segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Portugal e a defesa comum europeia



Pelo início do processo parecia que ia correr mal e ainda hoje não se percebe porquê. De forma algo surpreendente, no dia 13 de Novembro Portugal não participou na reunião em que 23 países da União Europeia assinaram um documento que lançou as bases para que, finalmente, a União venha a ter uma Defesa comum: a denominada Cooperação Estruturada Permanente (CEP). Portugal foi um dos quatro países que ficaram de fora, o que levantou as maiores dúvidas e perplexidades quanto à posição portuguesa sobre a futura Defesa e Segurança da Europa. Esta iniciativa é estratégica para a Europa e tardavam a surgir as decisões para dar início à chamada PESCO (cooperação reforçada na área da segurança e defesa da União Europeia). Este processo que agora se anuncia deverá demorar pelo menos uns dez anos a ser uma realidade prática e terá reflexos muito importantes na organização das Forças Armadas dos países europeus, por exemplo nos equipamentos militares ou na cibersegurança, cada vez mais importante. Acresce que, se Portugal é membro da NATO, também o são 22 dos países europeus do grupo da CEP, pelo que não é essa condição que impediria a não participação do nosso país na nova estrutura europeia. Aliás, genericamente, a futura CEP é vista pela União Europeia como uma força complementar à NATO, que não pretende substituir na defesa coletiva dos seus membros, mantendo-se como uma estrutura de defesa mais alargada a nível internacional. Dos países em falta, tirando o Reino Unido em processo de auto exclusão da União, além de Portugal e da Irlanda que já confirmou ir aderir à CPE, ficam a Dinamarca que logo na sua entrada para a União informou que nunca participaria em políticas militares comuns e Malta, também por motivos históricos ditados por tratados assinados em tempos idos.
O mundo é hoje muito diferente do que era há poucos anos. A União Soviética desapareceu por implosão, o terrorismo islâmico é uma ameaça permanente e os EUA iniciaram, com Trump, um caminho de afastamento da Europa que deverá ser definitivo numa nova ordem mundial em que a China passará a ser uma potência que, dentro de pouco tempo, deverá ser dominante no mundo. A Rússia, que é hoje apenas uma potência regional, está ansiosa por se afirmar para o que usa todos os meios ao dispor, de alguma forma legítimos como os energéticos, ou ilegítimos como se torna cada vez mais evidente, através do que se pode chamar intervenção cibernética abusiva, ou mesmo o apoio a divisionismos nacionalistas. Acima de tudo, tenta enfraquecer a União Europeia que está mesmo ao lado e é uma potência económica com uma capacidade centrípeta muito forte relativamente aos países do antigo Pacto de Varsóvia. Por todas estas razões, a União Europeia precisa de encontrar formas de entendimento para que os países da União garantam, em conjunto, uma voz comum em matéria de capacidade de defesa e segurança. Não se trata de construir um exército europeu, embora haja alguns países que o defendam, mas de encontrar processos comuns de decisão, de partilha de procedimentos e de equipamentos.
Surpreendido negativamente pela ausência de Portugal na assinatura do documento de 13 de Novembro, o Presidente da República considerou que “seria um erro histórico o parlamento não aprovar, por falta de diálogo, um projeto de apoio à adesão de Portugal ao mecanismo de defesa comum europeia”. Referia-se às diferentes posições dos partidos “europeístas” da Assembleia da República que parecia irem desembocar numa falta de consenso sobre esta matéria. Claro que do PCP e do BE não viria nenhuma posição construtiva percebendo-se, por detrás de pacifismos serôdios, as velhas lutas contra a União Europeia e, em particular, contra o aprofundamento do relacionamento entre os países europeus que cada vez torna mais difícil o regresso a uma Europa sem União.
A recusa de um futuro exército europeu era precisamente uma das condições que o PSD e o CDS exigiam ao PS que ficasse inscrita na deliberação da Assembleia da República com vista à formalização da adesão de Portugal à PESCO no Conselho Europeu que se realiza hoje, 11 de Dezembro. Além desta condição aqueles partidos exigiram ainda que a decisão da AR incluísse a rejeição da especialização das Forças Armadas e que a cooperação permanente seja complementar à participação na NATO e não conflitual. Apesar de alguma discussão que, a bem da verdade, não foi nada esclarecedora, o PS aceitou incluir estas condições e, na quinta-feira passada, foram aprovadas as resoluções propostas pelo PSD, pelo PS e pelo CDS recomendando a adesão de Portugal à CPE da União Europeia, sendo rejeitadas as resoluções contrária propostas pelo BE e pelo PCP.
Como se costuma dizer, tudo está bem quando acaba bem. Mas houve neste processo algumas situações lamentáveis em plena Assembleia da República que, por envolverem questões de soberania e, por isso mesmo, da máxima importância para o país, se espera não constituam sintomas de ligeireza e falta de convicções dos principais responsáveis da área da Defesa.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Belmiro de Azevedo





A vida política ocupou de tal forma o espaço público em Portugal, que a vida económica parece ter sido relegada para um plano inferior de importância para todos nós. Tal situação é, em grande parte, consequência das dificuldades económicas do país que nos últimos 40 anos se traduziram, designadamente, em três pedidos de ajuda financeira ao exterior. Como é evidente, essas situações não foram causadas pela economia portuguesa e sim pela política, isto é, pelas asneiras, incompetência e vai-se agora sabendo, mesmo pela corrupção que grassa entre a classe política até ao mais alto nível.
O Estado, apesar da grande carga fiscal a que obriga os portugueses e as empresas, tem tido a capacidade de gastar mal o dinheiro dos impostos e essencialmente de o desperdiçar de forma muitas vezes inacreditável até para o senso comum, acabando por reflectir sobre todos o custo das suas más opções.
O que sustenta toda a máquina pública é o dinheiro gerado pelas empresas privadas, sejam pequenas, médias ou grandes. Tudo o resto, incluindo o chamado sector empresarial do Estado, vive exactamente do produto gerado por essas empresas. Isto é muito diferente de afirmar que o Estado não deva existir, antes pelo contrário. O Estado tem funções essenciais de soberania e de solidariedade e reequilíbrio social para com os seus cidadãos que necessitam de apoio, como a Saúde, a Educação e a Justiça. Os seus agentes têm é que respeitar o dinheiro dos impostos como resultado do esforço de muitos portugueses e não como um manancial de meios financeiros colocados à sua disposição para desperdiçar a seu belo prazer.
Tudo isto conhecia o Eng. Belmiro de Azevedo, que agora nos deixou, muito bem. Grande empreendedor, um dos maiores em Portugal, grande construtor de valor, nada o aborrecia mais do que ver certos políticos destruir o que ele, como muitos portugueses a outros níveis, constroem no dia-a dia das suas empresas. Como sempre se recusou a depender do Estado, fosse como fosse, dizia em público o que muitos calam, por de alguma forma terem que negociar com esse mesmo Estado.
O sem procedimento como investidor pautava-se pela independência, mas também por uma extrema exigência de rigor e competência em toda a cadeia de construção de valor, desde a decisão de investimento na base de estudos económico-financeiros rigorosos, até à exploração final dos estabelecimentos comerciais e industriais, passando pela fase da construção. Ao contrário do que sucede nos investimentos do Estado, na SONAE qualquer obra deve ser objecto de estudo minucioso nas suas alternativas até se encontrar a solução mais eficaz ao seu objectivo, gastando-se na fase do projecto aquele tempo que não se pode depois gastar na obra não cumprindo prazos. Tempo e dinheiro, já que as obras não podem custar mais do que o orçamentado. E a sua ordem de recusa de pedidos de corrupção para facilitar algum investimento ia de cima até abaixo no grupo.
A SONAE começou pelas fábricas de contraplacado de madeira e laminados, numa dimensão reduzida, ainda nos anos 70. Com Belmiro de Azevedo transformou-se no grupo gigantesco que é hoje, empregando mais de 40.000 pessoas. As lojas de distribuição, com o Continente à cabeça, mudaram para sempre o panorama do comércio em Portugal. Lembro-me bem das queixas que se ouviam sobre o papel dos distribuidores acusados de retirarem a maior fatia do valor dos produtos, em detrimento quer dos produtores, quer dos comerciantes. Ao alterar a cadeia, associando a venda à compra directa aos produtores, contribuiu de forma decisiva para baixar a inflação e impor profissionalismo na própria agricultura e pecuária do país.
Os hipermercados e centros comerciais tornaram-se na imagem de marca do grupo SONAE, tendo-lhe dado músculo financeiro para crescer em muitas outras áreas de negócio, desde o comércio às telecomunicações e à própria comunicação social, com o jornal Público. Mas há um ou dois aspectos da vida do grupo SONAE curiosamente pouco referidos na comunicação social que dizem muito sobre a visão empresarial do Eng. Belmiro. A sua ligação à indústria nunca se perdeu, antes pelo contrário. Em períodos longos de prejuízos das fábricas de contraplacados e MDF, em vez de se livrar delas, colocava a distribuição a pagar esses prejuízos até voltar o lado positivo do ciclo e aproveitar então para expandir a área industrial pela Europa, onde é hoje um dos grupos fabricantes de relevo. Por outro lado, preveniu o futuro do Grupo, preparando a sua sucessão de forma inteiramente profissional, como sempre fez na vida empresarial. Se hoje está um filho à frente dele, é porque foi considerado o mais capaz entre os gestores do grupo.
Durante toda a sua vida, o Eng. Belmiro nunca deixou de se actualizar no que diz respeito às técnicas de gestão e transformou o próprio Grupo numa grande escola de gestão, mas resistindo às tentações de enveredar pela finança espulativa, não vendendo empresas produtivas para transformar em participações financeiras. Assim contribuiu sempre, ao mais alto nível, para o desenvolvimento económico do país. E o reconhecimento desse valor para o país é, penso eu, a maior homenagem que, merecidamente, se lhe pode prestar.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Música – Coimbra no seu melhor



Francisco Martins foi um médico e músico de Coimbra que nos deixou, para além da grande saudade da sua pessoa, uma obra musical que a todos encanta de que refiro, por mais conhecidas, as Primaveras 1 e 2.
Visando perpetuar a memória de Francisco Martins, mas também “promover valores musicais na área da composição, com a preocupação de incentivar a produção e dar a conhecer novas obras que enriqueçam o património bibliográfico musical”, a Orquestra Clássica do Centro criou o Prémio de Composição Francisco Martins, cuja segunda edição decorreu este ano depois de, no ano de 2016, ter sido agraciado, a título honorífico, o compositor natural de Coimbra Sérgio Azevedo. O concurso acolheu nove candidaturas, o que só por si diz bem do interesse que provocou no meio musical e, em particular, entre os compositores portugueses mas reflecte também o momento de grande dinamismo por que passa a música erudita em Portugal. Quando muitos de nós imaginamos que a composição deste tipo de música é coisa do passado, a realidade é que, antes pelo contrário, suscita o interesse de muitas pessoas, boa parte delas jovens, que se lhe dedicam com o maior cuidado e capacidade criativa, mesmo em Portugal.
O júri do Concurso era constituído por músicos de reconhecida competência, desde logo pelo Maestro titular da Orquestra José Eduardo Gomes e também pelos compositores Sérgio Azevedo e Luís Tinoco com créditos mais que firmados no panorama nacional da composição na área da música erudita. O júri seleccionou as obras originais de dois concorrentes, “GRAINS” de Jorge Filipe Pinto Ramos e “MOSAICO” de Luís Filipe Leal de Carvalho.
No passado dia 17 de Novembro, foi possível ouvir as duas obras num concerto pela Orquestra Clássica do Centro que teve lugar no auditório do Conservatório de Música de Coimbra tendo os músicos da orquestra e o público presente tido oportunidade de votar na obra que colheu a preferência, logo após a interpretação das mesmas. Ambas as obras, cada uma com a sua própria personalidade, são bem a prova da inspiração, mas também da capacidade técnica e profissionalismo dos compositores que negam, na prática, que a música erudita esteja já toda criada, havendo apenas espaço para a interpretação de obras de compositores do passado, mais ou menos consagrados. A música contemporânea pode exigir mais dos ouvintes, dos intérpretes e, acima de tudo, dos compositores, mas as peças finais deste concurso mostram bem o grande nível a que este tipo de composição chegou entre nós. Recordo aqui o saudoso Jorge Peixinho que, decerto, bem apreciaria o trabalho dos novos compositores portugueses.
Enquanto decorria a votação dos músicos, o público teve a oportunidade de ouvir a Dra. Isabel Santos Lopes, que sublinhou que "a música e a poesia são duas artes que podem estar em perfeita harmonia", evocar aspectos da vida do poeta conimbricense Camilo Pessanha e ler três dos seus poemas mais marcantes, dado que se assinalam este ano os 150 anos do seu nascimento.
Quer os músicos, quer o público escolheram a obra “MOSAICO” apresentada a concurso pelo compositor Luis Carvalho, que foi depois novamente interpretada, colhendo uma ovação entusiástica por parte do público presente. Esta obra, sendo grande contemporaneidade, contém uma harmonia intrínseca que a torna de fácil adesão por parte de quem ouve.
A prestação da Orquestra Clássica do Centro regida pelo Maestro José Eduardo Gomes demonstrou novamente o alto nível que atingiu, colocando a Cultura de Coimbra no que à música erudita diz respeito, ao nível do melhor que se faz em Portugal, apreciação essa que foi publicamente feita por Sérgio Azevedo e Luis Tinoco.
A capacidade de realização de um concurso desta natureza, que se reveste sempre de alguma complexidade, o sucesso no elevado número de obras originais entregues a concurso e o comprovado valor artístico das obras apresentadas neste concerto constituem um sucesso da OCC e uma mostra do que é, indiscutivelmente, COIMBRA NO SEU MELHOR.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Susana e os Velhos



Susana decidiu ir até ao jardim e tomar banho na piscina. A tarde estava quente e quase toda a gente tinha aproveitado para fazer uma sesta. Mandou as criadas para casa e pediu-lhes que fechassem a porta do jardim para poder estar à vontade enquanto se banhava. Mal imaginava que, escondidos num canto do jardim, dois velhos libidinosos a espreitavam. Eram dois homens importantes, visita habitual de sua casa convidados por Joaquim o seu marido, que tinham combinado entre si encontrar maneira de a possuir. Quando Susana acaba o seu banho e se prepara para regressar a casa, os dois homens saem-lhe ao caminho e ameaçam dizer ao seu marido que a tinham visto cometendo adultério com um jovem, razão por que tinha mandado as criadas embora, se não satisfizesse de imediato os seus desejos. Embora já fossem de alguma idade, eram homens robustos e bem capazes de violentar a mulher. Susana fica na situação de ter de escolher entre ceder ao desejo dos anciãos ou ver-se humilhada perante toda a comunidade. Resolve gritar, assim chamando a atenção dos restantes moradores da casa, família e criados. Perante os testemunhos dos velhos, Susana não consegue defender-se e é quase condenada quando um jovem chamado Daniel interrompe o julgamento propondo que os dois velhos prestem os seus testemunhos em separado. Interrogados sobre as concretas condições do sucedido, logo entram em contradição, acabando eles condenados e sendo Susana absolvida de todas as acusações.
Esta história não se passa nos nossos dias, mas sim no tempo em que os Judeus estavam em cativeiro na Babilónia, portanto no século VI AC e surge no Livro do Profeta Daniel. Foi motivo para pinturas famosas de artistas tão célebres como Rembrandt, Tintoretto, van Dyck ou Rubens, além de muitos outros, incluindo Artemisia Gentilechi. O quadro relativo ao tema desta grande pintora injustamente esquecida num mundo artístico povoado quase só por homens é, aliás, particularmente expressivo, mostrando claramente a violência do assédio poderoso dos dois homens e a expressão realista de repúdio da mulher que reflecte, talvez, a violação de que a própria pintora foi vítima, enquanto jovem. É possível apreciar várias das pinturas sobre este tema no Museu do Prado, em Madrid, sendo as de Tintoretto e de Rubens muito conhecidas e impressionantes pelo detalhe minucioso dos ambientes representados.

Embora a época a que se refere tenha mais de vinte cinco séculos, há muitos aspectos da fábula de Susana e os Velhos que se mantêm actuais, como todos os dias podemos verificar nos jornais. O voyerismo, a violência, a mentira e mesmo a chantagem aparecem ligados ao sexo hoje, tal como os velhos as usaram há tantos anos para tentar alcançar o seu objecto de desejo. Os casos de abuso sexual, normalmente de jovens mulheres de alguma forma dependentes, espantam o mundo pelo seu número, mas também pela notoriedade dos abusadores. No mundo do cinema, mas também na política aos mais diversos níveis e, ao que se vai conhecendo em diversos países, a herança da libertação sexual das décadas de 60 e 70 do século passado parece ter produzido em muita gente uma grande confusão entre sedução e assédio. E, um ambiente em que o relacionamento entre as pessoas, incluindo a nível sexual, passou a ser caracterizado por uma maior liberdade, acabou por proporcionar um terreno propício para a actuação de gente com notórias taras que se sente à vontade para arrastar na sua vida depravada pessoas com grande dificuldade em se defender, o que já está mesmo a colocar em causa as liberdades individuais que tão difíceis foram de conseguir. Por isso, trazer para os nossos dias as atitudes de Susana e de Daniel perante os dois velhos parece fazer todo o sentido porque hoje como ontem é preciso fazer frente à mentira, à chantagem e à violência por mais poderosa que seja a sua fonte.