terça-feira, 26 de abril de 2016

Coimbra (parte 1)


 Não deverá haver melhor dia para escrever sobre a minha Cidade do que este em que celebramos a Liberdade e a devolução da soberania a quem nunca deveria ter sido tirada, o Povo. 
Coimbra é a minha Cidade de acolhimento, para onde vim estudar para acabar o Liceu, porque naquela altura apenas as cidades capitais de Distrito possuíam escolas até ao fim do 7º ano que permitia o acesso à Universidade. 

Coimbra tinha ainda a vantagem de ter a sua Universidade, pelo que todas as Beiras drenavam os seus estudantes para aqui, para além de virem outros de grande parte do país porque, por exemplo, a Universidade do Porto não dispunha da oferta de cursos da de Coimbra em Letras e em Direito. Tinha dezanove anos aquando do 25 de Abril que viria a mudar radicalmente Portugal e também a relação de Coimbra com o resto do país. As mudanças trazidas pela democratização do ensino alteraram os fluxos de jovens, permitindo que primeiro, fizessem os seus estudos secundários nas suas próprias terras de origem e depois, os próprios estudos superiores à medida que novas universidades e politécnicos se foram instalando por todo o território nacional.
Pode-se dizer que estas alterações não deixaram de ser, nas primeiras décadas da Democracia, desfavoráveis a Coimbra que sofreu um notório definhamento na comparação com outras cidades do país, não acompanhando a sua evolução. Era, eventualmente, inevitável. Para isso contribuiu ainda uma evolução errada da ocupação do território, que privilegiou o crescimento das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto ensanduichando toda a zona das Beiras, com Coimbra no seu centro. Certamente, não ajudou muito que responsáveis regionais pretendessem a afirmação da zona Centro como sendo polinucleada, isto é com várias cidades consideradas como equivalentes, tendo definido as políticas regionais em função desse princípio. Tal terá contribuido para a diminuição da importância do papel de Coimbra na região e, no meu ponto de vista, da própria região com efeitos que ainda hoje se fazem sentir, nomeadamente nas ligações rodoviárias para cidades do interior, casos de Viseu, Covilhã e Castelo Branco.
Mas Coimbra reagiu e surge hoje com uma afirmação a vários níveis, que só os chamados “coimbrinhas” no seu histórico pessimismo e gosto pela má-lingua se recusam a ver. Se já não recebemos os estudantes das Beiras como dantes, em contrapartida os estudantes estrangeiros que nos procuram são aos milhares e Coimbra não fica notoriamente a perder, sob o ponto de vista económico, mas também pela nova característica cosmopolita que ganhou.
O espaço urbano é hoje muito diferente, surgindo a cidade como polinucleada, não já com apenas um centro, o que lhe confere uma vivência urbana mais moderna e variada. Claro que o velho centro sofreu desertificação, mas há hoje um movimento de regresso que dentro de no máximo meia dúzia de anos, se poderá classificar de espectacular e eu sei bem do que falo neste aspecto particular. Os parques verdes junto às duas margens do Mondego alteraram por completo o relacionamento dos conimbricenses com o rio que anseiam agora pela continuação da intervenção urbana nas duas margens até à Ponte-açude.


(2ª parte na próxima semana)

Sem comentários: