segunda-feira, 9 de novembro de 2015

DEZ ANOS

Passaram na semana passada dez anos sobre a publicação do primeiro “Visto de Dentro” no Diário de Coimbra. Curiosamente, tendo ido revisitar aquele texto, verifiquei que o poderia ter escrito nos dias de hoje. Está lá a necessidade de perspectiva construtiva sobre os problemas da sociedade, bem como a opção por evitar juízos morais, a que acrescento hoje a fuga a proselitismos, no respeito pelas opiniões alheias.
É assim que, com todo o gosto, e pedindo licença ao jornal e aos leitores desta crónica semanal, reproduzo aqui aquela crónica:
“Serve o título desta série de crónicas de opinião para indicar que o autor assume claramente um posicionamento no interior do actual sistema social, político e económico. E é a partir das suas observações desse ponto de vista que se propõe partilhar com os leitores do Diário de Coimbra os seus comentários que reflectirão as suas concordâncias, discordâncias e eventuais perplexidades suscitadas por diversas situações. O mundo de hoje, e particularmente Portugal, atravessa uma crise sentida por todos, decorrente de alterações profundas e muito rápidas da organização das sociedades a nível global, que se vêm adicionar a deficiências estruturais crónicas. Levantam-se questões novas que exigem frequentemente abordagens diferentes e soluções muitas vezes inovadoras. Tentar-se-á aqui fugir dos juízos morais que se transformam hoje amiúde em armas de combate político e de destruição, a fazer lembrar tempos inquisitoriais antigos que deveriam estar já bem enterrados. Optar-se-á sim por posições optimizadoras e construtivas, com o objectivo de poder contribuir para uma visão positiva da sociedade, que tão necessária é para melhorar a auto-estima dos concidadãos. Aproveito para lembrar uma pequena história certamente bem conhecida de muitos leitores.
Há muitos anos, um viajante passou por três canteiros que trabalhavam cada um sua pedra; á mesma pergunta sobre o que faziam, obteve três respostas distintas:
O primeiro respondeu que trabalhava para ganhar a vida; O segundo respondeu que talhava uma pedra; O terceiro respondeu que construía uma catedral.
O que acha o leitor? Sente-se de algum modo interpelado pela historieta? Ou acha que não tem nada a ver com os dias de hoje?”
A este texto inicial seguiram-se já 520 crónicas escritas e publicadas em tantas outras semanas sempre à segunda-feira, sem qualquer interrupção. Dez anos é de facto muito tempo. Deu para ver partir Pai e Mãe e muitos amigos e familiares, uns muito chegados, outros nem tanto, para o maravilhoso nascimento de netas e até para ver os gráficos dos monitores no hospital a ficarem subitamente todos horizontais após uma operação cirúrgica delicada e ter a felicidade de voltar a acordar poucas horas depois.
O “estatuto editorial” definido na primeira crónica foi sendo mantido com algum cuidado, embora tenha consciência de que em alguns dos textos a situação abordada ou mesmo o contexto pessoal levaram a que tivesse tido havido um pouco mais de acutilância na abordagem. Mas algures terei escrito algo que aprendi há muitos anos e costumo citar com frequência: admito tudo, fanáticos é que não, isto é, podemos ou devemos mesmo ser intolerantes com a intolerância.
Escrever a crónica semanal tornou-se um hábito, quando não mesmo uma necessidade. Às vezes perguntam-me como encontro temas para tantas crónicas. Quase sempre é a realidade que se impõe, mas acontece às vezes não ter vontade de escrever sobre ela porque muito francamente me aborrece e é então que saem os textos de que gosto mais. Outras vezes são as crónicas que ganham vida própria e, no fim, têm pouco a ver com o que comecei a escrever. Muitas crónicas obrigam a fazer algum estudo, porque descobri ter leitores que procuram informação onde eu supunha haver apenas opinião, embora o mais sustentada que me seja possível.

De vez em quando um leitor vem ter comigo a comentar este ou aquele aspecto, a discordar desta ou outra opinião. Principalmente para esses a quem agradeço as críticas e comentários, mas não nego que também para minha própria satisfação pessoal, continuarei a dedicar os sábados de manhã à escrita, até porque aquilo que calamos não existe.

Sem comentários: