrido cerca de 200.000 pessoas, originando ainda mais de um milhão e meio de desalojados sem qualquer tecto. A comparação com o sucedido em Lisboa em 1755 serve bem para se ter uma ideia da magnitude da tragédia. Todos os movimentos de solidariedade são, portanto, bem vindos e mesmo necessários.

Um concerto numa cidade como Coimbra é apenas uma gota de água num oceano, mas tem um simbolismo marcante. Não vale apenas pela verba alcançada pela venda dos bilhetes, ou mesmo pelas dádivas conseguidas através de transferência para a conta bancária aberta para o efeito. A dádiva do trabalho dos organizadores e artistas é também significativa. Quer os músicos da Orquestra Clássica do Centro com a sua Directora Emília Martins e o seu Maestro Virgílio Caseiro, quer os Antigos Orfeonistas trabalharam e actuaram de forma inteiramente gratuita.

E não se pense que, apesar de ser um concerto solidário, tenha havido alguma espécie de condescendência na qualidade da música apresentada. Realço a excelência da prestação de Vladimir Omeltchenco, solista do Concerto nº 3 em Sol Maior para violino de Mozart que encheu os nossos sentidos de forma sublime. Recordo também, em particular, o coro dos Escravos Hebreus de Verdi, o Pai Nosso de Albert Hay Malotte e a Canção da Primavera de Zeca Afonso pelos Antigos Orfeonistas. Uma cidade que alberga estes valores culturais é de facto uma cidade especial.

Como já aqui referi anteriormente, a Orquestra Clássica do Centro vive apenas do apoio da Câmara Municipal e dos patrocínios que vai gerando, pela qualidade e quantidade do seu trabalho. Não recebe qualquer apoio do Estado, nem mesmo do Ministério da Cultura, ao contrário do que sucede, por exemplo, com a Orquestra Filarmonia das Beiras que merecendo certamente ser apoiada, tem um número inferior de músicos e realiza muito menos concertos por ano do que a Orquestra Clássica do Centro.

Ainda assim, a Orquestra Clássica do Centro manifesta-se sempre disponível para acções concretas de solidariedade como foi este o caso. As verdades, por muito duras que sejam, devem ser ditas. Nesta altura em que a Assembleia da República discute o Orçamento de Estado para 2010, aqui fica o repto aos deputados eleitos por Coimbra de todos os partidos, para que tomem a questão da Orquestra Clássica do Centro em mãos. A Cultura merece e a nossa região que beneficia do trabalho da OCC também. A circunstância de a actual responsável pelo Ministério da Cultura ser uma pianista clássica também deverá jogar a favor. Já agora, acrescento que a OCC ainda nem conseguiu verbas suficientes para comprar um bom piano. Boa oportunidade para ajudarmos todos, incluindo os senhores deputados.

Sem comentários: