quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Paganini-Liszt La Campanella

Lista de desejos para 2018



Nas passagens de ano é tradição fazer-se uma memória crítica do sucedido no ano que acaba e uma estimativa do que se espera venha a acontecer no ano que se inicia.
Desta vez fujo ao habitual e abro aqui apenas o livro de desejos para o ano de 2018, necessariamente pessoal e que será apenas isso e não um conjunto de previsões.
Tornou-se costume dizer que o século XX foi o das duas guerras mundiais 14/18 e 39/45, tendo esta última sido ainda consequência directa da primeira, prolongando-se ainda pela chamada “guerra fria” que só terminou em 1991 com o fim do bloco comunista. Na realidade, cem anos e muitos milhões de mortos depois, a actual situação política é ainda, em grande parte, consequência das más decisões tomadas no fim da primeira guerra. Em particular, a definição de fronteiras artificiais no Médio Oriente então feita é ainda hoje causa de perigosos e permanentes focos de tensões e guerras, como se tem visto na Síria, Israel, Turquia, Irão e Iraque. Seria bom que a comunidade internacional se consciencializasse desta situação e encontrasse novos caminhos mais respeitadores da História dos povos que lá vivem.
A União Europeia defronta desafios importantes, dos quais o Brexit, que terá negociações decisivas até ao último trimestre de 2018, não será o menor. A intervenção do Banco Central Europeu através da compra de dívida dos países membros acabará ou reduzir-se-á substancialmente, porque a artificialidade que provoca no Euro não poderá manter-se para sempre, sob risco de poder provocar sarilhos maiores do que os que pretende evitar. Só podemos desejar que os países apoiados pelo “quantitative easing” sejam capazes de se aguentar quando andarem à chuva sem o guarda chuva do BCE, a começar por Portugal.
Quanto a Portugal espero que prossiga no caminho do controlo das contas públicas de forma sustentada, sem comprometer o investimento público necessário e o funcionamento regular dos serviços, para além de baixar a dívida pública. Já não será pouco.
Na nossa cidade, em nome de uma cidadania responsável, saibamos exigir o cumprimento de todas as promessas eleitorais. Lembremos aos responsáveis políticos tudo aquilo que nos tem sido garantido, à semelhança do “construam-me, porra!” da barragem do Alqueva, que tão bons resultados teve. Do “wishes book” para Coimbra, em primeiro lugar surge a construção do aeroporto internacional de Coimbra. Mas não só. A abertura da Via Central deverá ser uma realidade, não apenas da Av. Fernão de Magalhães à Rua Direita, mas desde a marginal do Mondego à Rua da Sofia; claro que o troço entre a Rua Direita e a Sofia será mais difícil mas, se o Governo continuar a não autorizar a Metro Mondego a fazer as obras necessárias nos prédios em causa, a Câmara deverá avançar e tomar conta da situação, até porque possui os meios legais para o fazer. Aliás, em cumprimento das promessas governamentais, o metro avançará, seja com rodas de aço ou de borracha, que isso é aquilo que, hoje em dia, já menos importa aos conimbricenses. Tal como a Estação Velha entrará finalmente em obras, conforme foi garantido pelo ministro da tutela. Avançará a execução dos Programas das ARU’s da Baixa e Rio, incluindo as acções previstas para recuperação física, ambiental e do comércio da Baixa. Após tantos anos de abandono, o Convento de Sta. Clara-a-Nova entrará finalmente em obras, para ter uma utilização condicente com a sua dignidade, na sequência das promessas dos responsáveis governamentais do Turismo. O malfadado complexo habitacional ironicamente chamado “jardins do Mondego” terá finalmente solução, avançando a Câmara com a defesa do interesse público que se tornou urgente ao fim destes anos. Não esqueçamos o novo Palácio da Justiça, cujos projectos estão certamente a ser ultimados. Por fim, mas não menos importante para a Cidade, a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027 será tornada uma realidade.
De fora do livro de desejos para a nossa Coimbra deixei várias promessas, já que não se pode ter tudo. Mas fica aqui ainda um outro desejo: se se espera que os responsáveis autárquicos estejam verdadeiramente empenhados em cumprir as promessas porque para isso foram escolhidos pelo povo, espera-se igualmente que a oposição autárquica não tenha uma actuação de “bota-baixismo” em nome de fantasias orçamentais, antes que exerça o seu papel com exigência permanente para que tudo se faça, contribuindo com as suas capacidades para que tal seja conseguido.
Na certeza de que, na sequência de promessas de tantos anos, em 2018 Coimbra dará finalmente os passos para se tornar na verdadeira capital do Centro de Portugal, onde as pessoas na sua generalidade gostem de viver sem verem os seus filhos partir para outras paragens, desejo a todos um Bom Ano Novo.

domingo, 24 de dezembro de 2017

Uma história de Natal



Ao fim da viagem, os magos chegaram finalmente a Belém da Judeia. Tinha sido uma viagem longa a que tinham decidido fazer aqueles que, vindos de locais díspares da Europa, da Ásia e de África, se tinham encontrado enquanto seguiam a estrela que acreditavam ser o sinal divino que os guiaria até ao rei dos judeus, o Messias, que tinha nascido em Belém. Chamavam-lhes reis, talvez mais por respeito pela sua imponência e manifestação exterior de riqueza; magos seriam, pelos seus grandes conhecimentos dos movimentos dos astros, conhecimento esse muito importante para a organização da vida humana e não por praticarem magia. Para a História ficaram os nomes de três, Gaspar, Baltazar e Melchior, eventualmente os mais importantes, mas seriam talvez mais, algumas dezenas, não há certezas sobre isso. Segundo a tradição, Gaspar e Melchior seriam brancos e o outro, Baltazar, negro. A ordem em que seguiam seria indiferente, mas de pelo menos um menino eu sei que no seu Presépio colocava sempre Baltazar no meio, para não se sentir tratado de forma diferente, caso em que seria o último.
Sabendo que tão distintos visitantes haviam chegado ao seu reino, o rei Herodes deu-lhes as boas vindas, ficando assim a saber do nascimento do “rei dos judeus” que os magos tinham vindo venerar, pedindo-lhes que, no regresso, o visitassem de novo com novas do recém-nascido, para que ele próprio o pudesse ir visitar. Herodes tinha sido nomeado rei dos judeus pelos romanos uns 40 anos antes, depois de Pompeu ter conquistado Jerusalém e ficou receoso de que o seu poder fosse ameaçado pela chegada ao mundo de Jesus Cristo, o messias. O rei Herodes ficou famoso na História por ter realizado importantes obras em Jerusalém, reconstruindo o Templo de Salomão que até àquela altura já havia destruído por diversas vezes, em diversas conquistas de Jerusalém pelos povos mais diversos, desde egípcios a jebusitas, assírios, babilónios e romanos, passando por Alexandre o Grande, numa contínua espiral de violência que continua nos dias de hoje.
Os reis magos encontraram o menino que procuravam embrulhado em panos e deitado numa manjedoura num estábulo, já que os seus pais vindos da Nazaré a Belém para proceder ao recenseamento ditado pelos romanos não tinham encontrado lugar na estalagem. Imagem que ficaria marcada na tradição cristã a que, doze séculos mais tarde, um ecologista radical amante da simplicidade e dos animais chamado Francisco juntaria dois animais, uma vaca e um jumento, fixando o presépio como ainda hoje o conhecemos.
Os reis magos prostraram-se em adoração perante o menino e fizeram as suas oferendas: ouro, incenso e mirra, simbolizando o que na altura havia de mais valioso. Ao regressarem já não passaram pelo palácio de Herodes que ficou assim sem saber o paradeiro do menino que receava lhe viesse a retirar o poder. E reagiu da forma mais violenta, mandando matar os primogénitos de todas as famílias em Belém com menos de dois anos.
O Pai do menino, que sabia bem não ser o seu pai biológico como hoje se diz tomou porém, fosse prevenido por um daqueles anjos que naquele tempo andavam pela Terra a ajudar as pessoas ou por alguém simplesmente condoído pela sorte que esperaria aquele menino, a decisão de levar a família para bem longe de Herodes. E assim aqueles refugiados fugiram da Judeia e se foram abrigar no Egipto, de onde apenas regressaram à sua terra, Nazaré, após o desaparecimento do rei. Herodes é uma personagem histórica que acabou por ter o papel fundamental de datar todos os acontecimentos relacionados com o nascimento daquele Menino Jesus que, ao contrário do que ele receava seria rei, mas não do reino que era o dele.
E não, não é por a Natividade se renovar todos anos que nos impressiona. É porque, infelizmente, os motivos que a tornam numa excepção amorosa e indicadora de caminhos a seguir se mantêm hoje como há 2.000 ou mesmo mais anos. As diversas formas de violência, incluindo a religiosa, mas também o racismo, a xenofobia, a exploração infame e, acima de tudo, a não aceitação do Outro como ele é, exigem um Natal que não seja uma festa comercial e de hipocrisia, mas sim o natal dos simples e bondosos de há dois mil anos. E é desta forma que, no dia 25 de Dezembro de 2017, desejo Feliz Natal a toda a família do Diário de Coimbra, desde quem o faz a quem o lê.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

AUTOEUROPA



Na sequência dos esforços para trazer investimento externo para Portugal do então Primeiro Ministro Cavaco Silva e do seu Ministro da Indústria Mira Amaral, a fábrica Autoeuropa, então uma joint-venture da VW e da FORD, entrou em funcionamento em Maio de 1995, produzindo os modelos Sharan (VW) e Galaxy (Ford). Quatro anos depois, a Autoeuropa já produzia meio milhão de veículos num só ano atingindo o milhão poucos anos depois, em 2003.
Trata-se do maior investimento estrangeiro de sempre, em Portugal. A fábrica, instalada em Palmela, ocupou uma área de cerca de dois milhões de metros quadrados e o valor do investimento foi de 1.970 milhões de euros, incluindo o custo do desenvolvimento dos modelos monovolume com que começou a laborar. A fábrica é uma das mais modernas da Europa, com padrões ambientais e de segurança que respeitam as normas mais exigentes, tendo quatro zonas principais: prensagem, construção de carroçarias, pintura e linha de montagem. Junto da fábrica nasceu um parque industrial onde se instalaram alguns dos seus fornecedores. A sua importância na economia nacional é enorme: neste momento tem mais de 3.000 pessoas empregadas, assegura 10% das exportações e representa, por si só, 1% do PIB nacional. Isto directamente, porque a montante deu origem a muitas empresas que lhe fornecem materiais e equipamentos; algumas dessas empresas começaram a produzir para a Autoeuropa, especializaram-se, e hoje são elas próprias exportadoras.
Depois da Autoeuropa, Portugal nunca mais conseguiu atrair algum investimento estrangeiro que se pudesse comparar a este. Hoje temos consciência de que se aproveitou uma janela de oportunidade provavelmente irrepetível. O momento da formação da “joint venture” entre a VW e a Ford para a construção da Autoeuropa ocorreu em 1991, tendo a decisão sido tomada pouco tempo antes.
O fim das ditaduras comunistas que se seguiu à queda do muro de Berlim em Novembro de 1989 e a implosão da União Soviética em Dezembro de 1991 veio alterar todo o quadro político europeu. A Alemanha Oriental e a República Federal da Alemanha assinaram o “Tratado de Reunificação” em 31 de Agosto de 1990 e a reunificação tornou-se oficial em 3 de Outubro desse ano. Os países que pertenciam ao Pacto de Varsóvia ficaram livres para escolherem o seu destino e viraram-se para a União Europeia. O centro da Europa deslocou-se irreversivelmente para Leste, a Alemanha, agora reunificada, tornou-se maior, mais importante do ponto de vista económico e reatou as históricas relações com os países vizinhos “do outro lado”. Em consequência, Portugal ficou mais periférico, com menos capacidade para competir economicamente com os parceiros da União, viu ruírem os seus sonhos de crescimento económico através da industrialização e vira-se hoje para o turismo como atividade económica relevante dentro das exportações, restando-nos a Autoeuropa, em termos de indústria transformadora pesada.
Infelizmente, a Autoeuropa anda desde há meses nas notícias por más razões. O que era uma boa notícia está a transformar-se rapidamente numa bomba ao retardador que pode mesmo vir a acabar, a prazo, com a Autoeuropa. Tendo a fábrica portuguesa conseguido ser a escolha da VW para o fabrico de um novo modelo, o T-Roc, foi feito um investimento de quase 700 milhões de euros para instalação de uma nova multiplataforma multimodal. Mas a paz sindical existente na Autoeuropa desde o seu início, com acordos alcançados ao longo dos anos entre a Administração e a Comissão de Trabalhadores foi quebrada. Assistiu-se mesmo a uma greve em Agosto deste ano e é patente uma guerra sindical teleguiada pela Intersindical de recusa de novas condições laborais perfeitamente legais que, segundo a Administração, são necessárias para garantir a produção prevista do novo modelo. Nos últimos meses, vários acordos conseguidos entre Administração e Comissão de Trabalhadores foram rejeitados em plenários de trabalhadores, com orientação evidente dos sindicatos/Intersindical que, até há pouco, nunca haviam conseguido destruir a paz sindical de trinta anos da empresa.
A situação é grave e perigosa para os próprios colaboradores da Autoeuropa e para o país. Sabe-se que o grande investimento feito há pouco tempo na fábrica condiciona as alternativas da VW alemã, mas há outras fábricas do grupo a quererem produzir o novo modelo e com capacidade de o fazer a médio prazo. A deslocalização da produção dos modelos da Autoeuropa para outro país seria uma tragédia económica que se repercutiria em cascata por outros sectores da economia. Para além do sinal negativo que daria a possíveis investidores internacionais. É por isso que a situação na Autoeuropa tem de ser acompanhada com o máximo cuidado pelas autoridades nacionais. Até porque já conhecemos o exemplo da saída da Opel do Carregado em 2006, alguns dos protagonistas são os mesmos e já demonstraram não se preocupar minimamente com o desenvolvimento económico do país.