terça-feira, 2 de abril de 2019

Sabedoria do Malhadinhas


Diz o Malhadinhas, de Aquilino Ribeiro:

"Quanto à língua, cortaram-me a trave ao nascer; mas nunca levantei falsos testemunhos, nem acoimei mulher honrada, nem de cornel sujeito que não tivesse testa para marrar. Guar-te de homem que não fala e de cão que não ladra, por isso eu sempre falei, falo e falarei franco até morrer, pois se nós o temos no pensamento, acautelá-lo da boca só por ronha ou cobardia."

segunda-feira, 1 de abril de 2019

CULTURA, COIMBRA, 2019



No passado dia 24 de Março, dezenas de pessoas tiveram a oportunidade de assistir a um dos melhores concertos dos últimos tempos, em Coimbra. Na antiga Igreja do Convento de S. Francisco, a Orquestra Clássica do Centro apresentou um programa excepcional, seja pelas peças apresentadas, seja pela qualidade das interpretações, seja ainda pelo contexto do Concerto.
Tratou-se do Concerto de encerramento de uma Masterclass sobre direcção de orquestra, dirigida pelo internacionalmente consagrado Maestro Johannes Schlaefli que é também Professor na Universidade de Belas Artes de Zurique, numa acção conjunta da OCC e daquela Universidade. O programa incluiu o Concerto para Violino de Mendelssohn e a Terceira Sinfonia de Beethoven, obras sobejamente conhecidas e apreciadas por todos os amantes da Música. No Concerto para Violino, a orquestra foi dirigida pela jovem maestrina coreana  Holly Choe participante e o solista foi o violinista português Manuel de Almeida Ferrer; como comentário, apenas se poderá dizer que quem não assistiu ficou a perder, tanto pela prestação da orquestra, como pelo brilho da actuação do jovem violinista a quem se augura um grande futuro artístico. Na SinfoniaHeróica a orquestra foi dirigida, nos seus andamentos, sucessivamente pelos jovens maestros Johannes Zahn da Alemanha, Jonas Bürgin da Suíça e maestrina Nil Venditti de Itália. Também nestas interpretações o público aplaudiu calorosamente, dada a qualidade das interpretações.
O Concerto e, principalmente a Masterclass que lhe deu origem, constituíram uma forma de cooperação internacional exemplar, com participantes portugueses, mas também da Suíça, da Alemanha, de Itália e da Coreia do Sul. Foram estabelecidos laços culturais, pessoais e profissionais entre instituições nacionais e estrangeiras, assim se construindo uma cooperação transnacional de que Coimbra foi o centro agregador.
A formação, a nível superior, de artistas jovens que, pelo seu papel irão num futuro já próximo dirigir formações orquestrais em Portugal e no resto do mundo constitui um instrumento privilegiado de definição de uma estratégia cultural a longo prazo. A cooperação transnacional vem “reforçar o alcance, a diversidade e a dimensão europeia da oferta cultural” em Coimbra, melhorando igualmente o seu perfil internacional, não nos podendo esquecer da impressão sobre a Cidade que os participantes estrangeiros vão contar no regresso aos seus países. A sua deslocação a Coimbra não foi em turismo, mas para participar numa actividade cultural, não deixando, no entanto, de ter proporcionado a criação de uma visão da Cidade que transportaram consigo. Por outro lado, os músicos portugueses que participaram na Masterclass, bem como os da OCC, tiveram contacto com outras formas de abordar a arte que é igualmente a sua profissão, enquanto se pode dizer que se internacionalizaram e participaram na construção de pontes culturais com outros países.

Há duas semanas, o grupo encarregado pela Câmara de preparar a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 promoveu a realização de um fórum internacional destinado a discutir e reflectir sobre as capitais europeias da cultura do século XXI. Foi possível ouvir especialistas portugueses e estrangeiros aconselhando à preparação da candidatura, mas não ainda sobre a própria candidatura, sabendo-se da sua complexidade, das várias cidades que já preparam concretamente as suas candidaturas e ainda que a abertura oficial das candidaturas terá lugar em 2021, já amanhã, portanto. Contudo, não posso deixar de dizer que, sinceramente, não gostei de ouvir Artur Santos Silva sugerir que Coimbra vá ter com a Casa da Música do Porto para preparar a sua programação na área da Música, como se Coimbra não tivesse capacidade para o fazer.
Foi por isso que, pessoalmente, não pude deixar de pensar em todas estas circunstâncias ao assistir ao Concerto da OCC, onde não vi qualquer elemento da comissão daquela candidatura o que, convenhamos, não deixa de ser estranho. E não deixa de ser interessante verificar como a realização da iniciativa levada a cabo pela OCC constitui, na prática, um exemplo perfeito de como Coimbra se deve organizar para conseguir o objectivo de vir a ser Capital Europeia da Cultura em 2027.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 1 de Abril de 2019

sábado, 30 de março de 2019

Rui de Alarcão

Na Quinta das Lágrimas foi hoje homenageado o magnífico Reitor Rui de Alarcão, recentemente falecido. Entre as diversas projecções, foi incluída a foto de uma crónica que escrevi sobre o homenageado, que muito admirava e que fazia o favor de me dar preciosos conselhos, sempre que tínhamos oportunidade de conversar. Saudade imensa.


Yo Tengo Tantos Hermanos - Elis Regina canta Yupanqui

BREXIT

Ontem foi 29 de Março de 2019. A data prevista para a saída do Reino Unido da União Europeia. Saída que não houve. E O Reino Unido está cada vez mais desunido, dando uma imagem lamentável da sua vida parlamentar tão antiga que tem servido de modelo às democracias ocidentais desde há séculos. Se fosse preciso mais uma prova da degradação britânica desde o desaparecimento do seu império, ela aí está. Infelizmente, qualquer que seja a saída da situação criada, haverá sequelas graves no país e em toda a Europa.

quinta-feira, 28 de março de 2019

Defesa da intimidade pessoal

Muitas vezes não acreditamos em certas coisas. A não ser quando acontecem connosco. A vigilância que as grandes empresas da internet exercem sobre nós começa a ser aterradora.
Ontem mandei um mail, pela conta gmail, para a editora de uma revista internacional de economia. Zás! Hoje começou a aparecer no meu "feed de notícias" do facebook, como por acaso, publicidade à assinatura da revista. Podia pensar que é uma coincidência, mas não é. Já é a segunda vez que detecto uma circunstância deste tipo.

segunda-feira, 25 de março de 2019

CONFIANÇA!



Embora não tenhamos imediata consciência desse facto, a nossa vida depende cada vez mais de algo intangível como é a CONFIANÇA. Durante muitos milhares de anos o Homem teve uma relação directa com a Natureza, que lhe fornecia tudo aquilo de que necessitava. E assim, aproveitando e modificando o que o rodeava, foi evoluindo e desenvolvendo sociedades cada vez mais cultas e sofisticadas. As revoluções industriais clássicas não alteraram a relação com o que nos rodeia em substância, apenas permitiram a construção de cada vez mais objectos que nos foram facilitando a vida e criando melhores condições para enfrentar as dificuldades que a própria Natureza ainda nos cria.
Contudo, houve um momento em que o desenvolvimento industrial levou a uma alteração radical na relação individual de cada um de nós com aquilo que nos rodeia e que sofreu uma enorme artificialização. Todos nós passámos a ser utentes de algo que muda permanentemente, que não conhecemos em detalhe e que qualquer um de nós nunca poderia replicar, caso disso tivesse necessidade. Apenas sabemos como utilizar.
É aqui que entra o conceito de confiança. O mundo actual baseia-se na confiança, que se tornou algo de fundamental. Contudo, como todos sabemos, a confiança em seja o que for, pode demorar anos a construir-se para desaparecer em escassos momentos. Desde o que comemos, aos remédios que tomamos, aos transportes que utilizamos e, mais recentemente, àquilo que consumimos e partilhamos no mundo digital da internet, só o podemos utilizar porque acreditamos que são conformes a regras pré-estabelecidas que garantem a segurança e nos transmitem confiança como utilizadores.
Os recentes acidentes com os novos aviões Boeing 737 MAX 8 são um grave teste a essa confiança. O primeiro ocorreu em Outubro passado na Indonésia e foi encarado como mais um dos, felizmente, raríssimos acidentes aéreos que todos sabemos acontecerem de vez em quando devido a diversas causas, mas que não nos retiram a confiança em entrar num avião. Contudo, um segundo acidente com um avião idêntico no dia dez deste mês e, sobretudo, em circunstâncias muito semelhantes às do acidente anterior, provocou ondas de choque por todo o mundo que levou a deixar em terra todos os aviões daquele modelo.
As primeiras informações sobre as causas dos dois acidentes apontam para um factor comum, uma falha num determinado sensor que indica uma falta de sustentação das asas ligado a um sistema que, automaticamente, obriga o focinho do avião para baixo, para recuperar a sustentação. Falhando o sensor, o sistema assume a falta de sustentabilidade e actua como descrito. Sucede que estes novos aviões não prevêem procedimento manual alternativo em caso de avaria, deixando os pilotos na desgraçada situação de não poderem fazer nada contrário às ordens dos computadores de bordo. E assim se despenharam dois aviões novos, matando 349 pessoas.
A evolução da tecnologia é uma constante, e a aviação comercial não existiria como a conhecemos hoje, se tal não sucedesse. Contudo, nos últimos anos assistiu-se a uma desregulação no fabrico dos aviões, fazendo as autoridades americanas, encarregadas da regulação, fé nos relatórios dos fabricantes. Parece ter sido este o caso, tendo a Agência Nacional de Aviação dos Estados Unidos aceite sem discussões um relatório técnico da Boeing sobre o novo sistema.

É evidente que, quer a Boeing, quer a autoridade reguladora americana, estão agora a estudar o desenvolvimento do sistema para que este tipo de acidente nunca mais volte a suceder. Entretanto, estes aviões estão todos no solo aguardando pelas alterações e muitas vendas foram já suspensas ou mesmo anuladas, causando prejuízos gigantescos a um dos dois maiores fabricantes de aviões comerciais do mundo.
Mas o maior prejuízo será certamente a perda da confiança na aviação civil, sendo grave chegarmos ao ponto de não poder confiar nos próprios fabricantes dos aviões e pior, nas autoridades reguladoras.
Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 25 de Março de 2019

Eça

O busto de Eça de Queirós no Penedo da Saudade, em Coimbra. Está como ar de quem andou a meter o nariz onde não era chamado.

Boas notícias

Mensagem recebida do CHUC:
Vamos dar-lhe uma boa noticia.Hoje ajudou a salvar uma vida!Transfundimos a dadiva de sangue que efectuou para o SSMT CHUC em 12-03-2019.Muito Obrigado

quarta-feira, 20 de março de 2019

CHEGADA DA PRIMAVERA




Logo, às dez da noite chega a Primavera. No equinócio da Primavera, a Eclíptica passa para o lado de cima do Equador e, no hemisfério Norte, os dias começam a ser maiores que as noites. É o ponto vernal, importante por servir de referência para as coordenadas celestes e nossa orientação.
Mas, como a Arte sublima a realidade, aqui fica a Primavera que interessa. Deve-se a Botticelli.


terça-feira, 19 de março de 2019

Elis Regina - Cartomante (Fortuneteller)

DIA DO PAI

Neste dia, em especial, recordo o meu Pai de quem, à medida que o tempo passa, mais saudades tenho. A falta que um Pai faz não se descreve e suporta-se sabendo que é a lei da vida. Ajuda pensar nos filhos e netos, mas a distância física é também difícil e as fotografias que se observam ao mínimo pormenor apenas ajudam um pouco.