segunda-feira, 8 de junho de 2020

BEETHOVEN – SUPERAR A LIMITAÇÃO


Não deverá haver, na História da Humanidade, muitos exemplos da capacidade do cérebro humano ultrapassar as limitações físicas do corpo que habita da forma genial como o fez Beethoven.
Quando a sua Nona Sinfonia foi apresentada em 1824, no Teatro da Corte Imperial de Viena, Beethoven estava completamente surdo, ao ponto de não ouvir os aplausos estrondosos de um público entusiasmado pela novidade da música que tinha acabado de ouvir pela primeira vez, pelo seu absoluto brilhantismo mas também, certamente, pela oportunidade de ali homenagear o compositor amado. Conta-se que, tendo sido convidado a permanecer ao lado do maestro durante o concerto, um dos cantores teve mesmo que o virar para a assistência para se aperceber da reacção do público.
Dotado de um espírito forte, famoso pelos seus acessos de cólera mas também pelo seu sentido de humor, se há característica que se pode atribuir-lhe é o seu amor à Liberdade. Entusiasmado pelos valores difundidos pela Revolução Francesa, dedicou a Napoleão a sua revolucionária Terceira Sinfonia. O que não foi perene foi a sua dedicatória, que raspou na partitura original, ao saber que o destinatário se tinha declarado Imperador, afirmando: «Afinal trata-se de um homem vulgar! Agora vai pisar todos os direitos humanos e obedecer apenas à sua ambição; vai querer ser superior a todos os outros e tornar-se um tirano». A terceira sinfonia seria para sempre chamada «Heroica» em vez de «Sinfonia Bonaparte».
Quando compôs a «Heroica» em 1804, aos 34 anos de idade, Beethoven sofria já de surdez avançada que de forma crescente o ia impedindo de ouvir aquilo a que se dedicava de forma apaixonada, a Música, ouvindo apenas aquilo a que Romain Rolland chamou o «canto interior». A partir de 1815 já só conseguia mesmo comunicar com os amigos através de escrita e, até ao fim da vida, a música existiria cada vez mais apenas no seu cérebro para ser passada pela sua caneta ao papel. A importância histórica da terceira sinfonia advém também de, para muitos, marcar a passagem definitiva do classicismo para um romantismo que abre as portas a toda uma nova época da História da Música dando largas à emotividade e libertação dos sentimentos.
Muitos autores se debruçaram sobre a vida de Beethoven e a sua obra, destacando aqui o acima referido Romain Rolland que, no princípio do século XX, dele escreveu uma biografia e o teve como inspiração para o seu monumental romance «Jean Christophe» que lhe valeu o Nobel da Literatura.
Ainda hoje a interpretação e gravação da integral das suas nove sinfonias constitui um ponto culminante da carreira de qualquer orquestra ou maestro. A influência destas obras na História da Música é de tal ordem que muitos compositores, depois de Beethoven, se recusaram a escrever mais de nove sinfonias, como sinal de respeito perante o grande mestre; as quatro primeiras notas da Quinta Sinfonia são, talvez, o trecho musical mais conhecido da História da Música, apesar de tão curto. São todas tão impressivas e diferentes entre si que dão a qualquer pessoa a possibilidade de gostar mais de uma ou outra permitindo-me a mim, apenas amante da música, dizer que gosto particularmente da Sétima e da Nona. Cresci a ouvir as interpretações das sinfonias de Beethoven por Karajan, tendo criado a ideia de que se tratava de uma música por vezes um pouco pesada; depois conheci as interpretações de Claudio Abbado com uma sensibilidade muito própria e belíssima e, finalmente, de Simon Rattler que me ofereceu toda uma nova perspectiva de Beethoven, provando a riqueza e profundidade da sua música inimitável.
Para além da monumental obra que se estende por diversas formas musicais, Beethoven marcou também a História da Cultura, ao ser o primeiro músico a viver da publicação das suas obras, não se sujeitando a ter mecenas de quem dependesse financeiramente e de algum modo pudessem tentar limitar a sua criação. De entretenimento privado de aristocratas, a apresentação das obras musicais foi paulatinamente passando para salas de concertos e foram surgindo as orquestras profissionais, o que permitiu a popularização e democratização desta forma artística.
Celebrando-se no ano que passa os 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven, apenas posso deixar um desafio aos nossos leitores: se já conhecem a sua música, revisitem-na com novos intérpretes que os há excelentes; se não conhecem, vão ouvi-la em discos ou, de preferência, ao vivo, em concertos.

Publicado originalmente no Diário de Coimbra em 8 de Junho de 2020

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