segunda-feira, 1 de agosto de 2011

QUESTÕES DE CIDADES: O COMÉRCIO DE RUA

A evolução a longo prazo das sociedades é algo que escapa ao voluntarismo de atitudes e mesmo acções, por mais bem intencionadas que elas sejam. O mesmo acontece com as Cidades. Neste caso, o planeamento é crucial para impedir grandes males, mas é frequentemente incapaz de promover evolução num ou noutro sentido, havendo inevitabilidades a que não se consegue fugir, por mais ilógicas e injustas que pareçam ser. As últimas décadas foram particularmente infelizes no que toca ao desenvolvimento das nossas cidades, que muitos frequentemente confundem com crescimento. Isto apesar de nunca se ter falado tanto de Planos, seja a nível local, regional ou mesmo nacional. O que é facto é que as cidades cresceram sem limites, criando enormes manchas de ocupação nova e abandonando os seus centros antigos. Isso reflectiu-se na própria vivência dos seus habitantes. As viagens casa-trabalho e casa-lazer ou mesmo para compras tornaram-se mais longas e obrigaram à utilização do automóvel para tudo. Foi assim que os centros comerciais se tornaram atractivos, principalmente porque facilitam o acesso automóvel aos seus clientes; Claro que, para além disso, apresentaram outros aspectos, como a novidade de lojas de cadeias até então inexistentes nessas cidades, o tratamento de ar criando um ambiente artificial mas agradável durante todo o ano, o conceito de lojas âncora, etc.
Em paralelo, os centros urbanos foram perdendo atractividade, com consequências na perda de valor dos edifícios existentes, na rarefacção de moradores, na consequente degradação económica e social e, no fim, no afundamento do comércio de rua. Para isso é hoje evidente que contribuíram igualmente uma pedonalização excessiva e mal estudada dos centros urbanos, mais virada para o turismo do que para a comodidade dos moradores e comerciantes, bem como as leis das rendas, antigas e actual, desadequadas a uma utilização socialmente eficiente do edificado existente.
Não há hoje dúvidas de que a aposta nacional na construção civil através do crescimento urbano se reflectiu no abandono dos centros urbanos, através de uma relação entre reabilitação do edificado e construção nova que de tão baixa que é, constitui caso único na Europa (7% entre nós, contra um média europeia de 36%). É ainda certo que boa parte da nossa dívida externa está enterrada nessa construção civil nova das últimas décadas, verdadeiramente absurda.
Felizmente, os centros urbanos começam hoje a suscitar uma atenção nova por parte dos diversos intervenientes, sinal seguro de uma mudança que trará novos tempos que só poderão ser melhores. Desde logo, a própria crise económica que vivemos favorecerá a mudança do paradigma da construção nova para a renovação urbana. A alteração do clima de consumismo para hábitos de maior poupança leva a que muitos consumidores evitem os centros comerciais que facilitam as compras desnecessárias. Os agentes económicos estão também a mudar os seus comportamentos. Para além de já não apresentarem o carácter de novidade para os compradores, os centros comerciais terão atingido entre nós o nível de saturação de área de oferta, começando a apresentar muitos espaços de lojas fechadas. A nova preferência de alguns retalhistas pelo comércio de rua em vez dos centros comerciais é já um facto nas principais cidades e deverá alastrar às cidades médias, "puxando" pelo comércio já instalado que deverá, obviamente, acompanhar a qualificação da sua oferta. Cabe agora nestas novas circunstâncias, às entidades públicas, aos comerciantes e suas associações darem as mãos e aproveitar este clima com respostas conjuntas para uma revificação dos centros urbanos.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 1 de Agosto de 2011

quinta-feira, 28 de julho de 2011

A queda da gravata.

A  ex-secretária de Estado da Igualdade publica hoje no Público um texto realmente engraçado e muito revelador de uma determinada forma de ver o mundo, incluindo "a queda da gravata como símbolo fálico de uma masculinidade que terá de ser reinventada".
Enfim, os construtores sociais continuam com estas tretas, mais fáceis de dizer quando estão na oposição, claro.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

DOIS HOMENS COM O MUNDO A SEUS PÉS



Já pouca gente se lembrará, mas dentro de poucos meses faz vinte anos que o corpo de Robert Maxwell foi encontrado perto do seu luxuoso iate nas Ilhas Canárias. Terminava assim a história fabulosa de um dos maiores potentados da comunicação social do século XX. Na realidade, nunca se soube se a sua morte ocorrida em Novembro de 1991 se terá devido a acidente, a homicídio ou mesmo a suicídio. O que é certo é que foi enterrado no Monte das Oliveiras em Jerusalém e teve um funeral praticamente de Estado.

Robert Maxwell começou por baixo. Originário da Hungria, a sua família judaica foi praticamente dizimada pelos nazis em Auschwitz, destino a que escapou por ter fugido para Inglaterra apenas com dezassete anos. Durante a guerra participou em acções do exército Britânico por toda a Europa, tendo recebido altas condecorações em combate. Foi depois eleito para o Parlamento britânico pelo Partido Trabalhista. Mas o que tornou Robert Maxwell verdadeiramente conhecido no mundo inteiro foi o império de comunicação social que construiu. As suas empresas detinham títulos como o "Daily Mirror", o "Daily Record", o "Sunday Mail" e diversos outros jornais mesmo nos EUA como o "New York Daily News", além de editoras importantes como a "Pergamon Press" e outras. Era dono de metade da MTV na Europa.

No entanto, a sua actuação empresarial foi sempre discutível. Ao lado das empresas de comunicação social tinha as suas próprias empresas pessoais, para as quais foi desviando os recursos daquelas e mesmo os próprios fundos de pensões. Ao tempo em que morreu, os problemas financeiros e legais do seu império eram já impossíveis de esconder e logo em 1992 o filho declarou a falência com dívidas enormes.


Nas últimas semanas, o império de comunicação social de Rupert Murdoch sofreu um grande abalo com as denúncias de comportamentos no mínimo reprováveis por parte dos responsáveis e jornalistas dos seus jornais. Um dos jornais, o centenário "News of The World" foi mesmo encerrado, enviando várias centenas de profissionais para o desemprego. Cria-se a ideia de que muitos jornais são utilizados apenas para satisfazer os interesses económicos dos seu proprietários, lançando mão de todos os expedientes, por mais criticáveis e mesmos condenáveis que sejam. Desconfia-se, e certamente com razão, que essas mesmas técnicas serão usadas em muitos outros jornais e mesmo televisões do império de Rupert Murdoch que foi ao Parlamento Inglês prestar declarações com o filho, tendo sido prontamente desmentido acerca do que lá foi afirmar em sua defesa.

Infelizmente, tem-se vindo a espalhar uma ideia difusa de que muita comunicação social é hoje largamente dependente dos interesses económicos dos seus proprietários, ultrapassando mesmo a tradicional independência dos jornalistas. O que se tem passado em Inglaterra nos últimos dias, que se desconfia possa passar para o lado de lá do Atlântico onde Rupert Murdoch tem igualmente grande poder na comunicação social é um alerta sobre o que se passa nessa área tão importante da Liberdade em todo o lado, inclusivamente entre nós, precisamente quando se ouve falar em estreitas relações entre secretas e empresas de comunicação social.

Comecei esta crónica falando de Robert Maxwell e os leitores poderão perguntar a que propósito, já que morreu há vinte anos. Curiosamente há mais que coisas que ligam Murdoch e Maxwell para além dos impérios de comunicação social que erigiram. É que os dois homens lutaram nos já longínquos anos 60 pela compra do "News of The World" agora encerrado. Na altura, Rupert Murdoch levou a melhor sobre Robert Maxwell. Trágico destino de um jornal de escândalos tão intimamente ligado a dois dos mais escandalosos magnatas da comunicação social.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 25 de Julho de 2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

COIMBRA E OS INDICADORES


A recente publicação dos dados provisórios do “Censos 2011” merece alguma atenção e avaliação despida de preconceitos político-partidários. Perante a realidade de um copo de água, é sabido que o mesmo estará cheio ou vazio, conforme a perspectiva ou mesmo o desejo de dois observadores com interesses diferentes; e o curioso é que ambos têm razão.

O concelho de Coimbra tem agora menos 5.582 habitantes, o que significa uma diminuição de 3,6 % relativamente ao último censo de há dez anos. Isto é, a população residente no concelho passou de 148.443 para 143.052 entre 2001 e 2011.

Em relação ao resto do país, verifica-se que Coimbra já não se encontra de facto entre os maiores municípios em termos populacionais, situação que aliás não é nova. O investimento maciço nas duas principais áreas metropolitanas (Lisboa e Porto) só podia levar a esta situação em Coimbra, que se encontra ensanduichada entre elas. Mas Coimbra continua a ser claramente o município com maior população da região Centro, mesmo não contando com as dezenas de milhares de indivíduos que durante a maior parte do ano estão em Coimbra para estudar nas diversas instituições de ensino superior. E isto mau grado a política de policentrismo definida para a Região Centro há já alguns anos e que, como aqui tenho repetidamente referido, tem como consequência a diminuição da importância regional e mesmo nacional de Coimbra e da própria Região Centro relativamente a Lisboa e Porto.

As variações relativas entre os municípios vizinhos que com Coimbra mantêm relações de intimidade através das mais de quatro dezenas de milhares de deslocações diárias só vêm provar que, embora incipiente, existe uma metropolização do território à volta de Coimbra. Razão para que Coimbra assuma essa situação, sem complexos nem manias de grandezas, mas manifestando aos municípios vizinhos a disponibilidade e apoio para se encontrarem, em conjunto, soluções para problemas e necessidades comuns para além de QREN e actividades acessórias. Entre outros, o aspecto da habitação deve ser encarado de forma completamente diferente. Na realidade, enquanto houve aquela diminuição populacional, o nº de alojamentos dentro do município aumentou mais de dez mil e o número de edifícios cresceu cerca de 5.000, verificando-se esta mesma tendência em todos os municípios vizinhos apesar de, no conjunto, se terem perdido mais de 5.500 habitantes.

Mas os censos populacionais e de habitação não fornecem, nem de perto nem de longe, o retrato completo dos municípios, incluindo Coimbra. Se em termos populacionais Coimbra não é das maiores cidades do país, em termos económicos a situação é completamente diferente. Se, por exemplo, formos ver os índices relativos ao IRS constantes dos orçamentos de Estado para efeitos de determinação das transferências para os municípios, constata-se que Coimbra é actualmente o sétimo município do País em valores absolutos de geração de IRS, apenas ultrapassado por Cascais, Lisboa, Oeiras, Sintra, Porto e Gaia, neste caso com um valor praticamente igual. Isto é, Coimbra não perdeu valor no seu emprego e trabalho; antes pelo contrário, verificou-se uma subida constante do mesmo, apesar da ligeira diminuição populacional e da prolongada estagnação económica nacional.

Sendo certo que ninguém gosta de ver índices a descer, não é menos certo que a qualidade é bem mais importante que a quantidade. Nestes tempos em que a competição territorial se faz cada vez mais entre cidades, a afirmação pela qualidade e sustentabilidade é o que mais importa e já não o crescimento tantas vezes anárquico. A observação dos indicadores em conjunto diz-nos que Coimbra se deverá afirmar cada vez mais pela qualidade e que fará bem em coordenar esforços com os vizinhos para aumentar a força de todos, que neste caso será maior do que a simples soma das forças próprias de cada um.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 18 de Julho de 2011

segunda-feira, 11 de julho de 2011

UM RATING DE LIXO

A Europa resolveu-se finalmente a acender as luzes vermelhas às agências de notação financeira (rating) internacionais, com a Moody’s à cabeça. Não se trata de uma questão fácil, a não ser para quem se obstina a ver a realidade a preto e branco.
Na realidade, de acordo com os critérios financeiros habituais, a dívida pública portuguesa merece toda a desconfiança internacional. De facto, só nos últimos cinco meses a dívida pública directa portuguesa aumentou 13 mil milhões de euros (em Dezembro de 2010 era de 151 mil milhões de euros e em 31 de Maio de 2011 era  de 164 mil milhões de euros). E foi recentemente conhecido que o PIB português teve a terceira maior queda do conjunto de países que integra a OCDE, recuando 0,6% no primeiro trimestre.
Só que entretanto tudo mudou em Portugal, alias certamente em boa medida pela percepção deste problema pelos portugueses. Se bem que o legado recebido seja aquele, há agora um Governo que assumiu por completo e em definitivo o cumprimento dos compromissos do País perante as instituições internacionais e que só agora começa a trabalhar. Se o FMI e a União Europeia que nos emprestam o dinheiro não veem razões para não acreditar que vamos ser capazes de superar este momento extremamente difícil e preocupante, não deveriam se as agências de rating internacionais a atirar-nos definitivamente para o buraco. Mas não podemos também olhar para as agencias de rating de forma irracional até porque supostamente elas são  apenas as portadoras das más notícias e não o problema em si.
As agências de rating surgiram nos anos setenta quando as preocupações de regulação dos investimentos financeiros cada  vez mais especializados levaram a que para determinadas operações de crédito se passasse a exigir a avaliação de risco por empresas de rating independentes e creditadas. Essa atitude começou nos Estados Unidos e passou a ser seguida noutras partes do mundo. As agências passaram mesmo a ser indicadoras indiscutíveis de notação, em vez de simples emissoras de opinião. É assim que o próprio Banco Central Europeu tem exigido que para determinadas operações sejam consideradas avaliações de agências de rating, tendo quatro creditadas para o efeito: Standard & Poor’s, Moody’s, FitchRatings e DBRS. Parece, no entanto, que o peso da avaliação dessas agências no processo de decisão de instituições como o BCE tem sido claramente exagerado. Essa atitude, embora libertando as instituições do trabalho da elaboração da sua própria notação de risco e levando à adopão de critérios regulados, leva a que não se entre em linha de conta com factores correctivos que até são de um conhecimento mais aprofundado por parte dessas instituições, do que pelas agências de rating que apenas trabalham com números concretos.
Bem fez o BCE em decidir agora passar a não seguir automaticamente as notações das agências de rating nas suas relações com os Estados europeus e com os bancos europeus. Apetece dizer: finalmente.
De facto, compreende-se mal que para emprestar dinheiro aos próprios Estados Europeus, o BCE não tenha os seus próprios critérios, por mais exigentes que sejam, seguindo automaticamente as notações das agências de rating, que até são todas americanas.
Infelizmente, vão-se somando as razões para termos a percepção cada vez mais clara de que boa parte dos nossos problemas têm origem na pópria União Europeia e na incapacidade política dos seus actuais dirigentes, que têm apenas atitudes reactivas e demonstram total incapacidade para erigirem uma estrutura financeira comum que de facto garanta a protecção dos povos europeus e do seu modo de viver.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 11 de Julho de 2011

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Evangelho do Dia

                                   
(Mt 10, 1-7)  Naquele tempo, Jesus chamou a Si osseus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar osespíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades.São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro,Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filhode Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu;Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi quem O entregou. Jesusenviou estes Doze, dando-lhes as seguintes instruções:«Não sigais o caminho dos gentios, nem entreis em cidade desamaritanos. Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa deIsrael. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dosCéus».

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ELEIÇÕES E NARRATIVAS

Na última campanha eleitoral foi largamente utilizado um termo que não tinha aparecido nas anteriores campanhas. Muitos jornalistas e comentadores políticos referiram-se aos programas, propostas, justificações e tomadas de posição dos partidos como sendo narrativas. Sobre o que sucedeu nos últimos anos em Portugal, diziam que a narrativa do PS era esta e que a narrativa do PSD era aquela outra…

Ainda me lembro dos tempos de liceu em que tínhamos que ler muitos autores clássicos portugueses e, entre eles, Alexandre Herculano com as suas "Lendas e Narrativas". Ao ouvir agora classificar as posições políticas como narrativas, não pude deixar de me lembrar daquela obra célebre de um dos nossos maiores intelectuais do século XIX, que além de o ser, "meteu a mão na massa" isto é, assumiu em concreto os riscos das suas posições políticas liberais. E fui recordar o significado do termo "narrativa", por me parecer que a sua utilização neste contexto tem muito que se lhe diga.

De facto, "narrativa" tem um significado muito concreto, principalmente depois dos estudos que Roland Barthes lhe dedicou. Em termos simples, numa narrativa, determinados personagens participam em factos que se desenvolvem em sequência num certo espaço durante um determinado período de tempo. São narrativas os romances, os contos, os filmes, as canções, etc.

A classificação dos discursos políticos como narrativas significará, assim, que os partidos através do discurso dos seus responsáveis, constroem uma realidade ficcional que naturalmente funcionará com tão mais eficácia quanto mais agradável soar aos ouvidos dos eleitores.

Claro que os comentadores sabiam que havia muita falta de verdade nas justificações e tomadas de posição por parte de um dos principais candidatos. Em vez de o dizerem com clareza, vá-se lá saber por que razões, adoptaram o termo "narrativa"e, de caminho, passaram a classificar como narrativa as propostas e posições de todos os contendores políticos. Como quem diz, há aqui alguém que inventou uma bela história para convencer os eleitores, mas os outros também fazem o mesmo.

Convencidos da sua inteligência superior, imaginaram que as pessoas comuns não perceberiam a vigarice intelectual e a manipulação descarada que utilizavam nas suas análises e comentários, ajudados aliás por algumas sondagens bem estranhas.

De facto, nas eleições de Junho de 2011 a realidade veio impor-se à fantasia com tanta força, que levou à sua frente todos aqueles que se convenceram da possibilidade de que, através da utilização de meios sofisticados e telepontos vários, seria possível impor uma narrativa que enganasse toda a gente durante todo o tempo. Mas o que aconteceu foi que a maioria dos portugueses entendeu que tinha chegado ao limite a utilização de um discurso construído de forma a mascarar a realidade com um voluntarismo optimista e que seria melhor fazer já os inevitáveis e pesados sacrifícios antes que fosse tarde demais como se passa na Grécia.

O famoso livro de Almeida Garrett juntava lendas e narrativas. As lendas acrescentam às narrativas as alterações que lhes advêm por serem transmitidas oralmente através dos tempos, misturando factos reais com outros, produto apenas da imaginação humana. É assim difícil saber porque é que os comentadores e jornalistas adoptaram o termo narrativa e não lenda, mas como já Herculano os juntou, provavelmente a questão não terá assim tão grande importância.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra de 4 de Julho de 2011

segunda-feira, 27 de junho de 2011

COIMBRA SOFRE

Engana-se quem pensa que a indefinição sobre o futuro do metro ligeiro de superfície afecta apenas os cidadãos dos municípios da Lousã e Miranda do Corvo. A actual situação afecta igualmente Coimbra, afecta muito e não apenas pelo desequilíbrio metropolitano criado.

Relembro que as obras em curso no ramal ferroviário da Lousã tiveram o seu início em Dezembro de 2009, dizendo respeito aos troços da linha entre Serpins e o Alto de S. João. As obras referentes ao troço entre o Alto de S. João e o apeadeiro de S. José não foram iniciadas, dado que a Refer não procedeu ainda à sua adjudicação, embora tenha realizado o respectivo concurso. Por outro lado, como é conhecido, a certa altura foram retirados alguns trabalhos às empreitadas em curso, designadamente a colocação dos carris e da catenária; oficialmente, pretendeu-se evitar o roubo dos respectivos materiais, enquanto não se definisse o futuro do projecto. Como resultado boa parte das empreitadas, com excepção daqueles trabalhos, está a ficar pronta, isto é, os viadutos e túneis estão praticamente recuperados e foi colocado o sub-balastro em quase toda a extensão. O balastro ficou por colocar, atendendo à decisão de não colocar os carris. Claro que há zonas urbanas atravessadas pela linha férrea nos troços das actuais empreitadas, na Lousã e em Miranda do Corvo, que não poderiam ficar eternamente à espera do acabamento superficial, porque também lá passam veículos automóveis. Neste caso, está previsto que os carris assentem em vigas de betão, permitindo tráfego rodo e ferroviário. Surpreendentemente, em vez de colocar já a solução definitiva nesses locais, a Refer optou por alcatroar essas zonas, o que significa que, quando forem colocados os carris, se terá que desfazer todo este trabalho, com o aumento de custos e inerentes aborrecimentos acrescidos para as populações da Lousã e Miranda do Corvo.

Esta última decisão levantou legítimas dúvidas sobre uma eventual decisão escondida de substituir o modo ferroviário por autocarros na linha da Lousã, sistema conhecido por BRT. Receio infundado, dado que esse tipo de transporte apenas é possível em troços sub-urbanos planos. No caso concreto, teriam que ser colocadas guias nas numerosas travessias de pontes e túneis que baixariam de tal forma a velocidade de exploração que inviabilizaria completamente o sistema.

É um facto indesmentível que a Lousã e Miranda do Corvo estão a sofrer com a actual situação. O seu mercado imobiliário associado à mobilidade de e para Coimbra está extremamente afectado. Os seus moradores que trabalham em Coimbra são obrigados a percorrer a chamada Estrada da Beira que hoje não é mais do que uma rua com traço contínuo em quase toda a sua extensão, levando a que as deslocações diárias sejam um suplício. Miranda e a Lousã ficaram subitamente muito mais longe de Coimbra.

Mas Coimbra também sofre e muito. Desde logo, pelos atrasos que a situação traz à regeneração urbana da Baixa. Depois, pela própria indefinição das políticas de estratégia de urbanismo, acessibilidades e transportes da cidade. Por fim, não esqueçamos toda a carga de autocarros que durante partes importantes do dia utilizam as nossas vias urbanas, com as inerentes sobrecargas a nível de poluição, desgaste de pavimentos e formação de enormes filas de trânsito. Tudo isto constitui um custo enorme suportado por Coimbra, que começa a ser insuportável e a exigir tomadas de posição fortes e determinadas.

Os estudos económicos indicam que o projecto do Metro Mondego apenas se viabiliza com os troços urbanos dentro de Coimbra; o troço entre Coimbra e a Lousã/ Serpins será sempre deficitário, pelo que todos nós devemos pugnar pelo projecto na sua totalidade. Ninguém se convença que, com os actuais constrangimentos económicos do país que estão aí para dar e durar, a ultra-endividada Refer se disporá a arcar com os prejuízos da exploração de um ramal que foi, não é e certamente não será, só por si.

A actual situação é de não-decisão e traz custos elevadíssimos para todos. O que se pede é que, seja ela qual for, a decisão sobre o Metro Mondego seja tomada rapidamente, esperando-se que se opte, claro está, pela rápida conclusão das obras iniciadas, incluindo o troço urbano.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 27 de Junho de 2011