segunda-feira, 8 de outubro de 2018

COIMBRA, CAPITAL DE



O título desta crónica vai propositadamente inconclusivo, oferecendo a quem a lê a hipótese de colocar o remate que achar mais adequado.
Na realidade Coimbra já foi capital de muitas coisas e pretendeu ser de outras tantas. Foi, imagine-se, a primeira capital de Portugal, a Cidade onde o nosso primeiro Rei estabeleceu a sua Corte e onde vieram a nascer quase todos os reis da Dinastia que fundou.
Durante séculos Coimbra foi a verdadeira “Capital do Conhecimento” por nela se localizar a única Universidade do país. Por isso se diz que era também a Capital da Língua Portuguesa, onde aprendiam todos os doutores ou bacharéis que se espalhavam posteriormente pelo mundo, difundindo o conhecimento adquirido em Coimbra.
Foi capital de Distrito até essa divisão territorial e política desaparecer, para ser integrada numa Região Centro de que os mais diversos poderes sempre impediram que fosse capital, o que faria todo o sentido para bem de Coimbra e da própria região que não apresenta mais nenhuma cidade de dimensão média. Também não é capital da Região de Turismo em que se insere, nem lhe empresta o nome ou a sede.

Alguém sonhou que fosse Capital da Saúde, o que não sucedeu e está cada vez mais longe da realidade. Quando ouvi um antigo ministro da Saúde cá em Coimbra afirmar que a nossa cidade tinha uns HUC com uma dimensão que não se justificava e que ainda por cima existia do outro lado do Mondego o Hospital dos Covões também plenamente utilizado, o que era algo que já tinha desistido de entender, antevi o que hoje é já a plena e triste realidade. O Parque Tecnológico que era para ser também da Saúde é hoje uma pálida imagem do que poderia ter sido.
É, contudo, capital de obras e projectos inacabados. Sobre o Metro Mondego a que os governantes até em tempos deram a pomposo designação de Plano de Mobilidade do Mondego não é preciso grandes considerações face à vertiginosa descida de expectativas que, com sorte, ainda terminarão com mais uns autocarros sem via dedicada. A auto-estrada A13, talvez pelo azar que a designação lhe trouxe, incluiu uns viadutos gigantescos, mas morreu contra um monte ali pelas bandas de Ceira, ficando-se por ser uma excelente ligação a Tomar onde, de vez em quando, lá passam uns carros. A auto-estrada A14 vem da Figueira da Foz para desaparecer em Coimbra, dando lugar ao malfadado IP3, desgraçada via que substitui a auto-estrada que nos devia ligar a Viseu.
É também a capital das promessas falhadas. O novo Tribunal, que até já teve um projecto completo elaborado para o mesmo local onde ainda hoje está “previsto”, pago e tudo, continua a existir apenas numas vagas declarações ministeriais sobre novos projectos e estudos; claro que as últimas eleições proporcionaram que o estacionamento que lá existe há dezenas de anos passasse a ter melhor aspecto, mas não mais que isso. A nova Maternidade sai de vez em quando do esquecimento para ser motivo das mais desencontradas discussões, mais apetecendo dizer como em Alqueva: “construam-me, porra!”. E o mesmo direi para o parque de estacionamento dos HUC, sem mais comentários. Quanto à promessa do aeroporto internacional em Cernache, nem vale a pena falar, porque Coimbra não pode ser a Capital do ridículo isso, decididamente, nunca.
Perante tudo isto, que resta aos conimbricenses no ano da graça de 2018? Que Coimbra seja a Capital da Esperança. E a Esperança tem que estar nas pessoas de Coimbra. É tempo de acreditarmos nos conimbricenses todos, no conhecimento que detêm e na capacidade de realizar, com excelência, de que por cá se dá provas em suficiência. As mudanças nos paradigmas urbanos têm sido avassaladoras nos últimos anos e só se pode esperar que acelerem no futuro próximo. As actividades humanas, a todos os níveis, estão a sofrer profundas alterações e as cidades não fogem a essas mudanças Por isso é mais do que nunca necessária e urgente a máxima exigência para com os governantes nacionais, mas também e sobretudo para com os governantes mais próximos e para com todos os que democraticamente nos representam independentemente das ideologias e partidos. Para que Coimbra seja realmente a capital da Esperança para todos, progressiva, culta e progressista, finalmente livre de atavismos seculares ainda hoje causadores de injustiças e atrasos a todos os níveis.

Sem comentários: