Na noite da passada sexta-feira, a Biblioteca Joanina encheu-se para um concerto inédito, integrado nos VII Encontros Internacionais da Guitarra Portuguesa, organizados pela Orquestra Clássica do Centro. Para além de peças de compositores clássicos como Schubert e Mozart, foi possível ouvir composições de alguém que Coimbra bem conhece e ama: as Primaveras e outras peças de Francisco Martins.
A interpretação esteve a cargo de Natália Pikoul ao piano e de Richard Thomes ao violino. O leitor estará esta hora a perguntar-se sobre o que farão as obras de Francisco Martins neste programa, conhecendo-as como conhece, tocadas no instrumento mais característico da canção de Coimbra: a guitarra de Coimbra. E o ineditismo deste concerto esteve precisamente aí: no facto de composições habitualmente interpretadas à guitarra de Coimbra acompanhada por guitarra clássica serem tocadas por um duo composto por pianista e violinista.
A possibilidade de isto ter acontecido tem uma história longa e interessante. Há cerca de um ano, aquando dos VI Encontros de Guitarra Portuguesa, a Orquestra Clássica do Centro decidiu publicar em livro as partituras de algumas das composições de Francisco Martins. A razão dessa publicação percebe-se pelo facto de essas obras constarem de discos publicados e poderem portanto ser ouvidas e apreciadas pelos ouvintes interessados, mas não estarem à disposição de intérpretes, por não estarem escritas; situação esta que acontece alias com grande parte do reportório da guitarra portuguesa, que é passado de intérprete para intérprete, limitando a sua interpretação. Com a publicação das partituras, qualquer guitarrista em qualquer parte do mundo pode tocar as músicas, desde que as saiba ler, podendo ainda ser transcritas para outros instrumentos.
Quem fez esse trabalho difícil e exigente foi precisamente a compositora Natalia Pikoul, a partir das gravações existentes interpretadas pelo próprio Francisco Martins. Natália Pikoul é, tal como a sua irmã Marina uma excelente pianista, mas também compositora saída das melhores escolas de música de Moscovo, tendo passado ainda por Paris antes de se radicar em Portugal. As irmãs Pikoul são a prova de que a suposta supremacia histórica dos homens na área da composição musical não é mais do que o resultado do esmagamento da capacidade das mulheres também nessa área, que eliminou um património riquíssimo da história cultural da humanidade.
Estes VII Encontros deram a Coimbra a possibilidade de apreciar peças musicais de uma enorme beleza, trazidas por intérpretes do gabarito de Doc Rossi, Bruno Costa, Carlos Alberto Moniz, Artur Caldeira, Natália Pikoul, Richard Thomas, Virgílio Caseiro, ou os excelentes músicos do Fado ao Centro e ainda toda a Orquestra Clássica do Centro dirigida por David Lloyd.
Momentos houve de verdadeiro êxtase pela beleza das músicas e virtuosismo dos intérpretes, recordando-se aqui a performance superlativa de Artur Caldeira. Mas na memória perdurarão as Primaveras de Francisco Martins, monumento cultural da nossa Cidade, tocadas de uma forma nova e lindíssima na Biblioteca Joanina, em momento afectivo que uniu muitos dos presentes a quem, embora ausente fisicamente, lá estava também através da sua música.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 28 de Outubro de 2013
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