terça-feira, 11 de dezembro de 2007

HELP

Após o encerramento da cimeira fiquei a aguardar pela comunicação dos resultados.

Como não consegui obter qualquer informação na comunicação social, peço encarecidamente aos leitores deste blogue que me forneçam pistas que me levem a conhecer o que realmente resultou da cimeira. Em termos de informação concreta, estamos perante um autêntico buraco negro.

Recuso-me terminantemente a pensar que o Estado português gastou 10 milhões de euros para organizar uma festa sem qualquer significado para além de ter ocorrido.

Claro que o seguinte texto da BBC já corre na net:

«PERHAPS THERE WEREN'T ANY»

«The Portuguese Prime Minister, Jose Socrates, gave an extraordinary closing speech which spoke about bridges being built, steps forward being taken, and visions being pursued. He went off on such an oratorical flight, in fact, that I became mesmerised by the beauty of the Portuguese language and the elegance of his delivery. I was so bewitched that I didn't register any concrete points in the speech at all. Perhaps there weren't any. But it certainly sounded good.»


Jornalista da BBC, enviado a Lisboa, a propósito do discurso final do senhor presidente em exercício, retirado de “Portugal dos Pequeninos

Apesar de tudo, quero crer que é mais uma vez o espírito imperialista inglês, o mesmo do mapa cor-de-rosa, que produziu este texto.

OUTRAS REALIDADES

Após a cimeira Europa-África a RTP foi mais uma vez capaz do melhor, tendo tido a independência necessária para passar na íntegra uma reportagem na tenda de Kadhafi instalada em Lisboa.
Antes de partir, o líder líbio recebeu um grupo de gestores e empresários que, antes do encontro mostravam uma grande animação entre os quais se destacava Ângelo Correia.
No entanto, pouco após o início do encontro no interior da tenda, dois dos melhores gestores do país, António Mexia e Luís Filipe Pereira saem com o semblante carregado.
Questionados sobre o que se passara lá dentro, Mexia respondeu que se trata de uma realidade diferente, de uma realidade que é preciso conhecer (cito de memória) e mais não disse.
Evidentemente, os gestores viram ou ouviram algo que os chocou violentamente para tomarem a decisão de abandonar imediatamente o local, parando ali mesmo qualquer hipótese de continuar contactos com vista a negócios das suas empresas na Líbia.
Três comentários:
1) Seria interessante divulgar a tal realidade diferente.
2) Só dois gestores se vieram embora. Porque é que os outros ficaram?
3) A restante comunicação social eliminou esta ocorrência das notícias.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

DEGOLAÇÃO DE S. JOÃO BAPTISTA


A única obra com a assinatura de Caravaggio

CEIA EM EMAÚS

INVOCAÇÃO DE S. MATEUS

SETE OBRAS DE MISERICÓRDIA

DAVID COM CABEÇA DE GOLIAS (estranho auto-retrato)

CESTO DE FRUTA

SEMANA DE CARAVAGGIO


Embora essa história também mereça ser conhecida, não se trata aqui da Nossa Senhora de Caravaggio trazida para o nosso quotidiano por Luis Felipe Scolari.

Trata-se sim do pintor Michelangelo Merisi que terá nascido na cidade italiana da Caravaggio em 1571e que ficou conhecido pelo nome dessa cidade onde viveu.

Apesar de ter morrido com 39 anos, deixou uma obra absolutamente extraordinária.

A sua curta vida foi turbulenta, bem à imagem da época em que viveu. É bem a demonstração de que os Artistas estão muito para além da sua própria vida.

AS IGREJAS COMO PATRIMÓNIO CULTURAL

Se o leitor entrar na Igreja de Santa Cruz num qualquer dia da semana às nove da manhã, encontra o templo praticamente cheio para a celebração da Eucaristia.

Para além do facto de a congregação reunida ter como característica acentuada a predominância de cabelos brancos, o que se compreende dada a hora de trabalho, há outros aspectos que saltam à vista.

Em primeiro lugar, o templo encontra-se com a lotação quase completa, o que é muito significativo.

Por outro lado, somos apanhados de chofre pela sensação de que aquela celebração manifesta uma continuidade religiosa com mais de oitocentos anos, o que é impressionante. E apercebemo-nos de que a celebração eucarística é verdadeiramente a função primordial do templo, muito para além das cerimónias que regularmente se lá realizam, por ser monumento e panteão nacional.

Felizmente vai longe o tempo em que a classificação do património artístico e cultural da Igreja como de interesse nacional significava que o bem lhe era sistematicamente retirado e destinado a outros fins, o que não raras vezes significou a sua degradação e perda para sempre.

Ao longo de centenas de anos a Igreja Católica foi a criadora de um vastíssimo espólio cultural, constituído não só pelas igrejas e conventos, mas também por imagens, pinturas, peças de ourivesaria, panos valiosos, etc.

Se a comunidade em geral e o próprio Estado consideram esses bens como um património comum a preservar, o que no fundo é um reconhecimento da importância do cristianismo na constituição da nossa memória, não se deve esquecer o objectivo primordial da sua criação, que é o culto religioso.

Como templos abertos ao culto, as igrejas cristãs são lugares vivos que assim se distinguem dos museus, que servem apenas para conhecer ou visitar o passado.

A Igreja Católica, através da sua estrutura hierárquica, nomeadamente pela Conferência Episcopal, debruça-se com a maior atenção sobre o estudo da conservação e valorização do seu Património Artístico e Cultural.

Entre outras questões, a Conferência Episcopal considerou muito recentemente queinteressa particularmente à Igreja promover a correcta utilização pastoral e cultural do património”, aceitando ainda integrar uma comissão paritária com o Estado “que assegure um diálogo permanente, em ordem a conjugar esforços na defesa e valorização do património artístico da Igreja e a equacionar os problemas surgidos em lugares de interesse comum, como são os templos designados monumentos nacionais".

Como se vê, trata-se de uma questão que está na ordem do dia, existindo boas hipóteses de que esta nova abordagem venha a dar bons frutos, se o Estado acompanhar os esforços da Igreja Católica.

Publicado no DC em 10 Dezembro 2007