segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Artemisia, mulher forte, artista maior



Pode-se dizer que foi no atelier de Caravaggio que tudo começou. Pintor que só muito depois do seu desaparecimento viria a ser conhecido como um dos maiores da História da Pintura, pela força e novidade da sua pintura, em vez de o ser pela vida agitada que levou.
Filha do pintor Orazio Gentileschi que trabalhou com Caravaggio, Artemisia nasceu em Roma em 8 de Julho de 1593. O pai cedo reconheceu em Artemisia um talento excepcional, tendo mesmo feito dela sua aprendiz, em vez de algum dos seus cinco irmãos rapazes, contrariando o que era normal nesse tempo. Artemisia foi muito além do seu pai na pintura, demonstrando ter assimilado melhor do que ele as inovações artísticas de Caravaggio, designadamente no realismo das formas humanas, muito em particular as femininas, bem como no contraste entre luz e sombra.
Sendo mulher, sentiu grandes dificuldades em ser aceite em ateliers, tendo sido violada aos 17 anos pelo seu tutor, o pintor Agostino Tassi, após o que se seguiu um julgamento que a terá marcado ainda mais do que o acto que lhe deu origem. Por essa altura mudou-se para Florença, onde pintou para o Doge Cosme II de Médici, tendo a sua obra sido rapidamente reconhecida e foi mesmo a primeira mulher a entrar na Academia das Artes do Desenho daquela cidade, apenas com 23 anos.
Artemisia Gentileschi afirmou-se pela sua Arte, sendo célebres os seus quadros onde aborda temas frequentemente de grande dramatismo, com mulheres fortes e insubmissas e cenas de confronto pessoal baseadas nas mitologias ou bíblicas. A pintora utilizou frequentemente o auto-retrato para representar as heroínas dos seus quadros, como é o caso do quadro que representa a mártir Santa Catarina de Alexandria. Por esse motivo, e pela temática muitas vezes abordada, durante muito tempo considerou-se que a sua obra tinha origem auto-biográfica com base na sua experiência pessoal quando, na realidade, a sua pintura releva muito mais da sua personalidade independente e do temperamento próprio. Ao longo da sua vida tratou sempre com grande firmeza dos aspectos económicos ligados à sua actividade, para além de não se ter eximido a ter relacionamentos com outros artistas e mecenas. Artemisia, ao contrário do que era regra nos séculos XVI e XVII, negociava ela mesma as suas obras, fazendo frequentemente a sua promoção junto dos maiores mecenas, por toda a Europa, nunca deixando de vincar a qualidade do seu trabalho. Quer nos aspectos profissionais e artísticos, quer nos aspectos da vida pessoal, foi sempre uma mulher muito à frente do seu tempo, demonstrando uma independência pessoal e uma modernidade notáveis.

O primeiro quadro que assinou é o conhecido “Susana e os Velhos” de 1610, tema abordado por muitos outros pintores ao longo da História, mas em que a jovem Artemisia consegue já transmitir sensações intensas, com grande dramatismo e violência, quer pelo temor da personagem feminina, quer pela maldade e amoralidade explícita dos dois velhos. Este quadro é anterior à violação de que foi vítima, demonstrando que a temática que abordou ao longo da vida não foi consequência desse facto, mas da sua escolha deliberada.
Depois de Florença, Artemisia Gentileschi voltou a Roma, tendo ainda vivido e trabalhado em Veneza, Nápoles e em Inglaterra a convite do Rei Carlos I, regressando definitivamente a Nápoles que nesse tempo pertencia à Coroa d Aragão, onde terá morrido por volta de 1656.
Num mundo artístico que era então totalmente masculino, Artemisia Gentileschi afirmou-se por si própria, estando a sua obra ao mais alto nível, devido à sua genialidade. Hoje em dia, mercê da sua afirmação como mulher num mundo de homens, a que se junta a provação sexual por que passou enquanto jovem, muitos procuram ver traços feministas na sua obra. Contudo, tal consideração significa uma redução da sua obra, que se impõe definitivamente ao lado dos maiores artistas de sempre, independentemente do seu sexo.
As obras de Artemisia Gentileschi, podem ser admiradas nalguns dos melhores museus do mundo, como a “Alegoria da Pintura” em Roma na Galleria Nazionale di Palazzo Barberini, ou o brutal “Judith e Holofernes” em Nápoles no Museo Nazionale di Capodimonte, e ainda o impressionante “Yael e Sísera” no Museu de Belas Artes de Budapeste, ou o definitivo “Suzana decapitando Holofernes” na Galleria degli Uffizi, em Florença.

Angela Gheorghiu - Lascia ch'io pianga - Rinaldo

sábado, 1 de setembro de 2018

Carta do leitor no Diário de Coimbra

Como se costuma dizer, nem sempre, nem nunca.
Mas é agradável verificar que os nossos escritos são compreendidos. Mais isso do que uma auto-satisfação sem sentido só por se saber lido.
Agradeço os comentários simpáticos de João Boavida.




quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Défice orçamental

Há para aí muitos comentadores a mostrarem-se admirados porque a Esquerda adoptou também a política de controlo orçamental que antigamente era de Direita.
Quanto a isto tenho a dizer que aquela afirmação é falsa. A Esquerda apenas percebeu que o controlo orçamental não é de direita nem de esquerda. Foi tornado necessário pela pertença à União Europeia e ao Euro.
A questão está toda no meio de apresentar o n.º necessário a Bruxelas. O que está a acontecer é que as reduções estão a ser obtidas com recurso a cativações enormes, isto é, a cortes na despesa corrente dos ministérios colocando em causa a saúde, a educação e mesmo a segurança e ainda com um investimento público historicamente baixo. Mesmo assim, a despesa do Estado não diminuiu, antes subiu.
Por outro lado, nestes 3 anos não foi feita nem uma reforma estrutural que possa significar maior eficiência do Estado, nem crescimento decente da economia portuguesa.
Significa isto que:
- em primeiro lugar, o Governo e os partidos que o apoiam sabem que têm que cumprir os critérios orçamentais e adopta as políticas restritivas no funcionamento do Estado e não no funcionalismo;
- sem segundo lugar, a União Europeia fecha os olhos ao processo de chegar ao nº final, apenas interessando este;
-em terceiro lugar, o futuro está a ser condicionado por uma governação à vista, sem qualquer ideia estratégica para o país.
Tudo isto é sobejamente conhecido da classe política. No entanto, os partidos apoiantes do Governo engolem tudo o que é contrário ao que sempre disseram e o maior partido da oposição faz de morto, aguardando calmamente que, algum dia, o PS perca as eleições.
Pior não pode ser.

Auto-estrada Coimbra-Viseu

Esta notícia do Diário de Coimbra dá nota de que o Executivo Municipal de Coimbra, através do voto consciente e deliberado da sua maioria PS+PCP, reprovou uma proposta de que continuasse a ser defendida a auto-estrada entre Coimbra Viseu, mantendo-se a necessidade de reabilitar o actual IP3.
Ficamos a saber que a maioria que governa o país (PS apoiado por BE e PCP) tem na maioria do executivo municipal de Coimbra um fiel apoiante, mesmo quando isso é notoriamente contrário aos interesses de Coimbra e da região.
Fica a notícia para memória futura.


segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Vidas agitadas, com deslumbramento



Em República, é pacífico que o exercício de funções se deva ao mérito pessoal e não a qualquer outra causa, seja por nascimento, ou por outras condições de vantagem económica. Há, contudo, outras situações que por vezes se verificam, que se podem considerar simétricas daquelas e que trazem consigo outros problemas. Refiro-me a algum fascínio por pessoas que, como se costuma dizer, tiveram muito sucesso na vida, vindo de baixo, ou dito de outra maneira, que se fizeram a si próprias
Se esse sucesso pessoal é normalmente digno de respeito e até de admiração, sucede também às vezes se abusa dessa consideração, assistindo-se depois a quedas gigantescas, porque demasiado alto se subiu. É que o deslumbramento pelo sucesso, seja de exercício de poder ou de acesso a condições económicas muito favoráveis é propenso ao desvario e falta de bom senso que conduz aos disparates comportamentais mais absurdos e incompreensíveis. Atitudes essas que frequentemente os colocam na mira da Justiça, quer venham a ser acusados ou não, ou mesmo condenados.
Oliveira e Costa foi sempre uma personagem humilde, tendo continuado a viajar de comboio em 2ª classe mesmo quando era secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Saído da política, construiu um banco, o BPN que, na sequência de actos de gestão mais que duvidosos, acabou intervencionado pelo Estado, tendo os contribuintes lá colocado até agora mais de 7 mil milhões de euros, não estando o processo ainda terminado. Oliveira e Costa foi condenado a 14 anos de prisão efectiva, em relação com esta sua actividade como banqueiro. 

Outro administrador do BPN saído da política que teve problemas com a Justiça foi Dias Loureiro que, no entanto, ao contrário de Oliveira e Costa, viu arquivado pelo Ministério Público o inquérito em que foi investigado por decisões tomadas como banqueiro. Dias Loureiro também teve um início humilde, tendo-se tornado rico depois da sua passagem por Sec. Geral do PSD e pelo Governo onde chegou a Ministro de Cavaco Silva. Ironicamente, veio a caber-lhe a honra duvidosa de enterrar o chamado cavaquismo com a sua acção enquanto Ministro da Administração Interna ao mandar a polícia de choque contra os manifestantes da Ponte 25 de Abril.
Curiosamente, aquelas mesmas manifestações da Ponte marcaram o início da carreira política de Armando Vara que chegou a ministro da Juventude e do Desporto de António Guterres. Mas, terminada a carreira política de forma algo inglória, Armando Vara encetou uma carreira de gestor, terminando como Administrador da CGD, ele que tinha começado por atender clientes num balcão da Caixa algures em Trás-os-Montes. Armando Vara está condenado a pena efectiva de prisão de 5 anos, pelo caso “Face Oculta”.
De Trás-os-Montes é também originário Duarte Lima que, de origens modestas, veio para Lisboa para a política com muito sucesso, para além de se ter tornado numa personagem conhecida pelo altíssimo nível de vida que passou a ter, de forma mesmo ostensiva. No meio dos vários processos judiciais em que está envolvido, um há em que já foi condenado a 6 anos de cadeia, o caso Homeland.
Simbolicamente, Arlindo de Carvalho, juntamente com Oliveira e Costa, sentou-se no banco dos réus num caso de burla qualificada no valor de dezenas de milhões de euros, tendo o Ministério Público pedido pena efectiva de prisão para ambos. Arlindo de Carvalho começou a sua carreira pública como um obscuro vereador da Câmara de Cascais, tendo chegado a Ministro da Saúde com Cavaco Silva. Recordo-me de que, no auge da sua carreira política enquanto ministro, deu uma entrevista de vida ao jornal Expresso. Perguntado sobre o que constituía para si o sucesso, respondeu de forma definitiva, virando a aba do casaco de forma a mostrar a sua marca e respondendo com orgulho: “vestir Hugo Boss”.
De forma significativa para o Regime, nenhum dos citados nesta crónica que foram condenados está na cadeia. Perde o regime que mostra estar à sua mercê e, talvez pior, espalha-se a ideia de que o importante é não ir parar à cadeia, faça-se o que se fizer.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

REVIVE - Convento de Santa Clara

Quando vi a notícia de abertura de concurso para apresentação de propostas para o Convento de Santa Clara no âmbito do programa REVIVE, soltei uma exclamação: até que enfim.
Afinal o Convento de Santa Clara em causa é o de Vila do Conde e não o de Coimbra e o processo foi aberto pela Câmara Municipal de Vila do Conde.
Tristeza.
Quando chegará a vez de Santa Clara a Nova? Em Coimbra, claro está.
Ver aqui:
http://revive.turismodeportugal.pt/node/405

Alternativas

Felizmente, o sistema partidário está a começar a dar de si e a permitir alternativas coerentes a quem percebe que o PS com a geringonça está a atirar o país para uma eternidade económica medíocre apenas possível porque estamos na União Europeia que paga o necessário para nos manter lá e um PSD que mostra aspirar apenas a substituir o BE e o PCP na geringonça. E não me refiro apenas à Aliança de Santana Lopes, mas a outras alternativas que estão a surgir. Sejam bem vindas.