segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Até sempre, Zé




 Podem fazer-se muitos ensaios científicos sobre o relacionamento entre as pessoas, que nunca encontrarão o fundamento e a razão da Amizade. Sentimento que nasce de companheirismo em boas horas e outras mais difíceis, de muitas horas de conversa e de discussão e de algo mais profundo que tem a ver com alguma empatia entre personalidades que, vistas de fora, até poderão parecer completamente diferentes ou mesmo opostas. Diferentemente da pulsão erótica, a amizade não pretende concretizar qualquer desejo e, por outro lado, ainda muito menos obter algo do outro. Parte do gosto de estar com, de partilhar sem compromissos nem necessidade de salvaguardar seguranças. Quando se constrói uma amizade assim é para sempre e mantém-se apesar da distância, não necessitando de juramentos. Nos reencontros, ainda que separados por anos, é como se a conversa continuasse e não tivesse havido interrupção.
Há poucos dias deixou-nos um grande Amigo, o Dr. José Manuel de Miranda Plácido dos Santos. Personagem inconfundível, de grande brilho intelectual, marcou todos aqueles que com ele contactaram ao longo da vida, e não foram poucos, dada a sua capacidade de estabelecer relações. Senhor de uma grande personalidade, desde muito novo que se habituou a ser independente, o que lhe conferiu um grande grau de exigência, desde logo para com a sociedade de que detestava hipocrisias que não admitia mesmo aquelas que todos nós nos habituámos a tolerar de certa forma, mas fundamentalmente para consigo próprio.
A sua faceta epicurista surgia quando à mesa com os amigos, suscitando longas conversas, em que a boa disposição nunca andava longe, ainda que os temas fossem, como aliás era muito frequente, de profunda densidade social, política ou mesmo filosófica. Quando de alguma forma ajudava alguém a superar uma dificuldade, ao agradecimento costumava responder com um sorriso aberto e a sua célebre frase “os longos anos e a experiência dão-me a certeza de servir bem os meus clientes”. E era assim, com a maior das simplicidades, que seguia adiante. Com esta sua maneira de ser, não é de admirar o elevado número de amigos que conquistou ao longo da vida, sem nunca distinguir classes sociais ou fortuna.
Poucos anos depois de se licenciar em Direito, foi viver com a família para o Algarve, onde construiu uma notável carreira de advocacia. A sua casa em Estômbar era um poiso para todos os seus amigos de Coimbra, tendo a porta sempre aberta para os receber com o seu carinho inexcedível.
Quis o destino que, poucas semanas depois de celebrar os sessenta anos, fosse infectado por uma mortífera bactéria ultraresistente ao fazer uns simples exames hospitalares na terra que o viu nascer, Coimbra, e que rapidamente o levou da companhia dos seus. Diz-se frequentemente que os melhores são os primeiros a partir e neste caso é a perfeita verdade.
Infelizmente, as circunstâncias da vida não me permitiram comparecer à sua festa dos sessenta anos, nem às suas cerimónias fúnebres, mas não ficaria de bem com a minha consciência se não deixasse aqui estas simples palavras. Coimbra perdeu certamente um dos seus melhores filhos e, se é verdade que a amizade não se agradece, aqui fica ao Zé Plácido o agradecimento por ter sido quem foi. Até sempre, Zé.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

2017: Corridas em vias paralelas




 Entrámos num ano que já todos sabemos de antemão ir ser cheio de dificuldades, dramas e mesmo confusões um pouco por todo o mundo. Depois de um ano em que por todo o lado se tentou abafar ou apenas esconder a realidade dos cidadãos, os resultados dos erros e mentiras vão surgir à luz do dia e, em muitos casos, não deverão ser bonitos de se ver. Como se houvesse uma parte do mundo que tenta viver dentro de um conforto habitual, enquanto outra parte resolveu acelerar e partir para outra realidade que não tem nada a ver com aquela e que corre noutra faixa.
As mudanças trazidas pela eleição de Donald Trump nos EUA vão ser catalisador para muitas alterações no xadrez mundial e que ninguém pense que só terão implicações internas. O eixo que já se vê em formação entre a Rússia e a América irá ter grandes implicações económicas e, sobretudo, políticas. A auto-defesa dos dois gigantes vai colocar um travão na globalização, o que de imediato provocará reacção da actual grande fornecedora mundial de bens de consumo que é a China. O exercício de António Guterres do cargo de Secretário Geral das Nações Unidas vai ser muito mais difícil do que se poderia supor e só podemos esperar que ele tenha mudado muito nos últimos quinze anos depois da fuga do “pântano”, para que esse exercício seja um êxito, como todos desejamos.

Na Europa, as eleições francesas já em Abril/Maio e as alemãs no Outono, trazem os responsáveis europeus em fuga constante da realidade, esperando não agitar muito as águas para evitar resultados catastróficos para a União. A presidência de François Hollande, a todos os títulos lamentável, colocou Marine Le Pen ainda mais perto de ser presidente da França do que nas últimas eleições, obrigando a exercícios de malabarismo por todas as outras forças políticas. Por toda a Europa se reza aos santinhos para que Angela Merkel vença as eleições alemãs, mesmo por muitos cuja principal diversão nos últimos anos foi insultá-la e desfazer na sua política. O que se passou nos patéticos referendos na Grã-Bretanha e na Itália não é de molde a sossegar ninguém, não se percebendo como o governo inglês e a Comissão Europeia continuam a assobiar para o lado, fingindo não ver o enorme monstro que ali está a olhar para eles.
Em Portugal, parece haver igualmente duas realidades que correm lado a lado. Para satisfação dos burocratas da União Europeia, o país apresenta um número de défice de 2016 que lhes evita terem que tomar decisões sempre difíceis, principalmente numa altura em que aquilo de que querem menos ouvir falar é em mais sarilhos.
 Que o número seja atingido com o desaparecimento do investimento público que é, em função do PIB, só o mais baixo dos últimos 60 anos e que os serviços públicos como a saúde e a educação penem com dificuldades financeiras inauditas, isso não é obviamente o problema deles. Já o crescimento da dívida a um ritmo de 40 milhões de euros por dia em todos os dias de 2016 deveria preocupá-los, mas lá está, desde que o défice se cumpra, “no problem”. E para manter as taxas de juro num valor aceitável, o Banco Central Europeu lá vai dando diariamente o seu copinho de metadona aos viciados em dívida através da compra maciça de dívida pública, enganando a realidade, evitando reformas e assim comprando problemas ainda maiores no futuro, com os “malvados mercados” sempre à espreita.
Como o discurso do maior partido da Assembleia da República, circunstância que o facto de estar na oposição não anula, é altamente inconveniente porque não tem alinhado com esta realidade correndo na sua própria pista, abriu a caça à sua liderança. Como argumentos, nada melhor que acenar com sondagens em que hoje em dia ninguém acredita e salientar dificuldades na preparação das autárquicas que serão só no próximo Outono. Quando surge um pouco mais de política nos discursos, lá surge o estafado argumento de que o PSD já não é verdadeiramente social-democrata e que agora está muito liberal. Parece que voltámos aos tempos da caça a Sá Carneiro, desde os tempos do grupo de Sá Borges em 75 até aos inefáveis “Inadiáveis” de Abril de 79 que, curiosamente, viram a AD ter maioria absoluta em Dezembro do mesmo ano, todos eles sempre a bater nessa mesma tecla.

O ano de 2017 não vai ser fácil para ninguém, por mais sorrisos que se mostrem em público. Só podemos fazer votos para que Trump e Putin não façam demasiados disparates, que a União Europeia sobreviva aos resultados eleitorais em França e na Alemanha e que, entre nós, se consiga fugir a um destino que parece traçado e por que tantos anseiam, já que os seus esforços para que tal suceda são enormes e permanentes.

Pois é


De: Jorge Costa
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segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Natal em Aleppo





Depois de Varsóvia, Estalinegrado, Dresden, Sarajev e Srebrenica, para referir
apenas algumas, Aleppo é apenas a última cidade martirizada em que os habitantes, aqueles que sobreviveram, se transformaram em refugiados cujas únicas memórias são as casas desfeitas, e os familiares homens, mulheres e crianças despedaçados pela guerra.
Já poucos se lembrarão, mas a guerra na Síria começou com manifestações pacíficas em 2011 juntando Sunitas, Shiitas, Cristãos e Curdos contra o despotismo do Presidente Bashar al-Assad. Este acusou-os a todos de serem terroristas e respondeu com enorme violência usando de todas as armas, incluindo químicas, contra o seu povo no que teve o apoio do Irão desde o início.
A partir de certa altura, a radicalização do conflito levou a que entrassem tantos intervenientes que é hoje quase impossível conhecer exactamente todas as forças no terreno e quem está com quem em determinado momento. 
O “exército livre da Síria”, única força que apenas combaterá pela libertação da Síria da tirania de al-Assad é apenas uma das forças, além do Hezbollah, da ex-Jabhat al Nusra, de facções da Al-Qaida e, finalmente, do ISIS que, claro, quer estabelecer o “Califado”, para além das forças armadas do regime. A intervenção de países estrangeiros, directa ou indirecta, é um facto e tem importância decisiva no desenrolar da guerra: o Irão, a Turquia, a Arábia Saudita e a Rússia envolveram-se de uma forma ou de outra na Síria. Outros países têm tido intervenção militar no território da Síria como a França os EUA ou a Bélgica, mas visando directamente o ISIS e não tendo propriamente uma intervenção na guerra civil. O número de mortos desta guerra civil ultrapassará os 400.000, havendo milhões de refugiados nos países vizinhos.
A cidade de Aleppo era, até há não muito tempo, a maior cidade da Síria. Tendo estado integrada na zona ocupada pelo “exército livre da Síria” o regime, ultimamente apoiado pela aviação russa, decidiu terminar com essa situação, custasse o que custasse, o que está praticamente conseguido. A cidade está hoje praticamente destruída e os últimos habitantes tentam fugir às atrocidades que têm sido cometidas pelos soldados de Bashar, incluindo sobre mulheres e crianças, segundo os relatórios das Nações Unidas. Nos últimos dias, cerca de 25.000 pessoas terão sido evacuadas da zona oriental de Aleppo, temendo-se pela sorte das mais de 50.000 que ainda permanecem no interior da cidade cercada pelas forças do regime.
Entre os que conseguiram sair e atingir a segurança da Turquia conta-se uma menina de sete anos de idade chamada Bana Alabed que foi colocando na sua conta do Twitter fotografias do que via nas ruas de Aleppo desde o passado mês de Setembro, tendo conseguido uma enorme influência ao atingir o número de 352,000 seguidores.
As crianças serão certamente quem mais sofrerá pela vida fora como testemunhas que foram dos mais indizíveis horrores que a guerra pode provocar. Mais de 1.000 mulheres sírias deram à luz nos campos de refugiados gregos no ano de 2016, não tendo as crianças nascidas um país próprio, nem casa para morar, nem basicamente para onde ir, num mundo que cada vez se mostra menos receptivo para com os refugiados.
Segundo Mateus, há pouco mais de 2.000 anos, numa zona bem próxima daquela em que hoje se verificam estes acontecimentos, os pais de um menino recém-nascido chamado Jesus decidiram não voltar para a sua casa em Nazaré e empreender uma viagem para o Egipto. 

Tornaram-se refugiados fugindo à tirania e maldade de um rei chamado Herodes que, com medo de vir a perder o trono para uma criança desconhecida mas que alguns prediziam que viria a tornar-se rei, decidiu mandar matar todos os recém-nascidos da região.

O drama dos refugiados é bem antigo. Novos são os Direitos da Criança e mesmo os Direitos do Homem, tal como as convenções como a de Genebra que deveriam introduzir regras mínimas de respeito, não só pelos soldados combatentes mas, acima de tudo, pelos civis que nada têm a ver com as guerras dos poderosos. Direitos que são muito bonitos no papel e para serem celebrados em dias próprios, mas que são inúteis se só servirem para tempos de harmonia, logo sendo esquecidos precisamente quando são mais necessários.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

“Não matar o mensageiro”





Num tempo em que as sondagens atravessam a maior crise de credibilidade de que há memória, eis que em Portugal a generalidade da comunicação social saúda com visível satisfação as sondagens que vão surgindo, adiantando explicações delirantes para os resultados apresentados e utilizando-as mesmo como justificação para alteração urgente de lideranças partidárias.
A História e os clássicos são um bom instrumento para não nos deixarmos enganar pela chamada espuma dos acontecimentos e pela apressada interpretação do que por todo o lado nos é oferecido como sendo a realidade, deixando os realistas como sendo os maus da fita.
Mais de trezentos anos antes de Cristo, o exército do rei da Pérsia Dario III foi derrotado por Alexandre o Grande, na batalha de Issus. Dario havia sido avisado por Charidemos sobre as possíveis más consequências das suas decisões estratégicas, dado que este último conhecia bem os exércitos de Alexandre. Dario não gostou do que ouviu e matou Charidemos que, na realidade, lhe tinha transmitido a verdade honestamente, tendo-se tornado incómodo por isso mesmo.
No século XIII, o mongol Gengis Khan conquistou um enorme império, sendo conhecido até aos dias de hoje por vários aspectos inovadores, como a liberdade religiosa ou um serviço de correio montado em que os mensageiros oficiais podiam percorrer até 200 quilómetros por dia. Ficou também conhecido pela sua brutalidade, estimando-se que nas suas guerras tenham morrido dezenas de milhões de pessoas. E ficou célebre a sua sistemática reacção quando os mensageiros lhe traziam más notícias, que era a morte imediata dos mesmos.

Hoje em dia e entre nós a soberania está no povo, pelo que é a ele e às suas instituições que os mensageiros fazem chegar as notícias de que são portadores. E o curioso é que, de facto, as reacções são muitas vezes semelhantes às dos antigos reis. Quer no momento em que se tomam decisões de escolha, quer ainda anteriormente na fase das “sondagens”, a posição de recusa das más notícias parece-se muito com o que os antigos ditadores faziam. A diferença estará em que a “morte política” é agora muitas vezes o destino dos que trazem a verdade desagradável, principalmente quando o fazem antes da chegada das consequências, como sucedeu com o velho Charidemos.
Já Platão mostrou na sua “alegoria da caverna” como as pessoas têm dificuldade de sair da sua zona de conforto, ainda que não constitua mais do que um mundo irreal e falso, habituando-se a ele de tal forma que se recusam a aceitar a realidade e o mundo como ele é verdadeiramente e não o casulo em que se fecham. Nessa caverna, vivem seres humanos que ali estão desde que nasceram, não conhecendo o mundo exterior. Podem, no entanto, ver sombras projectadas na parede do fundo de pessoas que passam no exterior, sombras essas que para eles são a realidade. Se por acaso um dos habitantes da caverna vier para o exterior, a luz do dia quase que o cegará, impedindo-o de ver bem a realidade; ao regressar à sua “segurança habitual” da caverna, a escuridão não deixará ver alguma coisa, porque já habituado à luz. Pior ainda, os seus antigos companheiros virar-se-ão contra ele, mensageiro que ele era da realidade exterior em que não acreditavam e de que tinham medo.
Na nossa realidade actual deveremos perguntar-nos se, de facto, o ambiente cultural e social essencialmente criado por uma comunicação social homogénea que aceita acriticamente a propaganda como se de informação se tratasse, não constitui uma redoma artificial fofa e agradável na qual a maioria se convence de que é possível viver eternamente, rejeitando os mensageiros quem a avisam de que não é assim. Prefere-se viver como se fosse possível não haver nunca necessidade de sair da caverna para o mundo exterior da realidade, o que, mais cedo ou mais tarde acaba por levar à destruição dos mitos criados, obrigando a dor e sacrifícios generalizados. Já aconteceu no passado e voltará a acontecer. E certamente, poderemos ver de novo aqueles que perseguiram os mensageiros da realidade acusá-los do sucedido, recusando as suas próprias responsabilidades, como Platão bem ensinou.