segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Uma sociedade em mudança, mas para onde?

 


Sinal dos tempos: quando abro o jornal de manhã, vou directamente ao obituário verificar, sempre com alguma ansiedade, se entre os numerosos óbitos está o de alguém conhecido ou amigo. Essa secção, há poucas semanas, chegou a ocupar três páginas, andando agora normalmente pelas duas.

E, como é normal que suceda numa hecatombe desta dimensão com mais de duzentas mortes diárias em Portugal durante semanas, lá aparecem mesmo notícias do falecimento de pessoas apenas conhecidas, com quem nos cruzámos uma ou outra vez ao longo da vida ou mesmo com quem mantínhamos relações de amizade. O que se passa no cemitério do Alto de S. João em Lisboa que foi recentemente notícia na comunicação social é apenas um exemplo: uma nova secção de sepulturas aberta que levaria normalmente um ano a ser preenchida foi ocupada em 50% em apenas dois meses.

Os funerais que já por si são sempre para todos nós algo de penoso em que participamos por reverência para com a pessoa falecida ou para com os seus familiares transformaram-se em cenas de um irrealismo estranho.

O vulgar uso do telefone é outra dimensão da alteração dos relacionamentos. É a medo que se liga para alguém para saber como passa, tantas são as vezes em que do lado de lá nos respondem que «fui apanhado pelo bicho» e estou a ver em que dá.

Os casais jovens com filhos em idade escolar passam também por experiências difíceis. Ter os filhos em casa em permanência com «aulas» à distância, enquanto se trabalha em casa em regime do chamado tele-trabalho é uma experiência que até pode ter alguma graça durante uma semana mas que se torna um fardo difícil de suportar durante muito tempo.

A permanência absoluta das notícias sobre a pandemia nos telejornais é cansativa, causa ansiedade generalizada e muita confusão nas mentes. As notícias diárias sobre abusos e atropelos na vacinação que deveria ser um exemplo de dignidade e respeito dada a extrema urgência na sua realização não ajudam nada a que haja confiança generalizada no sistema. Espalha-se a noção de que o tão característico «desenrascanço» português se generaliza mesmo entre responsáveis em diversas áreas, da política à administração pública, privada e social.


Verifica-se a mais completa indefinição e mesmo confusão sobre o confinamento em áreas económicas. O facto de se poder levantar refeições completas em restaurantes de take-away exceptuando bebidas, incluindo uma simples garrafa de água, é algo que não lembra a ninguém. Tal como as únicas lojas que vendem livros que estão fechadas serem as livrarias também é algo de surreal.

As proibições. Claro que se têm que aceitar limitações aos contactos pessoais para evitar os contágios ao máximo. Mas uma sociedade democrática e liberal não pode aceitar essas proibições durante muito tempo sem que tal tenha consequências graves no seu funcionamento normal futuro. Algo que já é muito evidente nos dias de hoje é uma radicalização de posições pessoais a propósito de tudo e mais alguma coisa. Desde a política até às redes sociais, passando pelo simples contacto diário entre as pessoas, uma espécie de violência endémica parece vir à tona à mínima contrariedade. A substituição do milenar aperto de mão por uns murros, ainda que pacíficos, poderá ser muito mais significativa do que à primeira vista possa parecer.

E o medo, sempre o medo omnipresente. O medo que os portugueses têm entranhado no mais fundo do seu ser, depois de centenas de anos de Inquisição, e uns tantos de ditadura política de que só agora estávamos verdadeiramente a aprender a sair. Como não se sabe onde está escondido um bufo que nos denunciará, também o maldito vírus pode estar na maçaneta da porta de casa, no saco do supermercado, no teclado do multibanco ou no ar no interior do autocarro.

Só mesmo o medo de não conseguir mais uma vez umas migalhas explica que as associações empresariais não se levantem em força contra a nova vaga de obras públicas faraónicas para gastar a chamada «bazuca» de dinheiro oferecido pela União Europeia em vez de o utilizar para capitalizar as empresas endividadas até ao tutano e promover a competitividade. O Estado todo-poderoso que temos vira uma vez mais para dentro de si mesmo os dinheiros vindos de fora em vez de apoiar firmemente a economia portuguesa. Economia essa que gera os impostos que o Estado gasta e que estão longe de ser suficientes para garantir o funcionamento do Estado Social que todos queremos sem necessidade de pedir mais dinheiro estrangeiro para o financiar. E, não nos esqueçamos, o medo é o primeiro inimigo da Liberdade.
 
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 22 de Fevereiro de 2021
 

Sem comentários: