sexta-feira, 5 de outubro de 2007

A GRANDE DIFERENÇA


Os leitores recordam-se com certeza do vendaval que varreu o mundo islâmico nos primeiros meses de 2006, na sequência da publicação de umas caricaturas sobre Maomé num jornal dinamarquês.

Na altura, muitos políticos e comentadores ocidentais condenaram a publicação daquelas caricaturas, por ofenderem a religião muçulmana, manifestando mesmo a maior compreensão pelas violentas reacções que se seguiram e defendendo mesmo a proibição da sua reprodução.

Curiosamente, um concurso artístico realizado há poucos dias na Austrália teve como vencedora um fotografia manipulada que representa as faces de Jesus Cristo ou de Osama Bin Laden, conforme o ângulo de observação e que foi reproduzida em inúmeros meios de comunicação social.

Não é preciso ser cristão para reconhecer que Jesus Cristo é a imagem da paz e do amor, tendo a sua mensagem original revolucionado toda a humanidade ao pregar pela primeira vez, por exemplo, que todos os seres humanos são iguais perante Deus.

Já Bin Laden, que nem sequer é um líder religioso, é a representação viva do ódio e da violência, afirmação que me parece também indiscutível, observem-se as suas palavras e acções sob que ângulo for.

Fundir as suas imagens numa só é portanto, para além do mau gosto e provocação óbvios, uma manifestação concreta do relativismo que grassa na nossa sociedade de hoje, perante o qual tudo é admissível e tem o mesmo valor.

Mas aquilo que me parece ser mais importante nesta história é a diferença de atitude generalizada perante esta publicação, relativamente às reacções muçulmanas à publicação das caricaturas de Maomé.

Não se viu nem ouviu e muito bem, qualquer reacção destemperada de cristãos e muito menos de responsáveis da Igreja Católica.

Embora qualquer cristão se possa sentir pessoalmente chocado e até insultado com aquela imagem, reconhece-se à sua autora, a artista Joyce Bracks, a liberdade de se exprimir, dando aliás ensejo a que se discuta e comente pacificamente o seu significado, como é o caso desta pequena crónica.

Por esta atitude generalizada do mundo cristão se pode verificar, no concreto, por onde é que passam a tolerância e os valores civilizacionais nos dias de hoje.

Publicado no DC em 17 de Setembro 2007

SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER VER



Quando em Agosto aqui escrevi sobre a importância de defender a relevância de Coimbra na região Centro, não faltou quem achasse que a minha posição não fazia sentido e era apenas uma manifestação de bairrismo.

Infelizmente os últimos dias vieram dar-me toda a razão.

Mais uma Direcção Regional foi retirada de Coimbra com justificações forjadas que não convencem ninguém, excepto quem quer ser convencido.

No início deste mês foi publicado o PNPOT (Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território) que, entre outros pontos, “fornece opções estratégicas territoriais para as várias regiões e estabelece um modelo de organização espacial”.

Pois bem, o que propõe o PNPOT relativamente à região Centro e concretamente a Coimbra? Na definição do contexto estratégico fala-se mais uma vez “numa rede urbana multipolar e estruturada em sistemas urbanos sub-regionais com potencial para sustentarem um desenvolvimento regional policêntrico” que depois são descritos, conseguindo-se que a palavra Coimbra não surja referenciada uma única vez!

No que se refere às opções estratégicas territoriais, surge logo em segundo lugar “promover o carácter policêntrico do sistema urbano, consolidando os sistemas urbanos sub-regionais que estruturam a região”.

Está bem à vista o quadro que preside a toda esta estratégia de retirar de Coimbra os serviços desconcentrados do Estado, distribuindo-os pelas outras cidades da região, actuação que vai continuar, até porque neste momento é mesmo um desígnio do Estado.

Há receios fundados de que a reestruturação do Serviço Nacional de Saúde siga o mesmo caminho, retirando a Coimbra a actual relevância que tem a nível nacional nesse domínio.

Mas por outro lado, quando lhe dá jeito, é o próprio Estado que vem reconhecer que Coimbra tem um lugar completamente diferente no contexto nacional e no ranking das cidades portuguesas. De facto, no Orçamento Geral do Estado, com o fim de determinar a participação dos Municípios nos Impostos do Estado e calcular as transferências para os Municípios é utilizado o critério dos valores do IRS gerados em cada Município.

E como surge Coimbra, nestes dias tão criticada pelas suas próprias elites, nessa tabela?

Surpresa das surpresas, apenas 5 Municípios geram mais IRS que Coimbra: Lisboa, Porto, Cascais, Oeiras e Sintra.

E qual a ordem de relação com os centros da tal região polinucleada? Pois bem, os valores equivalentes são da ordem de 3,99 para Leiria, 3,48 para Aveiro, 3,29 para Viseu, 2,17 para a Figueira da Foz, 1,83 para Castelo Branco e 1,34 para a Guarda.

Para que conste, o valor de Coimbra é 9,82, que até é superior aos de Gaia e de Braga.

Evidentemente que um único critério não reflecte a realidade completa. Mas foi este o critério escolhido pelo próprio Estado e não por mim.

Mantenho que esta estratégia relativa à região Centro que agora é um objectivo nacional através do PNPOT, está completamente errada, prejudica objectivamente Coimbra e em consequência toda a região, ao praticar a técnica de dividir para reinar, ensanduichando a região Centro entre as áreas metropolitanas de Porto e Lisboa. As cidades da região que recebem os serviços saídos de Coimbra até podem pensar que lhes é favorável mas, a longo prazo, é indiscutivelmente prejudicial para a região como um todo.

Esta é a hora em que se deve tomar consciência do que se passa e de se fazer frente a toda esta estratégia de apagamento de Coimbra do mapa de Portugal.

Publicado no DC em 24 Setembro 2007

HORÁRIOS DO COMÉRCIO


Regresso a um tema já aqui abordado em Agosto, que me parece merecer a atenção de todos nós.

De facto, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) entregou na Assembleia da República um abaixo-assinado sob o lema “Liberte-se”, promovido aos balcões dos hipermercados, solicitando uma alteração do regime de horários. O objectivo é conseguir uma liberalização dos horários do comércio que possibilite a sua abertura aos domingos à tarde e nos feriados.

Os argumentos principais da APED a favor desta alteração prendem-se com a defesa da liberdade individual do consumidor, com o favorecimento da concorrência e com a defesa da iniciativa económica privada.

Por outro lado, a própria Associação de Defesa do Consumidor (DECO) veio dar uma ajuda à pretensão, argumentando que a liberalização dos horários iria permitir a aquisição de bens de uma forma mais calma e consciente, o que se reflecte na qualidade e no preço.

Começando pela argumentação da DECO, caberia perguntar pelo estudo em que se baseou para chegar a tal conclusão relativamente à qualidade e ao preço. O leitor sabe bem que se há sítio onde não faz compras de forma calma é nos hipermercados, onde acaba por comprar sempre mais do que aquilo de que necessita, dado o marketing extremamente agressivo que praticam e para o qual a maioria dos consumidores não está minimamente preparada.

Quanto ao que é afirmado pela APED, começaria por dizer que a distribuição está adaptada ao actual regime, já que as grandes empresas de distribuição que dominam o sector dispõem de segmentos de oferta variados, não precisando certamente de regimes que os protejam. Não se vê também em que é que o actual regime promove mais distorção à concorrência do que o agora proposto. O contrário é que seria verdade, dado que no comércio de rua é frequente os próprios lojistas estarem nas suas lojas enquanto estão abertas, o que seria impossível se estivessem abertas também ao domingo. Já a defesa da iniciativa privada, tal como é apresentada levará, se for levada à letra, à possibilidade de as lojas passarem a estar abertas 24 horas por dia, sete dias por semana.

A alteração pedida pela APED é mais um passo na total desregulação da vida da sociedade que levará a uma cada vez maior desumanização da mesma, mais parecendo um regresso à selva. Atrás da liberalização total dos horários virá inevitavelmente a total liberalização das relações contratuais, já que será necessário encontrar soluções para as novas situações criadas.

Não nos venham dizer que essas alterações virão melhorar o conforto e qualidade de vida da maioria da população, porque não é verdade.

Quanto à promessa de que os preços baixarão com essa medida, é uma afirmação que carece de demonstração, dado que os custos gerais de funcionamento da sociedade aumentarão inevitavelmente.

Publicado no DC em 1 de Outubro de 2007